Raoni Monteiro vence o Rio Surf Pro Brasil / Recreio

Nas ondas da praia da Macumba, atletas renomados fizeram a festa do público e garantiram vagas no topo do pódio

No terceiro dia de competições do Rio Surf Pro Brasil 2018, as grandes finais foram realizadas em boas ondas de 0,5m. Com o sol típico de inverno, a praia da Macumba recebeu um bom público, que aplaudiu de pé as vitórias de Rodrigo Sphaier, Raoni Monteiro, Camila Cassia e Evelin Neves. Atletas que marcaram o nome na historia do surf nacional brasileiro.

Rodrigo Sphaier. Foto: Pedro Monteiro

Com o nível altíssimo, o Longboard mostrou sua união transformando as inscrições em premiação. O evento foi coordenado pelo Recreio Surfe Clube e o show garantido. No final, o campeão do mundo Rodrigo Sphaier, de Saquarema, levou a melhor ao vencer Carlos Bahia, surfista de Maresias. Já entre as meninas, Evelin Neves venceu pela primeira vez uma competição, derrotando ninguém menos que a bicampeã brasileira Maina Thompson.

Evelin Neves. Foto: Pedro Monteiro.

Na disputa final das pranchinhas, no Feminino a surfista de Ubatuba, Camila Cassia, travou um duelo a parte com a cearense radicada no Rio, Yanca Costa. Perto do final da bateria Camila pegou uma boa onda para a direita e virou o jogo.

Camila Cassia. Foto: Pedro Monteiro.

Já entre os homens, um duelo entre três surfistas do Rio de Janeiro e um baiano que mora no Rio há mais de 10 anos. Acostumados a surfar as ondas pesadas de Saquarema; João Chianca, Daniel Templar e Raoni Monteiro mostraram muita desenvoltura nas ondas mais deitadas da Macumba.

Correndo por fora, o baiano radicado no Rio, Alandreson Martins, que já treinou muito na praia da Macumba, tentou surpreender com um belo áereo, mas faltou uma segunda onda no somatório das duas melhores para entrar na disputa e acabou terminando na quarta colocação.

O saquaremense Daniel Templar, ainda amador, não acertou as finalizações e terminou em terceiro. Mais agressivo nas manobras, João Chianca chegou a liderar com a maior nota da final, mas Raoni Monteiro foi impecável na segunda parte da final e comandou as ações, marcando 15,75 pontos entre os 20 possíveis para superar seus adversários.

Para os resultados completos acessar o site: www.abrasp.com.

Esta foi a décima segunda etapa do Tour Abrasp 2018, que já passou pelo Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro. O projeto Rio Surf Pro Brasil 2018 será composto por três eventos. Nos dias 14, 15 e 16 de setembro a praia do Grumari recebe das disputas das categorias profissionais e da nova geração de surfista do estado do Rio de Janeiro.

Premiação extra

Para valorizar ainda mais os campeões, a Tatoo Academy BR ofereceu uma tatuagem para as categorias masculina e feminino PRO. Para o Longboard Feminino um vaucher do RICO / SUPER GLASS de um longboard zerado!

Os competidores que participarem das três etapas do Circuito Rio Surf Pro Brasil 2018 estarão concorrendo a um pacote com direito a passagem para Indonésia, translado de Padang para Mentawais e 10 dias no Hidden Bay Resort. Um oferecimento da INDO DREAMS TOURS e HIDDEN BAY RESORT MENTAWAIS para aqueles fieis ao circuito RIO SURF PRO BRASIL 2018.

Ações sociais

Foi realizada uma campanha de arrecadação de alimentos. Essas foram doadas para a  Ação Social Recreio, uma “ong” criada em 2015 por moradoras do bairro. A instituição possui sede no Terreirão, 15 voluntárias fixas e conta com o apoio de profissionais de diversas áreas, como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, dentre outros.

Hoje, a Ação Social Recreio atende cerca de 40 famílias do Recreio, Vargens, Guaratiba e Jacarepaguá, que recebem remédios, doações, cestas básicas, fraldas e etc. Na sede, são realizadas aulas de português, matemática, inglês e alfabetização, de forma gratuita, para
as crianças,  moradores da região. A instituição também presta apoio a asilos e abrigos locais. A cada 5 Kg doados os participantes dessa ação concorreram a um número para o sorteio de uma prancha oferecida pela Super Glass.

Ação ambiental

Durante o  Rio Surf Pro Brasil 2018, rolou uma ação do Recicla Surf, com conscientização ambiental, através de um mutirão de limpeza, distribuição de sacolas “biodegradáveis”, oficina sustentável e distribuição de copos personalizados para reduzir o uso de descartáveis.

O Rio Surf Pro Brasil 2018 é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional. O evento conta com os apoios: South, Parmê, Rubber Sticky, Rico Point, Super Glass, Ruy Camargo, Keto, Ramada, Indo Dreams Tours /Hidden Bay Resort Mentawais e Tattoo Academy BR.

Apoio técnico da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e do Recreio Surfe Clube.⠀⠀

Feminino Pro
1 – Camila Cassia (SP)
2 – Yanca Costa (CE)
3 – Karol Ribeiro (RJ)
4 – Diana Cristina (PB)
⠀⠀
Masculino Pro
1 – Raoni Monteiro (RJ)
2 – Joao Chianca (RJ)
3 – Daniel Templar (RJ)
4 – Alandreson Martins (RJ)
⠀⠀
Longboard
1 – Rodrigo Sphaier
2 – Carlos Bahia
3 – Patrick Ribeiro
4 – Jonas Lima
⠀⠀
Long Feminino
1- Evelin Neves
2 – Maina Thompson
3 – Cris Pires
4 – Aline Adisaka
5 – Kamila Maia

Por Pedro Monteiro / Abrasp