Na Praia da Barra, Lukas Camargo e Samuel Joquinha são os primeiros campeões do Rip Curl Grom Search

Competição segue neste domingo com os títulos da Mirim e da Feminina

O paranaense Lukas Camargo e o potiguar Samuel Joquinha são os primeiros campeões do Rip Curl Grom Search 2019. Os títulos foram definidos no primeiro dia de disputas na 2ª e decisiva etapa do Circuito, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro. O surfista de Matinhos faturou a grommet (limite de 12 anos), enquanto que o competidor de Natal, que é filho do ex-top do CT, Joca Júnior, ficou com o caneco da iniciante (no máximo 14 anos).

Lukas Camargo, Rip Curl Grom Search 2019, Barra da Tijuca. Foto: Pedro Monteiro / Rio Images Productions.

A competição segue neste domingo, com a definição dos títulos da mirim e da feminina, ambas para atletas com até 16 anos, com transmissão ao vivo pela internet, no link https://www.ripcurl.com.br/grom-search-2019. Neste sábado de muito sol, praia cheia e água cristalina, o evento começou com as ondas com até meio metro, abrindo para os dois lados, perfeito para a garotada.

Em paralelo ao surf da nova geração, o Rip Curl Grom Search, que está completando 20 anos de Circuito, promove diversas atividades na areia, confirmando o slogan ‘Muito mais do que um campeonato de surf’. Entre as atrações, a área vip WQSurf para os competidores, com mesa de frutas, o recolhimento de microlixo na areia, massagem, brincadeiras como ping pong e cama elástica, além da distribuição de pipas e mudas nativas.

Rip Curl Grom Search 2019, Barra da Tijuca. Foto: Pedro Monteiro / Rio Images Productions.

Na iniciante, o vencedor da etapa inicial em Garopaba/SC, Sunny Pires, que é Búzios/RJ e hoje mora em Maresias/SP, começou muito bem, inclusive com a maior somatória da categoria, logo na primeira bateria, com 14,65 pontos. Mas no round seguinte não conseguiu avançar, ficando em nono lugar. Samuel Joquinha, por sua vez, repetiu a segunda colocação para ser declarado o novo campeão.

“Ano passado, eu lutei muito, tentei várias vezes. Mas esse ano, me esforcei, me preparei ao máximo e deu certo. Fui campeão do Circuito e era o que mais queria. Era o meu objetivo”, vibrou o atleta de 13 anos. “Ano que vem sou mirim e o buraco é mais embaixo, é bem mais difícil”, reforçou.

Samuel Joquinha, Rip Curl Grom Search 2019, Barra da Tijuca. Foto: Pedro Monteiro / Rio Images Productions.

Seu pai e treinador, Joca Júnior, também comemorou muito o título. “Estou até com vontade de chorar. Ele se preparou muito para isso. Agora vamos em ondas boas, preparar o guri, porque está merecendo. Está merecendo”, falou Joca Júnior. “Quero ir para o México e El Salvador”, respondeu o campeão. “Para começar está bom. Mas estamos pensando em Mentawai. Queremos preparar o guri para o Circuito, ver o que vai dar”, completou o pai.

A vitória na etapa ficou com o paulista Ryan Kainalo, que estava treinando no Havaí e competiu no QS 6000, em Fernando de Noronha, sendo o mais jovem atleta do evento. “Deu tudo certo. Cheguei agora de Noronha, um pouco antes do Havaí. Estou muito feliz. Para o primeiro campeonato amador do ano, foi um ótimo resultado”, disse Ryan. Ainda na etapa, o catarinense Noah Machado foi o terceiro e o também paulista Guilherme Fernandes ficou em quarto.

Ryan Kainalo, Rip Curl Grom Search 2019, Barra da Tijuca. Foto: Pedro Monteiro / Rio Images Productions.

Na grommet, o paulista Murillo Coura venceu a etapa e Lukas Camargo ergueu a taça ao ser o segundo colocado. “É uma emoção muito grande. Foi meu primeiro Rip Curl que ganho. Já tinha competido várias vezes e agora chegou a minha hora. Foi muito irado competir aqui no Rio”, disse Murillo, dedicando o título ao pai, Fabiano. No ranking, ele terminou como o vice-campeão e ainda fez bonito na categoria acima, a iniciante, sendo o quinto na etapa e o quarto no ranking geral.

Murillo Coura, Rip Curl Grom Search 2019, Barra da Tijuca. Foto: Pedro Monteiro / Rio Images Productions.

Assim como Joquinha, Lukas ergueu o troféu de campeão sendo o segundo na final do Rio. “Gostei muito de ter ganhado a primeira etapa e agora fiz um bom resultado. Estou muito feliz. A onda aqui é boa, forte. Foi a primeira vez que surfei aqui e quero voltar outras vezes. O Rip Curl Grom Search é muito importante, de onde já saiu muita gente boa, e espero ser mais um atleta que se destacará no futuro”, festejou o campeão. Ainda na etapa, o talento local Guilherme Lemos foi o terceiro e o paranaense radicado em SP, Ryan Coelho, foi o quarto.

Ainda neste sábado, as meninas foram para o mar, já definindo a bateria final, que definirá a campeã. As três primeiras do ranking, Pamella Mel, Sophia Medina, campeã do ano passado, e Isabela Saldanha, estão classificadas para a decisão, junto com a catarinense Rafaela Coelho. Vale lembrar que os campeões da mirim e da feminina representarão o Brasil na final internacional do evento, em algum lugar do mundo, no próximo ano, com a viagem oferecida pela Welcome Surftrips.

O Rip Curl Grom Search 2019 é uma realização da Rip Curl e tem os patrocínios de GoPro, Welcome Surftrips,  Surfview e Lojas WQSurf, com apoios de Jandaia, FuWax, Vult Cosmética, Prefeitura de Garopaba, Fecasurf e Feserj, com assessoria de imprensa da FMA Notícias e organização da Swell Promoção e Produção de Eventos.

RANKING FINAL 2019

CATEGORIA INICIANTE (SUB14)

1 Samuel Joquinha – RN – 1.800

2 Lucas Cainan – PR – 1.466

3 Sunny Pires – RJ (SP) – 1.430

4 Murillo Coura – SP – 1.385

CATEGORIA GROMMET (SUB12)

1 Lukas Camargo-PR – 1.900

2 Murillo Coura – SP – 1.729

3 Guilherme Lemos – RJ – 1.466

3 Gabriel Ogasahara – SC – 1.466

RESULTADOS DA 2ª ETAPA

CATEGORIA INICIANTE (SUB14)

1 Ryan Kainalo – SP

2 Samuel Joquinha – RN

3 Noah Machado – SC

4 Guilherme Fernandes – SP

CATEGORIA GROMMET (SUB12)

1 Murillo Coura – SP

2 Lukas Camargo – PR

3 Guilherme Lemos – RJ

4 Ryan Coelho – PR (SP)

Por Fábio Maradei