Marcelo Bispo vence no santuário

Marcelo Bispo conquista segunda vitória na categoria Master do Circuito Estadual 2022 do Rio, no Prainha Masters, realizado no santuário carioca.

 

Marcelo Bispo, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Marcelo Bispo, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

O palco da segunda etapa do circuito estadual master do Rio de Janeiro foi o santuário carioca. O Prainha Masters 2022, apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, no projeto Rio Cidade do Surf, aconteceu entre os últimos dias 16 e 18 de dezembro e reuniu mais de uma centena de atletas. Marcelo Bispo garantiu sua segunda vitória na categoria Master na temporada, sendo o melhor surfista da competição com 15.75 pontos conquistados na finalíssima.

Além de Bispo, Flávio Costa, com um título e um vice, Alexandre Andrade e Artur Gama, com uma vitória cada, e Guilherme Herdy, com três finais, foram os destaques das disputas do estadual.

O Prainha Masters 2022 começou na sexta-feira (16) com um minuto de silêncio em homenagem a Zé Alla, ex-presidente da Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha (ASAP), surfista de alma, muito querido por todos que frequentam o local, que nos deixou em dezembro de 2020 e que faz muita falta no pico.

O evento teve nove categorias no total, sendo quatro válidas pelo estadual, e cinco pelo circuito local da ASAP. A sexta-feira amanheceu com ondas de meio a 1 metro, com boa formação. As finais do circuito Master da Feserj foram realizadas no sábado (17), um dia de altas ondas de 1 a 1,5m. O pico funcionou durante todo o dia e rolou um show de surfe dos atletas, muitos ex-profissionais do esporte.

Clique aqui para ver todos os resultados do Prainha Masters 2022

Master – A categoria Master começou com Claudio Freitas vencendo a primeira disputa, com direito a nota 7.00 pontos. Floriano Peixoto venceu o segundo confronto, e Marcelo Bispo avançou em segundo lugar. Foi um início tímido do local do Arpoador. A terceira bateria teve um Flavio Costa matador, com um ataque de backside mortal. Ele marcou 8.25 na melhor apresentação e venceu. Herdy passou em segundo lugar.

Marcelo Bispo, ainda sem destaque, começou a mostrar um serviço mais apurado e venceu na semifinal. Ainda pela fase, Herdy venceu a segunda disputa e seguiu junto com Flavio Costa (2º).

Mas na final não teve jeito. Marcelo Bispo fez estragos de backside, anotou 8.50 pontos na melhor apresentação, depois colocou mais 7.25 no somatório e venceu com 15.75, marca que não foi alcançada por nenhum outro surfista na competição.

“Dessa vez eu tive sorte. Não tive sorte na Grand-Master, Deus quis abençoar outro, mas mais uma vez na final da Master deu tudo certo. Elas (ondas) vieram em cima de mim, ‘Papai’ mandou elas em cima de mim e eu só posso agradecer a Jesus por tudo isso. Eu não sou merecedor, mas ele é o salvador da minha alma. Muito obrigado! Obrigado Jesus!”, disse Marcelo Bispo, que também comentou sobre a nota no critério excelente conquistada na final. “Pra esquerda é mais ‘complicado’, né cara? rs Minha escola é o Arpoador. Se deixar eu pegar pra esquerda, ferrou! Mas estou muito feliz! Estava triste por ter perdido na outra categoria na semi, mas agora Deus me exaltou. As vezes a gente não entende os mistérios de Deus, mas a gente só pode agradecer e glorificar Deus por tudo”.

Grand-Master – Marcelo Bispo venceu a Master e a Grand-Master da primeira etapa do circuito estadual da FESERJ, mas dessa vez não foi bem na categoria para surfistas com no mínimo 45 anos.

Guilherme Herdy foi o cara nas duas fases iniciais da Grand-Master. Na semi Alexandre Almeida, com o somatório 13.25 pontos, e, principalmente, Flavio Costa, com a nota 8.75 e o somatório 14.00, mostraram suas credenciais.

A final da categoria juntou os três, além de Erik Petric. Flavio Costa chegou empolgado e não deu chances para os adversários. Ele surfou apenas três ondas na disputa e conquistou as três maiores notas da bateria (7.00, 6.00 e 5.00). Alexandre Almeida ficou em segundo lugar, seguido de Guilherme Herdy (3º) e Erik (4).

“Foi difícil. Lutei até o final ali na Master (vice-campeão)… mas a emoção, bate… é sinistro… Mas foi glorificante pra mim, de provar que eu ainda tenho capacidade de chegar no circuito, só falta a parte financeira. A gente chega numa certa idade e tudo fica ainda mais difícil. Temos família, temos que sustentar nossos filhos, então é difícil para um atleta conseguir patrocínio com a idade de 40 anos. É complicado. Nunca foi fácil pra mim. O SuperSurf foi difícil, eu fui um guerreiro e mostrei pra todo mundo que eu sou capaz. Sempre falo para a galera que compete: ‘nunca perca seu sonho! Vá atrás que você vai conseguir, uma hora você vai conseguir”, contou um emocionado Flavio Costa.

Flavio Costa, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Flavio Costa, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

“Obrigado a todo mundo, a ASAP, e a FESERJ, principalmente, pois a gente está aqui e não perdeu a vontade de ser campeão. E eu não vou perder, eu vou até o final! Agradeço também a todos os atletas presentes. Não foi fácil. Só teve bateria casca-grossa! Quero mandar aquela mensagem de agradecimento a Deus, pois sem ele a gente não é nada. Do pó a gente veio e para o pó a gente vai. Então só tenho a agradecer e não podemos nunca perder a fé. Eu nunca vou perder, pois ela mora aqui dentro de mim e ninguém vai tirar”.

Kahuna – Guilherme Herdy e Alexandre Andrade dividiram as atenções na categoria Kahuna do Prainha Masters 2022. Alexandre foi o melhor nas duas fases iniciais. Os dois se enfrentaram em três duelos da categoria e avançaram juntos. No Round 2 deu Alexandre e na semi deu Guilherme.

A batalha pegou fogo na disputa pelo título. Herdy fez a maior nota do confronto (7.00), mas Alexandre venceu por uma pequena diferença no placar, 12.75 a 12.70 pontos. Cristiano Silva ficou em terceiro lugar e Rodrigo Mascarenhas em quarto. Com a terceira posição no Prainha Masters, Cristiano garantiu o título estadual da temporada na categoria por antecipação.

“É sorte, né? Todo mundo surfa muito. O Guilherme (Herdy) está quebrando. Eu acho que a gente tem que surfar, mas tem que contar com a sorte. Tem onda, mas não tem onda pra todo mundo. Então é se colocar bem no pico. Também tem o fato de ter prioridade, o que é muito bom, pois assim você tem a garantia de esperar a onda e ter a possibilidade de surfa-la sozinho, independentemente dos outros. Estou feliz. Obrigado por tudo!”, disse o campeão Alexandre Andrade.

Grand-Kahuna – A categoria para surfista de no mínimo 50 anos, Grand-Kahuna, foi outra muito disputada. O melhor da primeira fase foi Sergio Noronha. Na semi quem deu as cartas foi Pablo Boardreams, mas o campeão foi outro surfista. Artur Gama se destacou da galera dentro d’água, fez uma boa escolha das ondas, chegou a marcar 7.50 pontos, e venceu com 12.50 no somatório. Pablo ficou em segundo (8.00), o baiano Esdras Santos terminou em terceiro (7.05), e Sergio Noronha na quarta posição (6.85).

“Po, irmão, ganhar é muito bom! Na Prainha então, com altas ondas, melhor ainda. Amarradão!”, comentou Artur Gama.

Categorias Locais ASAP – Ainda no sábado teve início as disputas das cinco categorias Locais da ASAP. As finais da 40+, 55+, 60+, 65+ e Elite foram disputadas no domingo. As ondas ficaram menores do que nos dias anteriores, mas a máquina estava ligada e os atletas tiveram muitas chances durante quase todas as 8 horas e meia de evento.

Vinicius Boneco foi o melhor surfista nas duas fases iniciais da categoria, porém caiu na semifinal para Rafael Xuxa e Betinho Deng. A final teve também a participação de Rodrigo da Ilha, que chegou na disputa tendo vencido as três baterias anteriores, e Yves Serpa Jr.

Rodrigo não foi muito bem nas suas três primeiras ondas da finalíssima, mas na quarta anotou 5.75 pontos e garantiu a vitória. Rafael Xuxa foi o vice-campeão. Yves (3º) e Betinho (4º) completaram o pódio da categoria Local 40+.

Local 55+ – Guilherme Gralha e Guto Carvalho deram show na primeira fase da categoria Local 55+. Os dois venceram suas disputas com o somatório de 14.25 pontos. Guto marcou 8.25 pontos na melhor apresentação do Round 1, e Gralha anotou 8.00.

Gralha seguiu num bom ritmo na semifinal, marcando 7.25 pontos na primeira onda surfada. Ele avançou pra final com mais uma vitória. Guto não entrou em sintonia com o pico no outro duelo da fase e foi eliminado.

Laureano Sobrinho e Gralha protagonizaram uma boa disputa, com direito a viradas. Mas Guilherme Gralha estava encaixado na vala, conquistou as duas maiores notas da bateria nas suas duas últimas ondas (5.00 e 6.75) e faturou o título. Laureano ficou em segundo lugar. Marcus Brasa (3º) e Luís Leal (4º) também participaram da final e completaram o pódio.

Nenem Pano e Lula Menezes, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Nenem Pano e Lula Menezes, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Local 60+ – Neném Pano foi o cara na primeira fase da categoria Local 60+. O Presidente da ASAP marcou 8.50 pontos e avançou com autoridade para a semi. Porém, ele não achou as ondas na bateria seguinte e foi eliminado.

Lula Menezes chegou na final após avançar em segundo lugar nas duas fases anteriores. Marcio Mundim também participou da decisão, após fazer o maior somatório da semi. Os dois travaram um bom duelo. Lula faturou o troféu de campeão. Mundim marcou a maior nota do confronto (6.00), mas não conseguiu uma segunda onda boa e terminou com o vice. Tico Cavalcanti terminou o confronto em terceiro lugar e Cristiano Weyne em quarto.

Lula Menezes, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Lula Menezes, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Local 65+ – A final da categoria Local 65+ foi dominada por Zé Roberto, que na sua quarta onda, uma direita, anotou 7.00 pontos e venceu com folga. Marco Alho (2º), Simão (3º) e Eneas Moro (4º) também participaram da disputa.

Elite – Gaúcho foi o grande nome da categoria Elite, que teve a participação de profissionais da segurança pública e guarda-vidas. O surfista venceu as duas baterias que disputou, com os dois maiores somatórios da categoria. Ele começou a final com uma esquerda longa que valeu a maior nota de toda a Elite (5.25), depois colocou mais 3.50 no somatório e garantiu o título. Vini (2º), Marcelo Peixoto (3º), Barbosa (4º), Azevedo GMAR (5º) e Claudinei PCERJ (6º) também participaram do duelo.

Terceira e última etapa do Circuito Estadual – A próxima etapa do Circuito Estadual Master do Rio de Janeiro acontece em São Conrado, nos dias 21 e 22 de janeiro. A competição definirá todos os campeões da temporada.

Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, o Prainha Masters 2022 faz parte do projeto Rio Cidade do Surf e conta com o co-patrocínio da Garytos e da WQSurf, e com o apoio da Super Food, Restaurante Gugut, Quiosque Layback, Barra Surfshop, Harvore, Fu Wax, The Box, e Los Frick. A realização é da FESERJ em parceria com a ASAP, com apoio institucional do Parque Natural Municipal da Prainha, ABRASP e SUDERJ. A divulgação é do Waves.

Clique aqui para ver o ranking atualizado

Prainha Masters 2022

Master

Campeão Marcelo Bispo
Vice-campeão Flavio Costa
3º Claudio Freitas
4º Guilherme Herdy

Pódio da Master, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Pódio da Master, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Grand-Master

Campeão Flavio Costa
Vice-campeão Alexandre Almeida
3º Guilherme Herdy
4º Erik Petric

Pódio da Grand-Master, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Pódio da Grand-Master, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Kahuna

Campeão Alexandre Andrade
Vice-campeão Guilherme Herdy
3º Cristiano Silva
4º Rodrigo Mascarenhas (Da Ilha)

Pódio da Kahuna, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Pódio da Kahuna, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Grand-Kahuna

Campeão Artur Gama
Vice-campeão Pablo Boardreams
3º Esdras Santos
4º Sergio Noronha

Pódio da Grand-Kahuna, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Pódio da Grand-Kahuna, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Local 40+

campeão Rodrigo da Ilha
Vice-Campeão Rafael Xuxa
3º Yves Serpa Jr
4º Betinho Deng

Pódio Local 40+, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Pódio Local 40+, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Local 55+

campeão Guilherme Gralha
Vice-Campeão Laureano Sobrinho
3º Marcus Brasa
4º Luis Leal

Pódio Local 55+, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Pódio Local 55+, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Local 60+

Campeão Lula Menezes
Vice-Campeão Marcio Mundim
3º Tico Cavalcanti
4º Cristiano Weyne

Pódio Local 60+, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Pódio Local 60+, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Local 65+

Campeão Zé Roberto
Vice-Campeão Marco Alho
3º Simão
4º Eneas Moro

Pódio Local 65+, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Pódio Local 65+, Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Elite

Campeão Gaúcho
Vice-Campeão Vini
3º Marcelo Peixoto
4º Barbosa
5º Azevedo GMar
6º Claudinei PCERJ