Quiksilver Pro Saquarema começa terça-feira na Praia de Itaúna

Surfistas de 19 países vão disputar o segundo QS 10000 do ano com pontuação máxima de 10.000 pontos para o World Surf League Qualifying Series no Maracanã do surfe brasileiro

Os 96 surfistas de 19 países que vão competir no Quiksilver Pro Saquarema apresentado pela Powerade já estão divididos nas 24 baterias da primeira fase, que começa nesta terça-feira na Praia de Itaúna, também conhecida como o Maracanã do surfe brasileiro pela qualidade internacional das suas ondas. Entre os inscritos nesta segunda etapa com status máximo QS 10000, quinze são top-34 da elite que disputa o Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour este ano. Um deles é o atual campeão do evento, o paulista Wiggolly Dantas. Outra atração é o catarinense Alejo Muniz, que vai defender a liderança do ranking do WSL Qualifying Series na “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

O defensor do título do Quiksilver Pro Saquarema, Wiggolly Dantas, vai estrear só na 17.a bateria da primeira fase, junto com o também paulista Deivid Silva e os franceses Maxime Huscenot e Medi Veminardi, da Ilha Reunião. Já Alejo Muniz, que assumiu a ponta do ranking no primeiro QS 10000 do ano, encerrado no sábado com vitória de Filipe Toledo em Trestles, na Califórnia (EUA), entra na sexta com três surfistas de outros países, o australiano Yadin Nicol, o marroquino Ramzi Boukhiam e o português Marlon Lipke. O catarinense perdeu sua vaga na elite em 2014, mas começou bem a temporada com vitória no QS 6000 de Newcastle (AUS) e tirou a liderança do norte-americano Kolohe Andino quando passou para as oitavas de final na Califórnia.

Este será o primeiro evento da World Surf League no Brasil depois de Gabriel Medina conquistar o título mundial no ano passado. O Quiksilver Pro Saquarema ainda é o mais importante na batalha pelas dez vagas do WSL Qualifying Series para o seleto grupo dos 34 melhores surfistas do mundo. Além de Alejo Muniz, somente Michael Rodrigues, em nono lugar, chegam no Brasil neste grupo dos 10. O cearense compete logo na segunda bateria do dia na Praia de Itaúna, junto com o capixaba Krystian Kymerson, o baiano Marco Fernandez e o australiano Stu Kennedy, sexto colocado do ranking. Até o QS 10000 de Trestles eram quatro brasileiros no G-10, mas o pernambucano Ian Gouveia, o paulista Deivid Silva e o carioca Pedro Henrique, acabaram saindo da lista na Califórnia e só Michael Rodrigues entrou.

Desde 2009, um grande confronto internacional entre surfistas de várias partes do mundo vem acontecendo nas ondas poderosas da Praia de Itaúna. A maioria dos 96 inscritos no QS 10000 de Saquarema este ano é da Austrália, com 24 participantes contra 23 do Brasil. Estes dois países dividiram os títulos nas seis edições desta etapa, com Wiggolly Dantas igualando o placar em 3 a 3 com a vitória no ano passado. Depois, o maior pelotão estrangeiro vem dos Estados Unidos com dez competidores, seguido pelo Havaí (9), Portugal (7), França (4), Espanha (2), Japão (2), Nova Zelândia (2), Taiti (2), Argentina (2), Costa Rica (2), com outros sete países comparecendo com um representante cada, a Irlanda do top do CT, Glenn Hall, África do Sul, Marrocos, Uruguai e as ilhas Canárias, Guadalupe e Reunião.

TOPS DA ELITE – O Quiksilver Pro Saquarema promete ser emocionante desde o primeiro confronto do dia, que é encabeçado por uma das quinze estrelas da elite mundial, Adrian Buchan. Os adversários do australiano na disputa pelas duas primeiras vagas para a segunda fase são o havaiano Torrey Meister, o português Tomas Fernandes e o brasileiro Alex Ribeiro, atual campeão sul-americano da WSL South America com o título conquistado no ano passado. A segunda apresentação de tops do CT acontece na quarta bateria com Matt Wilkinson, australiano que festejou vitória nas ondas de Itaúna em 2012. Ele enfrentará o sul-africano Beyrick De Vries, o brasileiro David do Carmo e o argentino Leandro Usuna.

O próximo é o potiguar Italo Ferreira, que entra na disputa seguinte em uma bateria sul-americana com o pernambucano Ian Gouveia, o argentino Santiago Muniz e o uruguaio Marco Giorgi. Depois tem três confrontos seguidos com tops do CT, o oitavo com o irlandês Glenn Hall, o nono com Keanu Asing que foi vice-campeão na final conta Wiggolly Dantas no ano passado e o décimo com o também havaiano Dusty Payne. Outro havaiano da elite estreia na 12.a bateria, Sebastian Zietz, com o potiguar Jadson André entrando na seguinte. Aí vem mais uma sequência de três baterias com estrelas da elite, a 15.a do norte-americano Brett Simpson, a 16.a do australiano Adam Melling e a 17.a do defensor do título em Saquarema, Wiggolly Dantas.

Completam a lista dos top-34 que participarão do Quiksilver Pro Saquarema o havaiano Fredrick Patacchia na vigésima bateria, o australiano Matt Banting na 21.a, o neozelandês Ricardo Christie na 22.a e o francês Jeremy Flores na 24.a e última bateria. Nesta primeira fase, os dois primeiros colocados de cada confronto avançam para a rodada seguinte, o terceiro termina em 49.o lugar no evento recebendo 600 pontos e 1.000 dólares de prêmio, enquanto o último fica em 73.o lugar com 550 pontos e 750 dólares pela participação. Já o campeão que será conhecido no domingo, fatura o prêmio máximo de 40.000 dólares e marca decisivos 10.000 pontos na corrida pelas dez vagas do WSL Qualifying Series para a elite do CT.

OBSERVAÇÃO: as baterias podem sofrer modificações até o início do campeonato e a versão mais atualizada pode ser acessada pelo link abaixo:
http://www.worldsurfleague.com/events/2015/mqs/1230/quiksilver-pro-saquarema

O POWERADE apresenta QUIKSILVER PRO SAQUAREMA 2015 é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro – Lei de Incentivo ao Esporte, Prefeitura Municipal de Saquarema. O apoio é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). O evento será transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com.

SOBRE A QUIKSILVER – A Quiksilver foi fundada em 1969 e está sediada em Huntington, na Califórnia, Estados Unidos. A marca desenvolve e distribui em todos os continentes uma linha ampla de produtos que inclui roupas, calçados e acessórios voltados para homens, mulheres e crianças. O grupo também inclui as marcas Roxy e DC Shoes e é reconhecido por oferecer produtos de qualidade voltados para praticantes de esportes com pranchas e para os adeptos da natureza, que buscam um estilo de vida proveniente de esportes ao ar livre como surf, skate, snowboarder, BMX, entre outros.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – a World Surf League (WSL) organiza as competições anuais de surfe profissional e as transmissões ao vivo de cada etapa pelo worldsurfleague.com, com todo o drama e aventura do surfe competitivo em qualquer lugar e na hora que acontecer. As sanções da WSL são para os circuitos: World Surf League Championship Tour (CT), que define os campeões mundiais da temporada, Qualifying Series (QS), Big Wave Tour, Longboard e Pro Junior. A organização da WSL está sediada em Santa Monica, Califórnia, com escritório comercial em Nova York, além de sete escritórios regionais de apoio na organização dos eventos, na América do Norte, Havaí, América do Sul, Europa, Austrália, África e Ásia.

————————————————————————
João Carvalho – WSL South America Media Officer
(48) 9988-2986 – jcarvalho@worldsurfleague.com

Assessoria do Quiksilver Pro Saquarema:
Roberta Pinto – (21) 980-201-312 – robertamlpinto@gmail.com
————————————————————————

CAMPEÕES DO MUNDIAL WQS EM SAQUAREMA:
2014: Wiggolly Dantas (BRA) no Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime
2013: Mitch Coleborn (AUS) no Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime
2012: Matt Wilkinson (AUS) no Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime
2011: Kai Otton (AUS) no Coca-Cola apresenta Oakley Saquarema Prime
2010: Willian Cardoso (BRA) no ASP 6-Star Coca-Cola Saquarema Pro
2009: Neco Padaratz (BRA) no ASP 6-Star Coca-Cola Saquarema Pro

PRIMEIRA FASE DO POWERADE APRESENTA QUIKSILVER PRO SAQUAREMA:
———–1.o e 2.o=Segunda Fase / 3.o=49.o lugar (US$ 1.000 e 600 pts) / 4.o=73.o lugar (US$ 750 e 550 pts):
1.a: Adrian Buchan (AUS), Torrey Meister (HAV), Alex Ribeiro (BRA), Tomas Fernandes (PRT)
2.a: Stu Kennedy (AUS), Michael Rodrigues (BRA), Krystian Kymerson (BRA), Marco Fernandez (BRA)
3.a: Jack Freestone (AUS), Tanner Gudauskas (EUA), Mateia Hiquily (TAH), Nathan Yeomans (EUA)
4.a: Matt Wilkinson (AUS), Beyrick De Vries (AFR), David do Carmo (BRA), Leandro Usuna (ARG)
5.a: Italo Ferreira (BRA), Ian Gouveia (BRA), Santiago Muniz (ARG), Marco Giorgi (URU)
6.a: Alejo Muniz (BRA), Yadin Nicol (AUS), Ramzi Boukhiam (MAR), Marlon Lipke (PRT)
7.a: Joan Duru (FRA), Garrett Parkes (AUS), Hizunomê Bettero (BRA), Granger Larsen (HAV)
8.a: Glenn Hall (IRL), Vasco Ribeiro (PRT), Connor O´Leary (AUS), Takumi Yasui (JPN)
9.a: Keanu Asing (HAV), Brent Dorrington (AUS), Noe Mar McGonagle (CRI), Thomas Woods (AUS)
10: Dusty Payne (HAV), Tim Reyes (EUA), Aritz Aranburu (ESP), Cahill Bell-Warren (AUS)
11: Wade Carmichael (AUS), Nathan Hedge (AUS), Cooper Chapman (AUS), Jean da Silva (BRA)
12: Sebastian Zietz (HAV), Conner Coffin (EUA), Mitch Coleborn (AUS), convidado do evento
13: Jadson André (BRA), Caio Ibelli (BRA), Heitor Alves (BRA), Micheal Wright (AUS)
14: Jonathan Gonzalez (CNY), Tomas Hermes (BRA), Nic Von Rupp (PRT), Thiago Camarão (BRA)
15: Brett Simpson (EUA), Ryan Callinan (AUS), Gony Zubizareta (ESP), Hiroto Ohhara (JPN)
16: Adam Melling (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Lucas Silveira (BRA), Bino Lopes (BRA)
17: Wiggolly Dantas (BRA), Maxime Huscenot (FRA), Deivid Silva (BRA), Medi Veminardi (REU)
18: Michael Dunphy (EUA), Willian Cardoso (BRA), Tom Whitaker (AUS), José Ferreira (PRT)
19: Charles Martin (GLP), Carlos Munoz (CRI), Tanner Hendrickson (HAV), Luke Davis (EUA)
20: Fredrick Patacchia (HAV), Dion Atkinson (AUS), Mason Ho (HAV), Messias Felix (BRA)
21: Matt Banting (AUS), Frederico Morais (PRT), Ezekiel Lau (HAV), Steven Pierson (TAH)
22: Ricardo Christie (NZL), Billy Stairmand (NZL), Chris Ward (EUA), Kanoa Igarashi (EUA)
23: Jessé Mendes (BRA), Davey Cathels (AUS), Marc Lacomare (FRA), Perth Standlick (AUS)
24: Jeremy Flores (FRA), Tiago Pires (PRT), Mitch Crews (AUS), Soli Bailey (AUS)