Nova geração invade o Arpoador

Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

A praia do Arpoador, berço do surfe carioca, recebeu nesta sexta-feira (30) a nova geração do surfe. Realizado pela FESERJ, o “Rusty Arpex Groms 2022” é apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e tem co-patrocínio da Rusty e Garytos. O Circuito Estadual de Surfe Júnior do Rio de Janeiro 2022, que passou por Quissamã, Búzios e Maricá, está na sua quarta etapa. Começou com boas ondas de 1 metro, e terá suas finais, neste sábado (1/10).

Veja todos os resultados e assista às disputas AO VIVO.

Sunny Pires, Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

Sunny Pires, Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

Logo na segunda bateria do dia, o líder do ranking na categoria sub 18, o buziano Sanny Pires, marcou a terceira maior nota entre os Groms. Surfando muito bem, com rasgadas e batidas de backside, o surfista de Geribá aplicou três belas rasgadas, e recebeu dos juízes a nota 7.60 pontos. O surfista chegou a ficar em segundo lugar na segunda fase, mas recuperou a boa fase, passou em primeiro na semifinal, e está classificado para a final.

Outro grande destaque foi o saquaremense Rickson Falcão. O surfista de 15 anos já realizou uma nota 10 no Arpoador, quando era da categoria sub 8. Hoje, o líder da categoria sub 16 fez bonito, na sua estreia, e garantiu a liderança. Faltando 5 minutos para terminar a bateria de estreia na sub 16, Rickson entrou no páreo, fazendo a segunda maior nota e a segunda maior média entre os Groms.

Rickson Falcão, Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

Rickson Falcão, Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

“Arpoador é irado! Quase perdi a bateria, mas no fim fiz um 6.50, e um 7.75 no finalzinho. Pena que surfo poucas vezes por aqui. Depois da pandemia, estou tendo que estudar muito e com menos tempo para treinar. Mas tudo bem! Os resultados estão vindo! Tô feliz!”, disse Rickson.

Destaque do dia – Guilherme Lemos, 15 anos, surfista do Ceará radicado no Rio de Janeiro, fez a maior nota e a maior média do evento júnior. No meio da bateria, o surfista que aprendeu a surfar numa esquerda parecida com as ondas do Arpoador, pegou uma bela onda e cavou bonito na sua primeira rasgada. Jogou muita água, aplicou mais duas belas rasgadas e recebeu a nota 8.75. Faltando 2 minutos para o término da bateria, realizou 4 batidas fortes numa onda intermediária, recebeu 7.50 e venceu a segunda bateria da semifinal. E está na final sub 18.

“Peguei uma das maiores ondas do dia, eu acho. Essa esquerda parece as ondas da Taíba, lá no Ceará, onde aprendi a surfar. Sou muito encaixado no Arpex. Surfo pouco aqui, mas quando venho sempre me dou bem. Já venci aqui uma vez e espero fazer a final na sub 16 tambem”, comentou Guilherme.

Meninas – Na categoria feminina, destaque para Laiz Costa, cearense radicada no Rio de Janeiro. A surfista fez a maior nota no meio da bateria de estreia. Aplicou duas belas rasgadas de backside na esquerda e recebeu 7.00 pontos. Somados com a nota 5.00 do início da bateria, a surfista fez o maior somatório entre as meninas da categoria sub 18, com o total de 12 pontos. Laiz fará a final sub 18 junto com a líder do ranking da categoria e também da sub 16, Paloma Oliveiro. Também classificadas para a final sub 18 estão Luana Paes e Aysha Ratto.

Show a parte – O Arpoador Surf Clube convidou oito surfistas profissionais para uma bela demonstração de surfe nas esquerdas do Arpez e realizou a categoria Pro/Am valendo R$ 400.

Na primeira bateria, o baiano Flávio Costa, radicado no Rio há mais de 25 anos, mostrou que conhece bem as esquerdas. Ele anotou a segunda maior soma entre os profissionais – 14.65 pontos nos últimos 7 minutos, e venceu a bateria. Angelino Santos ficou em segundo e também está na final. Já Bruno Coutinho, que liderou mais da metade da bateria, e Ivan Rodrigues ficaram com a terceira e quarta colocação, respectivamente.

Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

A segunda bateria foi um show a parte dos heróis locais Anderson “Pikachú” e Marcelo Bispo. Conhecedor das ondas, Anderson esperou sete minutos para pegar uma onda e abriu o placar com a maior nota do dia, uma nota 9.00 pontos.

Já Marcelo Bispo mostrou muita consistência ao fazer a maior média dos profissionais. Faltando 5 minutos, Marcelo tomou a liderança da bateria com um 6.90 pontos, nota conquistada com duas belas rasgadas. E faltando 1 minuto, fez uma onda que valeu uma nota excelente, 8.00 pontos. Pikachú ficou em segundo lugar, Bernardo Bordovsky ficou em terceiro, e Pedro Amorim, que não achou as melhores ondas, ficou em quarto.

Pablo Gabriel, Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

Pablo Gabriel, Rusty Arpex Groms. Foto: Claudio Franco.

Apresentado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o “Rusty Arpex Groms 2022” tem co-patrocínio da Rusty e Garytos. Apoio da Monster Energy e Social Hostel. A realização é da FESERJ com suporte do Arpoador Surf Club e ABRASP. Apoio Institucional SUDERJ e Favela Surf Clube. Apoio de mídia Waves.

Por Pedro Monteiro