Prainha recebe os Masters

Prainha Masters dá sequência ao projeto Rio Cidade do Surf no santuário carioca. Etapa reúne mais de 150 surfistas, muitos deles ex-profissionais, entre os dias 16 e 18 de dezembro.

Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Prainha. Foto: Nelson Veiga.

Mais de 150 surfistas já se inscreveram no Prainha Masters 2022, etapa que dá sequência ao projeto Rio Cidade do Surfe e que acontece entre os próximos dias 16 e 18 de dezembro no santuário carioca. Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, o evento tem nove categorias no total, quatro delas válidas pelo Circuito Estadual Master da Feserj. Nomes como do ex-integrante da elite do surfe mundial, Guilherme Herdy, e do ex-surfista profissional Marcelo Bispo, que venceu duas finais na primeira etapa da temporada, estão confirmados na competição.

“Sempre tive interesse em fazer competições pra galera master. Há muitos anos aconteceu um mundial da categoria no Arpoador e foi muito bacana. Desde então não tivemos mais campeonatos de nível alto aqui na região, mas neste ano, com a nova diretoria da CBSurf, apareceu a oportunidade da galera estar presente, muitos ex-profissionais, uma galera que gosta de competição. Isso me deu uma motivação grande”, contou Herdy, que atualmente é o vice-líder do circuito brasileiro na Grand-Master.

Guilherme Herdy. Foto: Pedro Monteiro.

Guilherme Herdy. Foto: Pedro Monteiro.

Herdy também comentou sobre o estadual do Rio. “Tem muitos atletas surfando pra caramba, e com esse cenário a Federação do Rio teve a iniciativa de fazer o estadual master, que é alucinante. São muitos atletas que estão nessa faixa etária, atletas renomados que ainda estão com um alto nível de surfe, então com certeza é um produto muito maneiro”.

O surfista de Itacoatiara, Niterói, também comentou sobre a Prainha. “Com todas essa história de competição master, eu fiquei muito motivado pra esse campeonato da Prainha, que terá vários atletas bons. A galera lá sempre faz bons eventos, com alto nível de surfe, e a vibração sempre é muito bem falada. Sempre fui muito bem recebido lá e sempre usei o pico como local de treino. Tenho um carinho enorme por todos de lá. Eu, meus irmãos, meu sobrinho (Mateus Herdy) somos sempre muito bem tratados, super bem recebidos”, disse o surfista, ex-integrante do CT, que vai com tudo pra etapa. “Vou rever muitos amigos e tentar fazer o meu melhor. Estou me sentindo muito bem, mais forte, então vamos lá tentar fazer um bom resultado. E, claro, de preferência que tenha boas ondas, que a galera consiga surfar bem e que o evento aconteça da melhor forma”, finalizou Herdy, que competirá nas categorias Master, Grand-Master e Kahuna.

Guilherme Herdy

Guilherme Herdy

Líder do estadual na Master e Grand-Master – Herdy não pôde competir na primeira etapa do circuito estadual master do Rio, que aconteceu em Quissamã no mês de outubro. Quem fez a festa lá foi Marcelo Bispo, local do Arpoador e ex-surfista profissional que venceu as finais da Master e da Grand-Master. Ele está garantido nas duas categorias do Prainha Master.

“Eu acho extremamente importante essa iniciativa de realizar um circuito master. No Rio de Janeiro tem vários ex-profissionais muito bons parados, sem nada, então ter essa continuidade ajuda a resgatar a galera, de todos estarem se vendo, confraternizando. Isso é muito importante. O ideal é que não fosse só no Rio, mas que todos os estados realizassem circuitos para a galera master”, disse Marcelo Bispo, que foi vice-campeão do circuito Pro Master 2018 do Rio, perdendo apenas para Raoni Monteiro.

Marcelo Bispo. Foto: Barbara Becker.

Marcelo Bispo. Foto: Barbara Becker.

Sobre a etapa, ele contou que está muito confiante. “A minha expectativa é sempre a melhor. A Prainha é um lugar que tem tradição de eventos para as categorias masters. Sempre que eu ia competir lá, eu me dava bem. Estou motivado com os resultados da primeira etapa, e vou para a Prainha bem confiante. Estou com um monte de pranchas boas e estou muito confiante”, finalizou Marcelo Bispo.

Categorias – Além da Master (nascidos em 1986 ou antes), Grand-Master (nascidos em 1981 ou antes) e Kahuna (nascidos em 1976 ou antes), a segunda etapa do estadual do Rio terá também Grand-Kahuna (nascidos em 1971 ou antes). Além dessas, outras cinco categorias serão realizadas, mas da associação local (ASAP): Elite | 40+ | 55+ | 60+ | 65+.

Cronograma – Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, o Prainha Masters começará nesta sexta-feira com a primeira chamada às 7h45 para início imediato às 8h, com a categoria Master (FESERJ).

Na sequência serão realizadas as primeiras fases das categorias Grand-Master, Kahuna e Grand-Kahuna, seguidas pela segunda fase da Kahuna (categoria com o maior número de inscritos nesta etapa). Apenas as categorias estaduais entram na água na sexta, ficando as categorias locais para o final de semana.

No sábado (17), a Feserj pretende finalizar as quatro categorias estaduais e iniciar as categorias locais 55+ e 60+, finalizando estas e demais categorias da ASAP no domingo (18).

Vale lembra que o cronograma está sempre sujeito a alterações no decorrer da prova sem aviso prévio.

Em breve, a ASAP irá divulgar as baterias das categorias locais.

Cartaz do Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Cartaz do Prainha Masters 2022. Foto: Nelson Veiga.

Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, o “Prainha Masters 2022” faz parte do projeto “Rio Cidade do Surf”” e conta com o co-patrocínio da Garytos e da WQSurf, e com o apoio da Super Food, Restaurante Gugut, Quiosque Layback, Barra Surfshop, Harvore, Fu Wax, The Box, e Los Frick. A realização é da FESERJ em parceria com a ASAP, com apoio institucional do Parque Natural Municipal da Prainha, ABRASP e SUDERJ. A divulgação é do Waves.