Nova geração do surfe de Saquarema domina o pódio na 2ª Etapa do Oakley WQSurf Estadual Sub 14

Terminou nesse domingo, no Posto 4 da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a segunda etapa do Estadual de Surfe para competidores com até 14 anos. Aconteceram disputas em cinco categorias e os “surfistinhas” de Saquarema venceram em quatro disputas. Um competidor de Búzios ficou com o título na Infantil.

Como era previsto nesse domingo, 28 de junho, o sol continuou a brilhar e as ondas perderam tamanho. Nessas condições, muito boas para um evento reunindo competidores de 7 a 14 anos, aconteceram as disputas nas categorias Pré-Petit (até 8 anos), Petit (até 10 anos) e Feminino Iniciantes (até 14 anos). Ainda, as baterias finais nas categorias Infantil e Iniciantes, que tiveram as fases iniciais no sábado.

Foi um dia intenso de competição, com direito a uma nota 10, de Rickson Falcão, de apenas 7 anos. Com o surfe no sangue (é filho do Pardal, surfista de Saquarema) Rickson é a mais nova promessa do surfe do Rio de Janeiro.

E assim como venceu a primeira etapa do Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2015, no Arpoador, Rickson dominou as ações na Barra da Tijuca. Dessa vez foi devastador, com duas atuações que impressionaram. É um filho da geração Braziliam Storm. Também com DNA do surfe, Gabriel Dantas foi o segundo, com Enzo Telles em terceiro e Vitor Delfim na quarta colocação.

Na categoria Feminino Iniciantes, a saquaremense Carol Boneli travou um duelo emocionante contra Julia Camargo, repetindo o ocorrido no Arpoador, na primeira prova do ano. E novamente venceu, com Julia finalizando em segundo, Sabrina Fernandes em terceiro e Julia Bastos na quarta posição.

Na Petit, um duelo de talentosos competidores de Saquarema, com Diego Templar e Rafael Lufty disputando onda a onda a bateria. Diego fez uma boa apresentação, mas Rafael vem despontando como um dos destaques dessa safra do surfe no Rio de Janeiro. Mostrou atitude e finalizou em primeiro, com Diego em segundo. Completaram a decisão Leonny Cardoso e o capixaba Jefferson dos Santos.

Já na Infantil, na única categoria que não foi dominada pelos surfistas de Saquarema, foi o local de Búzios, Kalany Ratto, que dominou as ações. Foi uma bateria de poucas ondas e muito equilíbrio. Kalany tinha uma boa onda no início da bateria (6,5 pontos), que garantia a liderança. Mas no final da bateria Kauai Pinheiro arrancou uma nota 7 pontos e pulou na frente, deixando Kalany precisando de 1,85 pontos. Usando a tática certa ele marcou dois pontos, o necessário para garantir o título a poucos minutos do final.

Nessa categoria, para surfistas com até 12 anos, o terceiro foi Caio Knappi, seguido de Pedro Corsetti, em quarto lugar.

Fechando a disputa, na categoria Iniciantes, em mais um duelo que está marcando a temporada 2015, Daniel Templar e Valentino Belga travaram um bom duelo. A tática de competição foi fundamental no resultado. Daniel, com uma excelente leitura das ondas e fazendo uma bela linha levou a melhor, com Valentino finalizando pela segunda vez na temporada como vice-campeão. É o líder do ranking e vai para a etapa final de olho no bi-campeonato.

Daniel Templar comemorou o título e explicou sua tática: “Estou muito feliz. Foi uma vitória da estratégia. Comecei a bateria junto com os outros competidores, mas já tava de olho nas direitas. Depois que peguei uma esquerda e vi que as ondas estavam começando a fechar, decidi ir para as direitas e deu tudo certo.”

Completaram a final o local do Arpoador, Bernardo Bordowsky, que mostrou uma grande evolução tanto técnica quanto competitiva, e Thomas Carvalho, do Rio Grande do Norte, que venceu no Arpoador a primeira etapa na categoria até 14 anos.

 

RESULTADOS:

 

Pré-Petit

1° Rickson Falcão

2° Gabriel Dantas

3° Enzo Telles

4° Vitor Delfim

 

Petit

1° Rafael Lufty

2° Diego Templar

3° Leony Cardoso

4° Jefferson dos Santos

 

Feminino Iniciantes

1° Carol Bonelli

2° Julia Camargo

3° Sabrina Fernandes

4° Julia Bastos

 

Infantil

1° Kalany Ratto

2° Kauai Pinheiro

3° Caio Knappi

4° Pedro Corsetti

 

Iniciantes

1° Daniel Templar

2° Valentino Belga

3° Bernardo Bordowsky

4° Thomas Carvalho

 

O Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2015 também está nas redes sociais: No Facebook (facebook.com/sub14rio) e no Instagram (@sub14rio).

O Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2015 tem o patrocínio da Oakley e WQSurf. O apoio institucional é da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O apoio de mídia é da Revista Surfar. A realização é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com a parceria nessa etapa da Associação de Surf da Barra da Tijuca.

Fotos : Pedro Monteiro/WQSurf  – Créditos Instagram: @fotografiamonteiro

_________________________________________________________________________________
Pedro Monteiro – Assessoria de Imprensa do Estadual Sub 14 de Surf
(21) 96703 5446 – 99600 4042 – assessoriamonteiro@gmail.com
_________________________________________________________________________________