Regulamento para o Mundia ISA 2013

COMUNICADO CALENDÁRIO

Prezados Amigos,
Ainda dentro do assunto que envolve o calendário de 2013, a CBS tem a informar o que se segue:

A International Surfing Association ( ISA ) nos enviou esta semana as datas para seus eventos de 2013 . Algumas datas foram antecipadas, e todos os eventos ficaram concentrados no primeiro semestre de 2013. As datas dos eventos da ISA que se relacionam com nosso circuito em termos de formação de equipe brasileira são:

1) 06 a 14 de abril – Mundial Master no Equador
2) 04 a 12 de maio – World Surfing Games no Panama ( Open e Fem.)
3) 08 a 16 de junho – Mundial Junior na Nicarágua.

Assim sendo, a CBS fica obrigada a reorganizar seu calendário para que se possa ter um número de eventos do circuito classificatório que permita a realização de um descarte na formação da equipe , tendo em vista que sabidamente a primeira etapa marcada para janeiro será uma etapa difícil para algumas federações e atletas comparecerem.

Desta maneira , a proposta da CBS é que tenhamos DUAS etapas válidas em 2013 antes dos mundiais de cada categoria . Para efeito da seleção dos atletas ficam contando os DOIS melhores resultados considerando-se TRES pontuações, ou seja:

1) Posição final do ranking de 2012.
2) Resultado da Primeira Etapa do Circuito de 2013.
3) Resultado da Segunda Etapa do Circuito de 2013.

Portanto, analisando-se cada evento teremos:

a) Equipe para o Mundial Master:
Serão considerados COM UM DESCARTE , o resultado da colocação final do ranking de 2012, o resultado da I Etapa em Fortaleza dias 26 e 27 de janeiro e o resultado da II Etapa prevista para a Bahia dias 09 e 10 de março (*).
Não existem atletas convidados para este evento com exceção do Feminino Master.

b) Equipe para o World Surfing Games:
Serão considerados COM UM DESCARTE , o resultado da colocação final do ranking de 2012, o resultado da I Etapa em Maracaípe dias 18 a 20 de janeiro e o resultado da II Etapa que inicialmente estava prevista para a Bahia dias 25 e 26 de maio , mas que será antecipada para uma data a ser divulgada e anterior ao World Surfing Games.
Para o World Surfing Games teremos DOIS surfistas convidados na categoria Open e UMA surfista convidada na categoria FEMININO OPEN . O ranking determinará os dois primeiros da categoria OPEN e a primeira da categoria FEMININO OPEN.

c) Equipe para o Mundial Junior. Serão considerados COM UM DESCARTE , o resultado da colocação final do ranking de 2012, o resultado da I Etapa em Maracaípe dias 18 a 20 de janeiro e o resultado da II Etapa que inicialmente estava prevista para a Bahia dias 25 e 26 de maio, mas que será antecipada para uma data a ser divulgada e já referida no item acima.
Para o Mundial Júnior teremos DOIS surfistas convidados na categoria Sub 18, DOIS surfistas convidados na categoria Sub 16, UMA surfista convidada na categoria FEMININO OPEN e UMA surfista convidada na categoria FEMININO JUNIOR. O ranking determinará os dois primeiros da categoria Sub 18 e Sub 16 e a primeira da categoria FEMININO OPEN e FEMININO JUNIOR.

(*)Embora em comunicações anteriores tenha se dito que uma etapa para ser válida como seletiva , deveria terminar a pelo menos um mês antes do início do Mundial , em razão da proximidade das datas dos eventos da ISA , a II etapa do Circuito Masters vai se
validada e não terá sua data modificada, embora a mesma tenha seu término a pouco menos de um mês do início do Mundial.

RANKING FINAL DE 2013

Para O RANKING Final de 2013 teremos a seguinte situação:

1) Para o caso de 4 Etapas realizadas:
Ranking Individual terá UM DESCARTE
Ranking por Equipes terá UM DESCARTE

2) Para o caso de 5 Etapas realizadas:
Ranking Individual terá DOIS DESCARTES
Ranking por Equipes terá UM DESCARTE

*Esperamos que este critério possa atender aos anseios da maioria dos atletas e Federações.

Sabemos que uma solução que agrade 100% a todos os interesses é impossível de ser conseguida, mas o que se tenta é buscar uma solução que possa garantir chances iguais a todos os envolvidos nas competições.

Obs.: Aguardamos novas propostas de nossas afiliadas e/ou promotores de eventos, salientando que nosso calendário poderá sofrer alterações.

Acompanhe o calendário em nosso site, cbsurf.org.br e no facebook, cbsurf.

Forte abraço e obrigado a todos que nos enviaram opiniões e sugestões construtivas.

Adalvo Argolo
Presidente