Meninas dão show de surf e marcam maiores notas em Geribá

Meninas dão show de surf e marcam maiores notas em Geribá

Apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, o “Búzios Garytos Surf Pro Am 2021” começou nesta quinta-feira (2), com ondas de meio metro, vento sudoeste e muito sol na famosa praia de Geribá.

A surfista buziana, Aysha Ratto, 14 anos, foi um dos grandes destaques na abertura do evento, que vai distribuir 31 mil reais em premiação e decidir a campeã de 2021, da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ). Além de somar, decisivos, pontos para o ranking do circuito profissional da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

Em dia de show de surf, se destacaram as atletas Aysha Ratto, revelação local, e Jessica Bianca, que fizeram as maiores notas de todo evento, ambas um 7.90, no dia de hoje, entre homens e mulheres. Já a surfista de Florianópolis, Tainá Hinckel, fez a maior média entre as meninas, somando 13.70 de 20 pontos possíveis.

De uma família super tradicional de Búzios, Aysha Quintanilha Ratto está em seu segundo ano na categoria profissional e ama competir em casa. “O campeonato tá irado, uma vibe incrível, e competir em casa é a melhor coisa do mundo! Amo competir perto da minha família e amigos, e amo essa marolinha do quintal né?! As meninas surfaram muito! É ótimo me desafiar a todo momento e meu treinador, Raphael Rodriguez, gosta muito de me pôr em desafios também. Graças a Deus, consegui achar boas ondas na bateria e minhas notas foram ótimas! Eu amo Geribá!”.

Em estreia no ranking da FESERJ, Jessica Bianca, 27 anos, surfista de Matinhos, no Paraná, ficou muito feliz em competir nas ondas de Geribá. “Essa é a segunda vez que venho a Búzios. Já tinha vindo surfar. Mas é minha primeira vez competindo e fiquei muito feliz de ter surfado aquela direita que veio perfeita pra mim, no fim da bateria. Foi perfeita! Dei uma rasgada pra dentro, um layback e acertei a junção”, disse a surfista que está morando no Rio de janeiro, há 4 anos.

Nas disputas do masculino, o atleta da Paraíba, Felipe Alves, fez a maior média do dia, 14.55 pontos de 20 possíveis, ao vencer Kainan Meira e Rafael Brasiliense. O surfista, que tinha feito uma estreia com notas baixas, teve uma boa recuperação na segunda fase. E, agora, vai enfrentar os surfistas do Rio de Janeiro, Matheus Farias e Leandro Bastos, na segunda bateria do terceiro round.

A competição terá início nesta sexta-feira às 7:30, com a estreia dos top 16 masculino. O surfista de Ubatuba Hizunomê Bettero e o argentino, radicado em Búzios, Mariano Arreyes, vão enfrentar os surfistas, classificados do primeiro dia, o carioca Cauet Frazão e Kainan Meira da Ilha do mel.

A premiação de 1 mil reais para a melhor manobra (Búzios Surf Point *Expression Session*) acontece nesta sexta feira, a partir das 14h30, numa bateria de 30 minutos.

Para a galera que quiser acompanhar de casa todas as baterias do evento, a transmissão ao vivo estará no ar pelo site www.websurf.com.br/feserj.

O evento é apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O Co-patrocínio é da Garytos e do Búzios Surf Point, com apoio do Hotel La Relais La Borie, das Pranchas do Ricardo Astral, das Lojas Censura 18, do material para treinamento do Phill Razman Surfboards e da Bz Sports, que está fomentando o turismo e o desenvolvimento social da cidade de Armação dos Búzios. A realização fica a cargo da FESERJ em parceria com ASB e ABRASP. Apoio institucional da SUDERJ.

Texto: Pedro Monteiro.
Foto: Fontenelle Roberto.