Masters dominam o Arpex

Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Apresentado pela Prefeitura do Rio, com copatrocínio da Garytos, o “Rusty Arpex Masters 2022” foi realizado neste último final de semana, dias 24 e 25 de setembro, sendo válido como a segunda etapa do Circuito Arpoador Surf Club 2022.

No sábado, a aproximação de um ciclone no litoral carioca resultou em vento sudoeste forte e mar de ressaca na Praia do Arpoador. Com isso, a direção de prova levou a competição para o palco alternativo, a Praia do Diabo, que é mais voltada para leste e recebe o vento sudoeste como terral.

A competição iniciou com boas ondas em frente à guarita para os atletas das primeiras baterias, com direitas e esquerdas bem formadas. Porém, no decorrer do dia a maré foi enchendo, e as condições se deteriorando com o balanço do mar provocado pela reflexão das ondas no paredão de pedras da segunda praia, que ficou completamente sem areia.

Praia do Diabo, Rusty Arpex Masters. Foto: Ana Paula Vasconcelos.

Praia do Diabo, Rusty Arpex Masters. Foto: Ana Paula Vasconcelos.

Mérito de quem soube se adaptar às condições difíceis, sobrevivendo para a segunda fase que aconteceria no dia seguinte, em prováveis condições melhores no Arpoador.

Dito e feito. No domingo, o vento virou para leste, o mar perdeu força, e a competição pode ser realizada no palco principal, com ondas super divertidas no Arpex.

O grande destaque do dia foi o professor de surfe local, Marcelo Bispo “Preto-Loro”, que alcançou a bateria final nas três categorias que disputou, vencendo uma delas. Destaque também para dois outros ex-atletas profissionais que fizeram duas finais: Flavio Costa “Tampa” e Angelino Santos.

Flavio Costa, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Flavio Costa, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Na final Open, Flavio Costa apostou nas esquerdas para atacar as ondas com batidas de cabeça pra baixo, sua marca registrada. Com um 8.25 pontos e um 7.00 nas suas duas melhores ondas, o “Tampa” deixou pra trás o único goofy da bateria, Pedro Martins. O local da Barra da Tijuca surfou forte, cravando a borda nas rasgadas de frontside, para conseguir duas boas notas (7.25 e 6.40), que não foram suficientes para lhe darem o primeiro lugar, mas, garantiram o vice-campeonato na frente dois locais Marcelo Bispo e Ivan Rodrigues.

Marcelo Bispo, Arpoador, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Marcelo Bispo, Arpoador, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

A final Master foi a única onde os três maiores destaques do evento se encontraram. Bispo, Angelino e Tampa travaram um duelo à parte, com o atleta de Niterói, Floriano Pinheiro, correndo por fora. A disputa foi tão acirrada que terminou empatada entre Bispo e Angelino, com o local vencendo no desempate pela melhor onda.

Na final Grand-Master foi a vez de Angelino, que conseguiu se diferenciar pela força das suas “patadas” de backside, “jogando água no Recreio dos Bandeirantes” (seu local de treino), como brincava o locutor de praia. Completaram a final Bispo (2º), Erik Petric (3º) e Sergio Fernandes (4º).

Angelino Santos, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Angelino Santos, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Sem o trio “parada dura”, as categorias mais velhas puderam mostrar outras caras.

Na Kahuna e Grand-Kahuna, os campeões foram dois goofies leves e super ágeis, que parecem não envelhecer: Luiz Menezes e Artur Gama.

Na final Kahuna, Luiz, que volta e meia treina no Arpex, deixou pra trás por apenas meio ponto de diferença Marcelo Ribeiro (2º), com Eduardo Chalita (3º) e Rodrigo Fabrini (4º) completando o pódio.

Luiz Menezes, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Luiz Menezes, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Na final Grand-Kahuna, o local do Quebra-Mar deixou toda a bateria em combinação. Somando 15.25 (8.50 e 6.75), Artur fez a mala do campeão do último Arpoador Clássico, Bruno Brocá (2º), com Raulzito e Marcelo Boscoli (4º) completando o pódio.

Outro local da Barra fez a mala no Arpoador. Sergio Noronha, grande surfista carioca dos anos 80/90, dominou a categoria Legends, a categoria com o maior número de inscritos (consequentemente, com mais fases). O “Fedelho” venceu todas as baterias que disputou, e na final não deu chances para Lula Menezes (2º), Cauli Rodrigues (3º), e Gugu Buchaúl (4º).

Cauli Rodrigues, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Cauli Rodrigues, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Digna de nota a participação do ícone Cauli Rodrigues. Primeiro campeão carioca profissional (1985), na extinta OSP, Cauli continua surfando todos os dias, e mostrou a sua veia competitiva vencendo atletas muito mais novos.

Na Legends Longboard, uma disputa entre amigos, com Gustavo Capanema (1º) aproveitando as direitas que quebravam em direção à pedra para vencer José Raymundo (2º), Ricardo Sirotsky (3º) e Gian Cacciola (4º).

Na final Feminina deu a lógica. A atleta da Argentina, Catalina Mercere, que compete no circuito QS da WSL, venceu com grande vantagem as locais Ariane Mateik (2ª), Maria Luiza (3ª) e Kim Battaglin (4ª).

Catalina se mostrou pertencer a “outro patamar” desde a sua primeira onda na competição, nota 7.00, na Praia do Diabo, e seguiu confirmando o seu favoritismo até a final. No pódio, a argentina disse que estava no Brasil para treinar, e que aproveitou a competição no Arpoador para conhecer esse palco histórico de competições do nosso país, tendo gostado muito das ondas e da receptividade das locais.

Catalina Mercere, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Catalina Mercere, Rusty Arpex Masters. Foto: Claudio Franco.

Com duas etapas realizadas, agora a associação Arpoador Surf Club (ASC) se prepara para realizar o “Arpex Finals” e definir os seus campeões de 2022.

Já nas categorias de base, a próxima parada é o “Rusty Arpex Groms”, que acontece na nesta sexta (30) e sábado (01/10), com previsão de boas ondas na Praia do Arpoador. A competição, que faz parte do projeto “Rio Cidade do Surfe”, será válida como a quarta etapa do Circuito Estadual de Surfe Júnior (Nova Geração) do Rio de Janeiro.

O evento será transmitido pelo canal da FESERJ no Youtube.

Rusty Arpex Masters 2022

Open
1 Flavio Costa
2 Pedro Martins
3 Marcelo Bispo
4 Ivan Rodrigues

Master (35+)
1 Marcelo Bispo
2 Angelino Santos
3 Flavio Costa
4 Floriano Pinheiro

Grand-Master (40+)
1 Angelino Santos
2 Marcelo Bispo
3 Erik Petric
4 Sergio Fernandes

Kahuna (45+)
1 Luiz Menezes
2 Marcelo Ribeiro
3 Eduardo Chalita
4 Rodrigo Fabrini

Grand-Kahuna (50+)
1 Artur Gama
2 Bruno Brocá
3 Raul Lins e Silva
4 Marcelo Boscoli

Legends (55+)
1 Sergio Noronha
2 Lula Menezes
3 Cauli Rodrigues
4 Gugu Buchaúl

Legends Longboard
1 Gustavo Capanema
2 José Raymundo
3 Ricardo Sirotsky
4 Gian Cacciola

Feminino
1 Catalina Mercere (ARG)
2 Ariane Mateik
3 Maria Luiza Fonseca
4 Kim Battaglin

Rio Cidade do Surf – O “Rio Cidade do Surf” é um projeto da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ em parceria com as associações e a ABRASP, tendo patrocínio da Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL.

O projeto contempla com competições esportivas os principais picos de surfe da cidade onde há associações de surfe regularmente filiadas à Federação: Arpoador, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha, e Grumari.

Em cada uma destas praias serão realizados eventos de nível estadual (ou Júnior, ou Master, ou Longboard), e de nível local, valendo para o circuito da associação.

“Este projeto nos possibilitará trabalhar diversas categorias de atletas, desde a novíssima geração, passando pelos veteranos (masters) e pelo longboard, aproveitando da melhor forma as diferentes características de onda que temos na cidade do Rio” – comenta Guilherme Aguiar, presidente da Federação, que complementa: “Além disso, iremos ajudar as associações locais a promoverem os seus circuitos de base, o que é fundamental para fortalecermos a cultura do esporte e para revelarmos novos talentos em nosso litoral.”

Evento: Rio Cidade do Surf – Arpex Masters

Local: Praia do Arpoador – Rio de Janeiro (RJ)

Data: 24 e 25 de setembro

Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Co-patrocínio: Rusty | Garytos

Apoio: Monster Energy | Social Hostel

Realização: ARPOADOR SURF CLUB – ASC

Suporte: FESERJ | ABRASP

Apoio institucional: SUDERJ | Favela Surf Clube

Divulgação: Waves

Categorias: Open | Master (35+) | Grand-Master (40+) | Kahuna (45+) | Grand-Kahuna (50+) | Legends (55+) | Legends Longboard (60+) | Feminino

Nível: Local

Informações adicionais: arpoadorsurfclub@hotmail.com