Meio Ambiente – SUPEATA contra a poluição dos canais e lagoas do Rio

protesto

Participe da SUPEATA!

Todos os remadores, todas os tipos de pranchas, todos os defensores do meio ambiente, todos de preto, de luto e em protesto! Queremos fazer barulho! Sua presença é mais que importante para este movimento virar notícia. Convoque sua galera!

Dia: Sábado, 08/08
Horário: 9h
Local: concentração no Quebra-Mar (parte de dentro do canal).
Percurso: Faremos a volta na Ilha da Gigóia e retornamos juntos ao Quebra-Mar
Traje: preto

A SUPEATA é um grande movimento de protesto organizado por cariocas e esportistas apaixonados pela cidade e, por isso, indignados com a situação calamitosa da qualidade das águas do Complexo Lagunar da Barra (Canal de Marapendi), Lagoa Rodrigo de Freitas e Baía de Guanabara, regiões que receberão inclusive atletas de diferentes modalidades olímpicas em 2016 e que são nossa área de lazer e de práticas esportivas, entre elas o SUP.

Em abril deste ano, durante a etapa do mundial de surfe na cidade, imagens vergonhosas de manchas no local de competição no Postinho rodaram o mundo (após o palanque em São Conrado ter sido descartado pela organização devido ao alto grau de poluição da água).

Diante da inércia de nossos “representantes” políticos e da ineficácia prática do programa de despoluição do Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá, orçada em alguns poucos 600 milhões de reais, nós exigimos dos órgãos públicos pertinentes satisfações sobre o andamento do projeto, bem como ações educativas e mais radicais que impeçam o despejo de esgoto e resíduos sólidos nestas regiões.

O que tem sido feito? Quem é responsável? Quais as perspectivas?

Nós não podemos sentir apenas vergonha. Nossa mobilização é o primeiro passo para pressionar as autoridades diante destas enormes manchas marrons de descaso e cobrar efetividade e energia no enfrentamento do problema.

Dezenas, centenas, milhares! Convoque seus amigos, sua família, vista sua camisa preta, compartilhe, “poste” e “reposte” também. Vamos fazer barulho! Basta!

Por Nelson Paura