Mudas nativas para compensação das emissões de CO2

DOAÇÃO DE MUDAS NATIVAS PARA COMPENSAÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2 DAS VIAGENS INTERNACIONAIS DO ATLETA CARLOS BURLE 2013 NO PARQUE MUNICIPAL DE MARAPENDI- RECREIO DOS BANDEIRANTES, RJ.

Nesta sábado, o atleta Carlos Burle doou as mudas necessárias para a compensação de suas emissões de CO2 em viagens de surfe internacionais de 2013.

Entraram neste cálculo todos os trechos voados para diversos países que o atleta esteve em 2013: EUA, Tahiti, Mexico, Chile, Peru,Portugal.

Ao todo, foram 38 mudas* de mata atlantica das espécies:

  • Jatobá (Hymenea courbaril)
  • Grumixama (Eugenia brasiliensis)
  • Ipê Roxo (Handroanthus heptaphilus)
  • Palmeira Fenix
  • Cumaru (Dipterix odorata)
  • Guanandi (Callophillum brasiliensis)

Todas essas espécies fazem parte do bioma Mata Atlantica e cada uma delas é importante para a constituição e preservação da fauna local, pois produzem frutos, que alimentam pássaros e mamíferos presentes na reserva.

As mudas foram produzidas pela empresa: Projeto Matas Nativas, (www.matasnativas.com.br), que também elaborou o cálculo de emissões.

(*A base cientifica para o calculo do numero de arvores necessarios para a compensacao segue mais detalhado no seguinte documento:

http://cmq.esalq.usp.br/wiki/lib/exe/fetch.php?media=publico:metrvm:metrvm-2009-n05.pdf)

“Mais árvores plantadas equivalem `a uma maior oferta de oxigênio no ar, `a um clima mais ameno, um paisagem mais agradável de se ver e consequentemente em uma maior qualidade de vida”.- Ligia Moura

“O Parque Municipal é muito bem organizado , um bom exemplo da cidade do Rio de Janeiro. Fiquei feliz em retribuir para a preservacão de um lugar que eu amo e escolhi para morar”.- Carlos Burle

“O Parque está aberto para o público, para a sociedade. A APA de Marapendi tem mais de 10km2 e nosso maior desafio é a sua fiscalização. Ações voluntárias, público-privadas, com pessoas físicas, empresas e condomínios, nos ajudam nessa missão”- Abílio Fernandes

Foto abaixo: Ligia Moura- Projeto Matas Nativas, Carlos Burle, Funcionario da Prefeitura responsável pelo plantio das mudas, gestor do Parque Municipal Marapendi, Abílio Fernandes.