Oi Rio Pro pode começar nesta segunda-feira na Barra da Tijuca

Kelly Slater estreia na segunda bateria, Gabriel Medina entra na quarta, Mick Fanning na quinta e na seguinte Adriano de Souza começa a defender a liderança do ranking no Rio de Janeiro

Os melhores surfistas do mundo já estão no Brasil para disputar o título do Oi Rio Pro a partir desta segunda-feira no Postinho da Barra da Tijuca e o primeiro dia é imperdível, pois todos competem na rodada de apresentação da nova etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour no Rio de Janeiro. As previsões indicam que a semana começa com boas ondas na Cidade Maravilhosa e a comissão técnica se reúne nas primeiras da manhã para analisar o mar e decidir se a competição inicia na segunda-feira pela categoria masculina ou feminina, ou se será adiada para aguardar por melhores ondas, pois o prazo vai até o dia 22 na capital carioca.

O desfile das grandes estrelas do Oi Rio Pro começa logo na segunda bateria do dia com Kelly Slater. Na quarta, Gabriel Medina estreia no Brasil depois do título mundial conquistado no Havaí. Na seguinte entra o tricampeão Mick Fanning e na sexta o atual líder do ranking, Adriano de Souza, com o número 3, Filipe Toledo, no décimo dos doze confrontos da primeira fase. Havendo competição ou não, os quatro e a havaiana Carissa Moore e a cearense Silvana Lima, estarão atendendo aos jornalistas na coletiva de imprensa do Oi Rio Pro, às 17h00 no Royalty Hotel Barra, na Avenida do Pepê, 690, próximo a arena do evento no Postinho da Barra da Tijuca.

A chamada da segunda-feira é para as duas categorias. Se a comissão técnica escolher começar o dia pela masculina, a primeira bateria do Oi Rio Pro será entre o australiano Taj Burrow, o francês Jeremy Flores e o norte-americano Brett Simpson. Se a etapa brasileira da World Surf League for iniciada pelas meninas, entrarão no mar a norte-americana Lakey Peterson, a sul-africana Bianca Buitendag e a havaiana Alessa Quizon. A seleção brasileira do CT estará reforçada no Rio de Janeiro por Alejo Muniz na vaga do contundido Michel Bourez e David do Carmo e Luana Coutinho como convidados da quarta etapa do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour no Rio de Janeiro.

O catarinense Alejo Muniz saiu da elite dos top-34 no ano passado e vai substituir o defensor do título de campeão nas ondas da Barra da Tijuca, Michel Bourez. Ele foi escalado na quarta bateria, encabeçada pelo campeão mundial Gabriel Medina. O havaiano Fredrick Patacchia é o terceiro concorrente por esta vaga direta para a terceira fase do Oi Rio Pro. Outros dois brasileiros vão competir juntos na quinta ou na sexta bateria, a que for completada pelo paulista David do Carmo. Se ele for para a quinta, vai enfrentar Mick Fanning e o potiguar Italo Ferreira. Na sexta, terá que encarar o líder do ranking, Adriano de Souza, e outro australiano, Kai Otton.

Os demais brasileiros vão estrear no Oi Rio Pro em baterias com dois surfistas de outros países. O primeiro a entrar no mar é o paulista Wiggolly Dantas no terceiro confronto do dia, do havaiano John John Florence e do campeão mundial C. J. Hobgood, logo após a primeira apresentação de Kelly Slater na Barra da Tijuca, contra o australiano Adrian Buchan e o neozelandês Ricardo Christie. Logo após Adriano de Souza fazer sua primeira defesa da liderança do ranking, o potiguar Jadson André entra na sétima bateria com o australiano Josh Kerr e o havaiano Dusty Payne.

Depois de dois confrontos só envolvendo estrangeiros, certamente a praia continuará lotada para assistir a sensação Filipe Toledo, vencedor da primeira etapa do ano na Gold Coast, na décima bateria com o norte-americano Kolohe Andino e o australiano Adam Melling. E na seguinte, Miguel Pupo fecha a participação brasileira na primeira fase contra os australianos Julian Wilson e Matt Banting. Nesta rodada de apresentação dos melhores surfistas do mundo no Oi Rio Pro, ninguém é eliminado. O vencedor de cada bateria avança direto para a terceira fase, mas os perdedores têm uma nova chance de classificação na segunda fase.

LÍDERES NA ESTREIA – Entre as meninas, as brasileiras estreiam nas baterias encabeçadas pelas líderes do ranking. A grande atração é a havaiana Carissa Moore, que foi finalista nas três etapas que abriram a temporada 2015 do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour na Austrália. Ela ganhou as duas primeiras na Gold Coast e Bells Beach e só perdeu a invencibilidade para a norte-americana Courtney Conlogue em Margaret River. A bateria da líder do ranking foi completada pela brasileira Luana Coutinho e a cearense Silvana Lima entra duas depois, da vice-líder Courtney Conlogue e a também americana Sage Erickson.

Oi Rio Pro é apresentado pela Corona com patrocínio da Oi, Samsung, Riotur, Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Lei de Incentivo ao Esporte, além da Jeep, Go Pro, Coppertone e Guaraná Antarctica. A etapa brasileira do WCT será transmitida ao vivo pelowww.worldsurfleague.com

COLETIVA DE IMPRENSA – Está confirmada a coletiva de imprensa do Oi Rio Pro também na segunda-feira, 11 de maio, às 17h00 no salão do Royalty Hotel Barra, na Avenida do Pepê, 690, Posto 2 da Barra da Tijuca. O campeão mundial Gabriel Medina, os atuais líderes dos rankings mundiais, Adriano de Souza e a havaiana Carissa Moore, o vencedor da primeira etapa da temporada na Gold Coast, Filipe Toledo, o tricampeão mundial Mick Fanning, o onze vezes campeão mundial Kelly Slater e a cearense nota 10, Silvana Lima, vão compor a mesa para atender aos jornalistas.

CREDENCIAIS – Só participarão da coletiva de imprensa os jornalistas que já estiverem com a credencial de imprensa do Oi Rio Pro no braço. As credencias deverão ser retiradas durante o dia 11 de maio, segunda-feira, na seção de credenciamento na entrada da arena do evento no Postinho da Barra da Tijuca. É necessário apresentar um documento com foto para receber a pulseira, que será fixada pelo atendente obrigatoriamente no punho do jornalista. A credencial é pessoal, intransferível e insubstituível, não podendo ser retirada até o fim do evento.

A OI E O ESPORTE – A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas. A Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, também apostou no basquete patrocinando o NBA Global Games Rio 2014 e o torneio NBA 3X com o Oi Galera, que tem como embaixador o campeão mundial Gabriel Medina. Neste ano, já patrocinou os Jogos Cariocas de Verão e o Oi Bowl Jam de skate e o incentivo da Oi a projetos esportivos, principalmente de esportes radicais e urbanos, é um dos pilares de investimento de marketing da Oi. A companhia tem grande expertise na participação, seja com patrocínio ou prestação de serviços de telecomunicações, em grandes competições realizadas no país e a etapa brasileira da World Surf League é mais uma delas.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – a World Surf League (WSL) organiza as competições anuais de surfe profissional e as transmissões ao vivo de cada etapa pelo worldsurfleague.com, com todo o drama e aventura do surfe competitivo em qualquer lugar e na hora que acontecer. As sanções da WSL são para os circuitos: World Surf League Championship Tour (CT), que define os campeões mundiais da temporada, Qualifying Series (QS), Big Wave Tour, Longboard e Pro Junior. A organização da WSL está sediada em Santa Monica, Califórnia, com escritório comercial em Nova York, além de sete escritórios regionais de apoio na organização dos eventos, na América do Norte, Havaí, América do Sul, Europa, Austrália, África e Ásia.

—————————————————————————————
João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Oi Pro Rio
(48) 9988-2986 – jcarvalho@worldsurfleague.com

Assessoria de Imprensa da Oi:
Adriana Castelo Branco – (21) 988-999-146 – adriana.castelobranco@oi.net.br
Mariana Mello – marianamello@oi.net.br
—————————————————————————————

PRIMEIRA FASE DO OI RIO PRO – Vitória=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Segunda Fase:
1.a: Taj Burrow (AUS), Jeremy Flores (FRA), Brett Simpson (EUA)
2.a: Kelly Slater (EUA), Adrian Buchan (AUS), Ricardo Christie (NZL)
3.a: John John Florence (HAV), Wiggolly Dantas (BRA), C. J. Hobgood (EUA)
4.a: Gabriel Medina (BRA), Fredrick Patacchia (HAV), Alejo Muniz (BRA)
5.a: Mick Fanning (AUS), Italo Ferreira (BRA), wildcard
6.a: Adriano de Souza (BRA), Kai Otton (AUS), wildcard
7.a: Josh Kerr (AUS), Jadson André (BRA), Dusty Payne (HAV)
8.a: Jordy Smith (AFR), Sebastian Zietz (HAV), Keanu Asing (HAV)
9.a: Nat Young (EUA), Bede Durbidge (AUS), Glenn Hall (IRL)
10.a: Filipe Toledo (BRA), Kolohe Andino (EUA), Adam Melling (AUS)
11.a: Julian Wilson (AUS), Miguel Pupo (BRA), Matt Banting (AUS)
12.a: Joel Parkinson (AUS), Owen Wright (AUS), Matt Wilkinson (AUS)

PRIMEIRA FASE FEMININA OI RIO PRO – Vitória=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Segunda Fase:
1.a: Lakey Peterson (EUA), Bianca Buitendag (AFR), Alessa Quizon (HAV)
2.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Johanne Defay (FRA), Laura Enever (AUS)
3.a: Carissa Moore (HAV), Dimity Stoyle (AUS), Luana Coutinho (BRA)
4.a: Tyler Wright (AUS), Coco Ho (HAV), Keely Andrew (AUS)
5.a: Courtney Conlogue (EUA), Silvana Lima (BRA), Sage Erickson (EUA)
6.a: Malia Manuel (HAV), Tatiana Weston-Webb (HAV), Nikki Van Dijk (AUS)