Maratona de disputas no Maracanã do Surf no último final de semana

Nas ondas de Itaúna, competidores de todo o estado disputaram o Festival de Surf de Saquarema nas categorias Infantil, Iniciantes, Mirim, Junior, Aberta, Feminino Junior, Master, Surdos e Longboard.

Teve sol e teve chuva, teve vento forte, teve momentos de calmaria. Em todas as condições Itaúna mostrou que realmente é um palco diferenciado para a prática do surfe. Um local único, onde qualquer surfista sai da água com a alma lavada. Na competição nem sempre, pois apesar do luxo de surfar no pico com apenas mais três pessoas, a derrota pode ser uma ducha de água fria.

Já para quem seguiu em frente na disputa é a certeza de voltar pra água. E nesse ciclo nesse final de semana foram 44 baterias com mais de oito horas de competição por dia. No sábado, dia 20 de setembro, o evento aconteceu em excelentes condições, com muito sol e pouco vento. Ondas de meio metro em média quebraram para a esquerda e, principalmente, para a direita, a melhor opção.

Já no domingo o dia amanheceu com ondas um pouco menores, mas com a entrada do forte vento sudoeste e a chegada da chuva o desafio ficou ainda maior para os competidores. No dia decisivo aconteceram sete semifinais e nove decisões. Um dia de fortes emoções.

FEMININO JÚNIOR

Foram quatro competidoras nessa categoria para meninas com até 18 anos, que se encontraram direto para a final. Favorita, Kayane Reis dominou as ações marcando 13 pontos em 20 possíveis. Na briga pelo vice campeonato Carol Boneli e a paulista Açucena Vaz empataram com 7,25 pontos, mas por ter a melhor onda Carol levou a melhor. Fechou a final Luize Poeys, em quarto lugar.

INFANTIL

Foram seis competidores nessa categoria para atletas com até 12 anos. Na final, depois de uma constante troca de posições, Valentim Neves, filho do bicampeão brasileiro, Léo Neves, levou a melhor, deixando pra trás Daniel Templar, o segundo, e Raphael  Castro, o terceiro. Vale ressaltar que a diferença de pontos entre o primeiro e o terceiro foi de apenas 0,25 ponto.  Nesse confronto o quarto classificado foi Diego Templar.

INICIANTES

Foram 16 competidores nessa categoria para atletas com até 14 anos e na final estava novamente o local Daniel Templar. Em sua segunda final no dia ele finalizou em terceiro lugar. Na disputa pelo título um duelo particular entre Vitor Ferreira e Anderson Picachu. No final Vitinho levou a melhor, deixando Picachu com o vice-campeonato. Completou a final mais um surfista da nova geração de Saquarema, Gustavo Aigner.

SURDOS

Foram oito atletas divididos em duas baterias de quatro competidores. Nessa categoria especial do Circuito Estadual os adversários se conhecem muito bem. Em Saquarema André Menezes levou a melhor, com Fabio Quintella em segundo, Leonardo Oliveira em terceiro e Junior Cesar na quarta colocação.

LONGBOARD

Com doze atletas na categoria, a disputa foi dominada pela família Silva. Nesse duelo caseiro o campeão foi o Anderson, com Jeferson em segundo. Na disputa entre terceiro e quarto colocados Leandro Patricio levou a melhor sobre Jean Pierre.

MASTER

Com catorze competidores com mais de 35 anos, a categoria Master foi mais um daqueles confrontos equilibrados, definido no detalhe. E nessa disputa quem levou a melhor foi Alexandre Almeida, o número um nessa categoria, válida pelo Estadual. Em segundo terminou Lee Neves, seguido do macaense Cristiano Silva. Entre os três primeiros colocados à diferença foi de 1,10 pontos. Melhor saquaremense classificado, Michel Ângelo foi o quarto.

MIRIM

Com dezesseis competidores, a categoria para atletas com até 16 anos foi o início da festa de João Vitor Chumbinho. Dividindo o lar entre Saquarema e o Recreio, João é a capa da última edição da Revista Surfar. Com o apoio da torcida e moral lá no alto, ele dominou amplamente as ações, marcando 12 pontos, enquanto o segundo classificado, João Jacques, somou 7,88 pontos. Na terceira final do dia, Daniel Templar foi o terceiro, seguido de Vitor Ferreira, o quarto.

JÚNIOR

Com treze competidores, a categoria para competidores com até 18 anos foi à continuação da festa de João Vitor Chumbinho. Em mais uma atuação que não deixou dúvida, João foi o único a ultrapassar os dez pontos, marcando 11,50 pontos, contra 9,65 de seu adversário Mateus Mikimba, o segundo classificado. Nesse confronto o terceiro foi Tomás Alvarez, seguido de Vitor Ferreira, mais um a completar a terceira final no dia. Vitinho dessa vez foi o quarto.

 

OPEN

Fechando a maratona de baterias, a categoria com o maior número de atletas, a Open, reuniu 20 atletas, sendo necessário passar por três fases para se chegar a final. Nesse confronto quem se deu bem foi o local Jeferson Silva, mais conhecido pela performance no pranchão. Em sua segunda final no dia ele marcou 14,35 pontos para vencer com autoridade. Mais próximo dele chegou o local de Quissamã, Claudio Freitas, que marcou 11,35 pontos para terminar em segundo. Fecharam a decisão o saquaremense Arthur Máximo, terceiro, e o cabo-friense Pepeu Bessa, o quarto colocado.

O Festival de Surf de Saquarema teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema. O apoio foi da Vila Beach Surfing, Colégio Washington Luis, Tintas 1000, Supermercado São Lucas, Água Saqua. A realização foi da Associação Brasileira de Surf Profissional, em parceria com a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e Associação de Surf de Saquarema