Master da Feserj – Bispo vibra em São Conrado

Marcelo Bispo comemora dois títulos estaduais da Feserj no São Conrado Masters. Evento reúne grandes nomes do surfe do Rio e acontece em altos tubos.

Marcelo Bispo, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Marcelo Bispo foi o cara no Circuito Master 2022 do Rio de Janeiro. A Federação de Surfe do Estado – FESERJ finalizou a temporada nas ondas poderosas e tubulares de São Conrado, e Marcelo Bispo terminou o último final de semana (25 e 26) de março com dois títulos estaduais na categoria. Nomes como Guilherme Herdy, Marcelo Trekinho, Gabriel Pastori e Gabriel Sodré também competiram na prova que terminou em altas ondas no domingo e que premiou outros dez surfistas.

Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, o São Conrado Masters faz parte do projeto Rio Cidade do Surf. Além das categorias Master, Grand-Master, Kahuna e Grand-Kahuna, válidas pelo circuito estadual, a competição contou ainda com disputas na Open, Feminino, Sub-16 e Legends, válidas pelas associações locais e abertas para surfistas de todas as regiões.

Marcelo Bispo, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Marcelo Bispo, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Marcelo Bispo chegou no São Conrado Masters como líder da Master, com duas vitórias em duas etapas, e também no topo da Grand-Master, com uma vitória em duas competições. O local do Arpoador estreou no sábado (25) de ondas pesadas e difíceis no pico da zona sul carioca, com séries acima de 1,5 metro. Ele venceu a bateria na Master e garantiu o título da temporada. No domingo (26) as condições melhoraram muito e rolou um show de surfe. Marcelo perdeu na semi da Master, mas chegou na final da Grand-Master e também ficou com o troféu de melhor da categoria no Circuito 2022.

“A ficha nem caiu ainda. Foi uma temporada maravilhosa. Eu estava voltando de uma lesão grave que tive no ano retrasado, mal conseguia andar, mal conseguia levantar da cama. Em 2022 eu voltei a surfar, ainda com dificuldade, mas na metade do ano, quando os campeonatos começaram, eu já estava bem melhor. E aí funcionou legal! Também tive muita sorte. Em campeonato de surfe não adianta você ser só bom, pois todo mundo é bom, você precisa de um pouco de sorte também. E nesta temporada as coisas encaminharam, graças a Deus, para que fosse a minha vez”, contou Marcelo Bispo que terminou em terceiro lugar na final da Grand-Master. Ele já está de olho na nova temporada.

“Eu agradeço a Jesus por isso tudo, pois mais uma vez ele colocou pessoas certas no meu caminho. Muitos amigos me ajudaram a chegar nesse pouco que eu cheguei. E uma vez um ‘filósofo’ do Arpoador chamado Jairo Meireles disse uma coisa que eu pretendo fazer. ‘Chegar em primeiro é mole, difícil é se manter’. Então eu vou nessa, vou tentar me manter agora. Vou me preparar. Já tenho algumas viagens marcadas pra melhorar meu desempenho ainda mais e espero que no final da próxima temporada você venha pedir um novo depoimento pra mim”, contou Marcelo.

“Obrigado pela oportunidade, obrigado a todos que torceram por mim. Obrigado a todos os meus amigos que foram instrumentos de Deus para me ajudarem a chegar onde cheguei, foram muitos, muitos, e a minha família, claro. Só posso agradecer. Muito grato a Jesus por isso”, finalizou Marcelo Bispo.

Marcelo Bispo, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Marcelo Bispo, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Herdy vence a Grand-Master – O grande campeão do São Conrado Masters na Grand-Master foi Guilherme Herdy. O niteroiense, ex-integrante da elite do surfe, chegou na final após marcar o maior somatório da categoria, 15.25 pontos (8.50 e 6.75), na segunda semi. Marcelo Trekinho ficou em segundo lugar, Marcelo Bispo em terceiro e Alexandre Almeida em quarto.

“O campeonato foi irado! Organização excelente, que é o padrão atual da Feserj. Tudo muito incrível e equipe nota mil! As associações de surfe de São Conrado e Rocinha também estão de parabéns! Conhecia um ou outro da galera, mas dessa vez tive a oportunidade de estar com eles e fiquei muito feliz com a receptividade de todo mundo, com o carinho da galera. Todos estavam vibrando e participando, realmente foi um final de semana muito especial, disse Herdy, que também fez final na Master, terminando na terceira posição.

“No primeiro dia as condições estavam um pouco difíceis, mas no domingo São Conrado mostrou seu potencial. A onda é potente e proporciona momentos incríveis. Graças a Deus eu tive a chance de aproveitar isso. Estou amarradão de ter conseguido a vitória, pois eu vinha batendo na trave algumas vezes. Fiquei feliz de ter vencido a Grand-Master e de fazer a final da Master, que também foi muito maneira. O campeonato foi realmente nota mil! No final eu fiz questão de abraçar cada um da galera que está na Feserj há anos trabalhando na estrutura, desde a minha época de amador. Muito obrigado!”, finalizou Herdy.

Guilherme Herdy, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Guilherme Herdy, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

O primeiro Master de Trekinho – O campeão do evento na Master foi Marcelo Trekinho. Na final ele superou o campeão mundial Júnior da WSL em 2000, Pedro Henrique, surfista que fez parte da elite em 2006. Pedro estreou na categoria marcando o maior somatório do São Conrado Masters, 17.00 pontos, conquistado com as notas 9.50 e 7.50. Herdy (3º) e Rafael Brasiliense (4º) completaram o pódio.

“Esse foi o primeiro campeonato Master que eu participo na vida. Irado! Saí campeão da Master e também fiz final na Open e na Grand-Master. Eu decidi participar na hora que vi que o campeonato seria em São Conrado, pois tinha grande chance de ter altas ondas, de pegar uns tubos e de poder participar de várias categorias num mar bom. E também era uma excelente oportunidade de voltar a competir um pouco, ver a galera e os amigos”, contou Marcelo Trekinho, surfista que não competia pela Feserj há muitos anos.

Marcelo Trekinho, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Marcelo Trekinho, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Pastori vence na Open – O grande vencedor da Open foi Gabriel Pastori, outro surfista que não competia num evento da federação há muito tempo. Pastori deixou Gabriel Mureb em segundo lugar, Trekinho em terceiro e Claudio Freitas na quarta posição.

“O motivo de eu competir foi porque o evento era em São |Conrado, e eu acho aquela onda muito alucinante. A previsão também era boa. O Treko (Marcelo Trekinho) se inscreveu e botou a maior pilha. Tinha um tempão que eu não competia e foi muito irado. Vários amigos, galera das antigas… Pedro Henrique, Guilherme Herdy, Trekinho que fez a final comigo na Open. Foi maneiraço! Deu altas ondas no domingo. Deu um momento muito bom com vários tubos e geral pegou o seu”, disse Pastori.

“O objetivo principal era pegar altas ondas com os amigos. Esse foi concluído rápido. Ganhar foi consequência da vibe, da curtição. Estou amarradão com a volta dos campeonatos. Eu torço muito para que a Feserj e as associações bombem, que a molecada, principalmente a nova geração, tenha muitos eventos, porque eu tive isso, e foi muito importante na minha formação como surfista, como atleta e como profissional que vive do esporte. Então, apesar de não ser competidor, eu torço muito e dou total apoio no que a galera precisar”.

Gabriel Pastori, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Gabriel Pastori, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Kahuna – O grande campeão do Circuito na Kahuna é Cristiano Silva. O surfista venceu duas das quatro competições válidas pela categoria. Como está com uma lesão no ombro, optou por não participar do São Conrado Masters.

Quem venceu a etapa na categoria foi Fabiano Passos. O surfista venceu as três baterias que disputou na Kahuna, e na final dificultou a vida dos adversários ao marcar as notas 4.00 e 6.50 pontos nas suas duas primeiras ondas. Leo Chines ficou em segundo lugar, Fernandinho do Leme em terceiro e Alan Toledo em quarto.

Fabiano Passos, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Grand-Kahuna – Artur Gama terminou em segundo lugar na Grand-Kahuna do São Conrado Masters e assegurou o troféu de melhor do circuito 2022 na categoria. Ele chegou na prova como líder do ranking e confirmou o título. Quem levou a melhor na etapa foi Leo Chines. Luiz Vasconcelos (3º) e Marcos Trovão (4) completaram o pódio.

Mais campeões do São Conrado Masters – Ariane Mateik, entre as mulheres, Gabriel Dantas, na Sub-16, e Marcio Mundim, na Legends, foram os outros campeões do São Conrado Masters.

 

Ariane Mateik, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Ariane Mateik, São Conrado Masters. Foto: Marcos Base.

Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, o São Conrado Masters faz parte do projeto Rio Cidade do Surf e conta com o apoio da Monster Energy, Keahana, Trovão Tropical, e WFN Winfnet, com suporte local da Vid Doces, Distribuidora de Gás Alves Evangelista, e Vila Lanches.

A realização é da FESERJ com suporte da ASSC – Associação de Surf de São Conrado e ASR – Associação de Surf da Rocinha, com apoio institucional da ABRASP e SUDERJ. A divulgação é do Waves.

São Conrado Masters

Master

1 Marcelo Trekinho 9.50 pontos

2 Pedro Henrique 8.20

3 Guilherme Herdy 6.85

4 Rafael Brasiliense 5.00

Grand-Master

1 Guilherme Herdy 8.65 *

2 Marcelo Trekinho 8.65

3 Marcelo Bispo 5.45

4 Alexandre Almeida 3.15

* Campeão por ter feito a maior nota

Kahuna

1 Fabiano Passos 10.50

2 Leo Chines 7.75

3 Fernandinho do Leme 4.15

4 Alan Toledo 1.50

Grand-Kahuna

1 Leo Chines 6.25

2 Artur Gama 3.10

3 Luiz Vanconcelos 3.00

4 Marcus Trovão 2.40

Open

1 Gabriel Pastori 11.25

2 Gabriel Mureb 7.50

3 Marcelo Trekinho 6.85

4 Claudio Freitas 3.00

Feminino

1 Ariane Mateik 6.00

2 Fernanda Avelino 3.15

Sub-16

1 Gabriel Dantas 11.00

2 Nathan Hereda 10.00

3 Benjamin D’Orey 4.25

4 Benjamin Martins 2.20

Legends

1 Marcio Mundim 4.50

2 Kelly Slate 1.40

3 Felipe Maciel 1.00

4 Serginho

Circuito Master da FESERJ em 2022

Ranking final

Master

1 Marcelo Bispo 2.555 pontos

2 Claudio Freitas 1.955

3 Erik Petric 1.610

4 Flavio Costa 1.470

5 Guilherme Herdy 1.400

Grand-Master

1 Marcelo Bispo 2.340

2 Erik Petric 1.753

3 Guilherme Herdy 1.730

4 Marcelo Lacerda 1.653

5 Alan Toledo 1.573

Kahuna

1 Cristiano Silva 2.730

2 Alan Toledo 2.390

3 Vinicius Boneco 1.895

4 Braulio Poses 1.565

5 Raul Lins e Silva 1.055

Grand-Kahuna

1 Artur Gama 2.000

2 Raul Lins e Silva 1.225

3 Marcus Trovão 670