Pedro Neves e Taís Almeida nas cabeças

Carioca Pedro Neves e saquaremense Taís Almeida vencem o Quissamã Pro AM 2023, evento da Feserj de abertura da temporada no circuito estadual do Rio.

Pedro Neves, Quissamã Pro AM 2023. Foto: César Aiello.

Pedro Neves, Quissamã Pro AM 2023. Foto: César Aiello.

O Quissamã Pro AM 2023 chegou ao fim neste domingo (12), após quatro dias de disputas, e os campeões profissionais foram Pedro Neves e Taís Almeida. A competição da Feserj que abriu a temporada do circuito estadual do Rio, aconteceu no pico de Barra do Furado, no Norte Fluminense (RJ). Além de Pedro e Taís, outros nove surfistas comemoram vitórias na prova.

Barra do Furado não negou fogo e funcionou com boas condições para o surfe durante todo o Quissamã Pro AM 2023. Dez das onze finais foram realizadas neste domingo, e as últimas foram da categoria profissional.

Entre as mulheres, a saquaremense Taís Almeida chegou na final tendo feito as maiores marcas da categoria entre as mulheres. Ela venceu pela primeira fase com a nota 6,75 e o somatório de 11,65 pontos. Na semi ela avançou em segundo lugar, atrás da também surfista de Saquarema, Kayane Reis. As outras finalistas foram a cabo-friense Karol Ribeiro e a buziana Paloma Olivero.

Taís chegou nos cinco minutos finais da decisão em terceiro lugar, atrás de Karol, que liderava, e de Kayane. A saquaremense precisava de 5,10 pontos para assumiu o primeiro lugar. Taís entrou em ação quando restavam quatro minutos. Ela usou a prioridade, surfou uma direita e fez uma rasgada, além de uma batida na parte menor da onda. A nota 2,30 levou a surfista para o segundo lugar. Ela ainda precisava de 5,10 para vencer.

Taís voltou a surfar perto do minuto final, quando Karol tinha a prioridade. A surfista entrou numa esquerda, bateu e rasgou de frontside. Logo depois as adversárias também pegaram ondas. Karol não trocou nota, assim como Paloma Olivero. Já Kayane melhorou seu somatório e foi para o segundo lugar. Faltava a divulgação da nota de Taís. Ela anotou 5,30 pontos e faturou o título do Quissamã Pro AM 2023. Karol terminou como vice-campeã, Kayane em terceiro lugar e Paloma na quarta posição.

“A virada foi no minuto final, praticamente. Eu não tinha a prioridade e vi uma marola vindo. Percebi que ninguém estava interessado nela, resolvi arriscar e deu certo”, contou Taís Almeida.

Taís Almeida, Quissamã Pro AM 2023. Foto: César Aiello.

Taís Almeida, Quissamã Pro AM 2023. Foto: César Aiello.

Profissional Masculino – Os homens entraram na água logo depois da final feminina. A decisão deles foi no formato homem a homem, entre Pedro Neves e Daniel Templar. Pedro, surfista do Recreio dos Bandeirantes, é o atual vice-campeão do Rio e estreou no evento na terceira fase. Ele passou ela e o Round 4 na segunda posição. A fase seguinte foi a semi, e cada uma das duas baterias foi disputada entre dois atletas.

Pedro dominou a primeira semifinal e venceu com as quatro maiores notas do duelo. O somatório de 10,35 pontos foi formado com as notas 6,50 e 3,85. Rickson Falcão surfou apenas três ondas no confronto e perdeu com o somatório de 4,50.

A segunda semifinal teve como vencedor Daniel Templar. O saquaremense começou forte a bateria e marcou 6,00 e 5,50 pontos nas suas duas primeiras ondas. O surfista do Arpoador, Anderson Pikachu, passou quase toda a disputa tentando alterar o resultado, mas só conseguiu diminuir a diferença nas duas últimas tentativas que fez. Pikachu marcou 4,25 e 4,55, notas que não foram suficientes para derrotar o adversário.

Final masculina – A final começou com Pedro impondo o ritmo. Logo no primeiro dos 20 minutos de bateria, ele rasgou duas vezes e bateu pra fechar a apresentação. O surfista marcou 5,25 pontos. Daniel voou alto na primeira onda, também uma direita, porém caiu na aterrissagem. Aos oito minutos de disputa Daniel bateu forte, passando as quilhas por cima do lip, mas caiu na manobra seguinte, uma rasgada. A nota 4,25 deixou o atleta na necessidade de 3,61 pra ser o campeão.

Pedro voltou a surfar na metade da disputa, e com duas batidas de frontside numa esquerda anotou 4,50 pontos. Daniel passou a necessitar de 5,50 para vencer, e chegou perto, aos 14 minutos. Ele usou a prioridade e foi numa direita. O saquaremense fez três batidas, ficando um pouco preso na última. A nota 5,15 não alterou as posições no confronto, mas diminuiu a diferença, que caiu para 4,60.

Mas Pedro deu o golpe final quando restavam três minutos para o término do duelo. Ele usou o direito de escolha de onda, atuou novamente de frontside e marcou 6,25 depois de executar duas batidas fortes. Daniel ficou na necessidade de 6,35 para vencer, mas não chegou perto nas duas tentativas que fez.

“O campeonato foi muito irado! Foi uma vitória muito especial. Eu estava muito confiante no meu surfe, muito concentrado e rolaram altas ondas durante toda a etapa. Foi muito maneiro. Foquei bateria por bateria, onda a onda, fiquei concentrado na prioridade, fiquei calmo e deu tudo certo”, disse Pedro Neves após a vitória.

Pedro Neves, Quissamã Pro AM 2023. Foto: César Aiello.

Pedro Neves, Quissamã Pro AM 2023. Foto: César Aiello.

O Quissamã Pro AM 2023 teve ainda a disputa pelo terceiro lugar, num duelo homem a homem entre Rickson Falcão e Anderson Pikachu. O confronto foi parelho e terminou com cada surfista tendo marcado uma nota na casa dos três e outra na casa dos cinco pontos. Rickson ficou com a terceira posição depois de conquistar 9,30 pontos contra 9,05 de Pikachu.

Circuito Júnior – O Quissamã Pro AM 2023 marcou também o início do circuito estadual nas categorias juniores. O surfista de Praia Grande (SP), Lukas Camargo, venceu a categoria Open, válida pelo circuito local da associação Barra Surf Clube, no sábado (11), e no domingo voltou a comemorar uma vitória.

Lukas competiu também pelas categorias Sub-18 e Sub-16 e fez final nas duas. Na Sub-16 ele ficou em segundo lugar. O campeão foi Rickson Falcão. Completaram o pódio o cabo-friense Pablo Gabriel (3º) e Victor Santos (4º), atleta do Rio Grande do Norte.

Na Sub-18 Lukas voltou a enfrentar Rickson, e dessa vez levou a melhor. Ele venceu a final com duas notas na casa dos seis pontos (6,60 e 6,25). O vice-campeão foi o saquaremense Rafael Lutfy, seguido por Rickson (3º) e por Caique Nunes (4º).

“Muito feliz em subir ao lugar mais alto do pódio mais uma vez. Estou muito feliz com tudo que Deus tem feito em minha carreira. Pra quem não lembra, quebrei meu pé no Rio de Janeiro no ano passado, nas oitavas de final do QS da Prainha. Tive que ficar sem treinar por 7 meses para ter uma recuperação completa. Agora é voltar com força total e o que me deixa ainda mais feliz é já ter essas conquistas. Gostaria de parabenizar toda organização da Feserj, ao manager Paulo e também aos juízes, pois o julgamento foi perfeito. Além dos atletas, que em todo momento puxaram o nível deixando o campeonato em um nível altíssimo”, comentou Lukas.

Lukas Camargo, Quissamã Pro AM 2023. Foto: César Aiello.

Lukas Camargo, Quissamã Pro AM 2023. Foto: César Aiello.

Ele também falou sobre o palco das disputas. “Esse pico de Barra do Furado é sensacional! As ondas tem uma formação muito boa para manobras fortes e progressivas, e até mesmo para alguns tubos, que graças a Deus eu consegui encaixar. Agradeço a todos os locais que foram muito receptíveis e educados. Voltarei mais vezes até mesmo para treinar nessa onda irada”.

Lukas não foi o único que comemorou duas vitórias no Quissamã Pro AM 2023. A surfista do Recreio dos Bandeirantes, Lanay Thompson, também subiu no alto do pódio para pegar dois troféus de campeã. Ela competiu pela primeira vez na categoria Sub-16 num evento do estadual e se deu bem.

Lanay passou pela primeira fase em segundo lugar, atrás de Paloma Olivero. Mas na final o resultado se inverteu. Lanay marcou as notas 5,00 e 3,15 pontos na decisão, e venceu com o somatório de 8,15 contra 8,10 de Paloma. Sarah Ozório ficou em terceiro lugar com 7,75, e Alanny Tuze em quarto com 4,15.

A final da categoria Sub-14 Feminina foi dominada por Lanay. Ela marcou as duas maiores notas da bateria (4,75 e 2,50) e foi a campeã. Maria Eduarda (2ª) e Eloah de Souza (3ª) completaram o pódio.

“Foi incrível iniciar o ano com duas vitórias! Quissamã e eu temos uma conexão muito boa. No ano passado eu ganhei duas categorias também. Cada ano uma evolução diferente. Tenho me sentido mais madura e acreditando que tudo tem seu tempo. Acredito que minha base seja um ponto muito forte para essas vitórias. Meu pai é meu técnico. Ele é calmo e muito confiante. Já a minha mãe compete a vida toda e me orienta muito também. Mas sem dúvidas, a Fé que carregamos em nosso corações faz total diferença”, disse Lanay, que é a atual campeã do Rio nas categorias Sub-14 e Sub-12.

Pablo Gabriel e Victor Santos chegaram a final da Sub 14 Masculina como os melhores surfistas da categoria. Pablo tinha o maior somatório (12,25) e Victor a maior nota (7,75). Na final os dois tiveram a companhia de Petrus Dantas e do cearense Phellype Silva. Victor marcou o maior score do duelo (6,00) e foi o campeão. Pablo ficou em segundo, Petrus em terceiro e Phellype em quarto.

Phellype ficou em quarto na Sub-14, mas na Sub-12 ele terminou como campeão. Ele e Kaio Silva marcaram, cada um, duas notas na casa dos três pontos, e o cearense levou a melhor por 7,30 a 6,85 pontos. Cauã Diniz (3º) e o capixaba Eric Grattz (4º) também participaram da final.

A Open Local, outra categoria oferecida pela associação Barra Surf Clube, terminou com vitória de Wellington Russo. Ele superou Rodolfo Swifft (2º), Vinicius Nascimento (3º) e Bili-Bili (4º).

Apresentado pela Prefeitura Municipal de Quissamã através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, o Quissamã Pro AM 2023 tem o apoio da Work Banda Larga, Soul Fins, Vem do Verde, A&K, Live, Angel, Criva Surfboards, Auto Posto Nossa Senhora do Desterro, SERVEN Serviços de Engenharia, Solar Supermercados, Barra Surf Clube e SUDERJ. O apoio de mídia é do Waves.

Quissamã Pro AM 2023

Clique aqui para ver todos os resultados

Profissional Masculino

Final

Pedro Neves 11,50 x 9,40 Daniel Templar

Disputa – 3º e 4º lugares

Rickson Falcão 9,30 x 9,05 Anderson Pikachu

Profissional Feminino

1 Taís Almeida 8,95
2 Karol Ribeiro 8,75
3 Kayane Reis 6,65
4 Paloma Olivero 5,00

Sub-18 Masculino

1 Lukas Camargo (SP) 12,85
2 Rafael Lutfy 6,60
3 Rickson Falcão 5,00
4 Caique Nunes 4,25

Sub-18 Feminino

1 Paloma Olivero 7,25
2 Sarah Ozório 6,20
3 Leticia Calleia 4,90
4 Maria Laura Ferreira 4,05

Sub-16 Masculino

1 Rickson Falcão 11,80
2 Lukas Camargo (SP) 10,75
3 Pablo Gabriel 7,60
4 Victor Santos (RN) 2,40

Sub-16 Feminino

1 Lanay Thompson 8,15
2 Paloma Olivero 8,10
3 Sarah Ozório 7,75
4 Alanny Tuze 4,15

Sub-14 Masculino

1 Victor Santos (RN) 8,40
2 Pablo Gabriel 7,60
3 Petrus Dantas 5,75
4 Phellype Silva (CE) 4,90

Sub-14 Feminino

1 Lanay Thompson 7,25
2 Maria Eduarda 3,00
3 Eloah de Souza 2,90

Sub-12 Masculino

1 Phellype Silva (CE) 7,30
2 Kaio Silva 6,85
3 Cauã Diniz 6,60
4 Eric Grattz (ES) 6,50

Categorias oferecidas pela Barra Surf Clube

Open Local

1 Wellington Russo 9,00
2 Rodolfo Swifft 7,15
3 Vinicius Nascimento 5,60
4 Bili-Bili 5,25

Open Aberta

1 Lukas Camargo (SP) 10.75
2 Claudio Freitas 9,20
3 Wellington Manhães 5,75
4 Hugo Netto 3,50