Release [Mutirão de Limpeza do Arpoador]

Em um belo domingo de sol e altas ondas no Arpoador, surfistas locais e voluntários se uniram para realizar uma ação em prol do meio ambiente, o Mutirão de Limpeza do Arpoador. Organizado pelo Arpoador Surf Club (ASC), esta ação fez parte do Dia das Boas Ações, que é o maior movimento de mobilização para engajamento social no mundo.

Os voluntários foram divididos em grupos com diferentes áreas de atuação: Praia do Arpoador, Praia do Diabo, Pedras do Arpoador, e Parque Garota de Ipanema (no acesso à pista de skate). Todos se impressionaram muito com a quantidade e o tipo de lixo encontrado em um lugar cujo maior valor é a natureza. Como o ser humano é capaz de destruir aquilo que ele mais admira?

As areias das praias foram peneiradas com equipamentos (pás e peneiras azuis) cedidos pela Comlurb, apoiadora da ação. Nas pedras foram utilizadas vassouras de ferro (ancinhos), além de muita disposição!

Seguem alguns relatos dos voluntários sobre o que mais os impressionaram durante a ação:

Roberto Motta (morador): “Eu coletei uma quantidade infindável de guimbas, muita coisa nojenta e fedorenta que não consegui identificar, muita garrafa de água mineral (inclusive algumas cheias) e o mais original: uma calcinha estampada!”.

Ian Cosenza (free-surfer e sócio-colaborador do ASC): “Muito maneiro ver a galera toda unida pelo bem do Arpoador! Em relação ao que mais me impressionou, foi a enorme quantidade de fezes humanas! Acredito que grande parte dos lixos mais pesados e nojentos que retiramos foram deixados ali pelos moradores de rua”.

Rodrigo Curumim (sócio-atleta ASC): “Eu e mais dois voluntários fomos ali pelas imediações da caverna do Diabo e nos deparamos com moradores de rua ainda dormindo e muita sujeira (fezes, absorventes, seringas, roupas sujas, lonas, muitas garrafas plásticas e latas em locais de difícil acesso). Ali nessa localidade é realmente crítico e desde que moro no Arpoador há 30 anos nunca foi feito nada mais efetivo para melhorar a situação. Se ali na cara do gol como no Parque Garota de Ipanema não fazem nada, imagine lá na caverna escondido se vão fazer”.

Mario Saladini (sócio-atleta ASC): “No tempo que fiquei coletando no Diabo encontrei vários tipos de resíduos, como latas, copos descartáveis, embalagens de biscoitos e pedaços de isopor. Sempre me impressiono com a grande quantidade de tampas de garrafas PET e de guimbas de cigarro. Aliás, o péssimo hábito dos fumantes deve ser combatido de todas as formas, pois não basta largar na areia, tem que enterrar – o que acaba dificultando ainda mais o trabalho de limpeza das areias”.

Paulinho Guimarães (sócio-atleta ASC): “O que mais me impressionou e acho que as crianças também, foi a sujeira no acesso à pista de skate pelo Diabo, diversos moradores de rua, várias fezes, muita camisinha e guimbas de cigarro. Em alguns lugares o Jean (instrutor de surf) evitou que as crianças fossem, pois as cenas eram mais fortes. Voltando pela ciclovia para casa meu filho perguntou “porque não fazemos o mutirão de coleta no resto da praia também, tem muito lixo no caminho todo”. O caminho é este, formar uma geração que tenha mais participação na sociedade e lute pelas coisas em que acreditam”.

Para Bruno Richter (sócio-atleta ASC), que junto com a esposa andou por diversos caminhos nas Pedras, o que mais impressionou foi a sujeira nas pequenas grutas (em lugares de difícil acesso), com muito lixo plástico e cacos de vidro de garrafas (cerveja) quebradas, que estão lá há muito tempo. Apesar de muito esforço e vontade, Nobru disse que não conseguiram retirar parte deste lixo, pois o acesso era complicado, e algumas garrafas plásticas estão presas entre as rochas e não saem. A enorme quantidade de guimbas em todo o percurso também impressionou o Nobru, sendo a situação mais crítica em pequenas fendas onde estas ficam presas. Ele sugere colocar pequenas lixeiras de guimbas de cigarro (similares a umas colocadas na Ilha do Mel, de PVC), nestes locais mais isolados inclusive.

Sergio Aguiar, sócio colaborador mais antigo do ASC, também se impressionou com o lixo em locais de difícil acesso: “Se jogassem o lixo no chão ao menos seria fácil de ser coletado pelos garis, mas, eles jogam nos buracos, onde só os animais ou as ondas alcançam”.

Fotos dos colaboradores Sergio Aguiar (pdf anexo) e Ana Paula Vasconcelos (https://goo.gl/Z94zZM) são capazes de melhor ilustrar como foi a ação e quais os principais problemas encontrados pelos voluntários.

Apesar da tristeza em ver o meio ambiente tão degradado, o resultado da ação foi um sucesso! Ao todo foram em torno de 230 pessoas de todas as idades participando do Mutirão, em um belíssimo exemplo de cidadania! E certamente ganhamos novos ativistas (incluindo algumas crianças) para esta causa tão importante. O surfista local Pablo Becker e o barraqueiro PQD foram premiados pelo Instituto E pelo trabalho incansável durante toda a ação, enquanto todos os outros voluntários foram premiados pelo Meu Copo Eco com copos sustentáveis e 100% recicláveis.

Para muitos, abrir mão do surf neste domingo não foi nada fácil, mas, esse não era dia de usufruir e sim de dar de volta ao meio ambiente que tanto exploramos.

No fim, uma pegadinha: Colocamos uma garrafa PET no chão bem no meio da passagem dos pedestres, entre duas lixeiras da Comlurb, para vermos a reação das pessoas. Dentre muitos que passaram insensíveis ao lixo, um senhor que desviou de seu caminho para recolher a garrafa foi ovacionado como um herói pelos nossos voluntários. “Isso tudo é pra mim?” ele perguntou, e ao receber a resposta afirmativa seguiu seu caminho com um sorriso no rosto. Nós é que lhe agradecemos, amigo. (veja o vídeo da pegadinha em https://goo.gl/V2d1Bf).

O próximo mutirão já tem data marcada: dia 05 de junho (domingo), dia mundial do meio ambiente!

O Mutirão de Limpeza do Arpoador foi uma realização da associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club (ASC) em parceria com a OsklenSurfing e com as ONGs Atados, Instituto E, Sea Shepherd, SurfRider Foundation, com apoio do Meu Copo Eco e apoio institucional da Subprefeitura Zona Sul e Comlurb.

Agradecimentos especiais: Ana Luiza (Atados), Glenn Suba (SurfRider Foundation), Nina (Instituto E), Oskar Metsavaht e Daniel Reznik (OsklenSurfing), Francisco Morais e Ana Rebouças (Comlurb), Roni Veloso (Sign Center), Luiz Albuquerque (Sea Shepherd), Martin Juflinho (Meu Copo Eco), Bruno Ramos (Subprefeitura Zona Sul), Mexicano, Jean e Scooby (ASC), e todos(as) os(as) voluntários(as).

Evento: Mutirão de Limpeza do Arpoador

Data: 10 de abril de 2016

Guilherme Aguiar | Presidente
Arpoador Surf Club – A.S.C. | Associação (civil sem fins lucrativos e políticos) dos surfistas da praia do Arpoador (RJ)
CNPJ: 08.885.471/0001-36
www.arpoadorsurfclub.com | www.facebook.com/arpoadorsurfclub