No Aniversário de 200 anos de Macaé Brasileiro de Surf agita a Praia do Pecado

Macaé Ecosurf 2013 faz parte das comemorações dos 200 anos da cidade e recebe os melhores surfistas do Brasil para disputa dos R$ 60 mil reais em premiação, sendo 15 mil para o campeão.

Pelo terceiro ano consecutivo, a charmosa Praia do Pecado será palco do Macaé Ecosurf 2013, o evento faz parte da programação oficial de comemorações dos 200 anos da cidade, a “Princesinha do Atlântico”, mais conhecida como a Cidade do Petróleo que possui muitas belezas naturais e pontos turísticos recebe a segunda etapa do Circuito Brasileiro, ABRASP Pro Tour 2013, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho.

A competição vem se consolidando no calendário brasileiro como uma das mais importantes do surf profissional. São 96 atletas inscritos, que brigarão pelos R$ 60 mil reais em premiação, sendo 15 mil reais e mais 3.000 pontos no ranking nacional para o grande vencedor.

O Macaé Ecosurf 2013 também é válido pelo Estadual de Surf do Rio de Janeiro e quem subir ao lugar mais alto do pódio somará mais 1.500 pontos no ranking professional da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro).

Diante de tantos atrativos, as grandes estrelas do surf nacional estão confirmadas. O Campeão Brasileiro e Bicampeão carioca Gustavo Fernandes que também foi duas vezes finalista em Macaé, o campeão da edição de 2011, o surfista de Ubatuba, Hizunomê Betero e o líder do ranking nacional o baiano Franklin Serpa.

Quem também promote fazer bonito é o defensor do título, o capixaba Krystian Kymerson. Campeão em 2012, ele garante que vai brigar pelo bicampeonato.

“Estarei chegando de El Salvador onde estarei competindo mas vou direto para Macaé. Aquela onda é boa demais e não posso perder. Além disso, a premiação é muito boa e ser campeão novamente seria show”, comentou Kymerson.

Além do cronograma esportivo, a organização do evento preparou uma série de ações, que estarão acontecendo paralelamente ao evento e abertas ao público. Entre elas, ações sócio-ambientais, como atividades de biodiversidade, coleta de lixo e replantio de mudas.

Outra grande atração será a bateria especial de surf adaptado para deficientes, marcada para o sábado, dia 20. O Adapt Surf, é uma ONG, fundada em 2007, por Henrique Saraiva, que tem como missão promover a integração social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Macaé é uma das cidades do Rio que tem projetos de mobilidade, como a rampa da praia.

Macaense de Surf – Continuando as disputas do Macaé Ecosurf 2013 a Associação de Surf de Macaé (ASM) realiza na semana sequinte, nos dias 26 e 27 de julho, as disputas das categorias Master, Open, Mirim, Junior e Iniciante, essa será a abertura do circuito local.

O Macaé Ecosurf – ABRASP Pro Tour 2013 – segunda etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Surf tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, co-patrocínio do Banco Itaú e da EDF Termoelétrica. O apoio é da Unimed Costa do Sol, Prefeitura Municipal de Macaé, Fesportur (Fundação Municipal de Esporte e Turismo). A realização é da ABRASP (Associação Basileira de Surf Profissional) com apoio da Adding Sports & Entertainment e da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro).