Primeiro dia de disputas na Segunda Etapa do Estadual de Surfe Profissional

Assista ao vídeo de sábado do Rio Cidade Surf Pro 2013 – Recreio, RJ – Dia 1

Em um sábado de ondas pequenas e muito sol na praia do Recreio dos Bandeirantes, novos e velhos conhecidos dos campeonatos de surfe profissional fazem a festa. Destaque para Victor Ribas, melhor brasileiro classificado na história no Circuito Mundial, e João Vitor Chumbinho, talento da nova geração, que com treze anos chegou as quartas de final

72 competidores de sete estados do país, sendo a maioria do Rio de Janeiro, entraram na água nesse sábado, 16 de novembro, para a abertura da etapa Recreio do Circuito Estadual de Surfe Profissional. Foram 28 baterias que definiram os dezesseis classificados para as quartas de final, programadas para esse domingo a partir das 8:30 hs.

Entre tantos talentos destacaram-se competidores em situações bem distintas. De um lado Victor Ribas, que em 1999 conseguiu o melhor resultado de um brasileiro na história do Circuito Mundial ao finalizar na terceira colocação. Com uma longa carreira Vitinho ainda chama a atenção pelo estilo polido e pela competitividade.

“Comecei o ano um pouco desmotivado e praticando Kitesurf. Isso foi o que me deu ânimo para treinar muito”, confessou Vitinho, que acredita que o apoio de patrocinadores é fundamental para o sucesso da nova geração.

E Vitinho falou isso de olho em outro destaque do dia nas ondas do Recreio, João Vitor Chumbinho. João não conseguiu o título estadual até 14 anos esse ano por causa de uma contusão, que o tirou da última etapa, além de uma viagem ao México, que tirou de outra etapa. “Estou muito amarradão, ganhando de surfistas que até pouco tempo assistia da areia”, disse o talento da nova geração.

Além da ação dos surfistas na água, em terra firme o trabalho também aconteceu. Nesse sábado foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o plantio de 100 mudas de espécies de restinga, evento que contou com a participação de atletas, como Pedro Scooby e Halley Batista, e do presidente da Federação de Surf do Rio de Janeiro, Abilio Fernandes.

Nesse domingo será conhecido o vencedor da etapa e a disputa começa com as quartas de final em baterias que já estão definidas:

Bateria 1 – Gustavo Fernandes (RJ), Marcelo Trekinho (RJ), Lucas Silveira (RJ) e Simão Romão (RJ).

Bateria 2 – Halley Batista (PE), Alex Ribeiro (SP), Ricardo Ferreira (SP) e Rudá Carvalho (BA).

Bateria 3 – Victor Ribas (RJ), Franklin Serpa (BA), Jimmy do Canto (RJ) e Odirley Coutinho (SP)

Bateria 4 – Robson Santos (SP), Daniel Munhoz (RJ), João Vitor Chumbinho (RJ e Bruno Galini (BA).

O Rio Cidade Surf 2013 tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e copatrocínio da Sea Cult. A realização é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Associação Brasileira de Surf Profissional, Recreio Surf Clube e Associação de Surf do Canto do Recreio, restaurante Italian Box, Guaracamp e Tron.