Retomada de projeto idealizado por surfistas para a preservação do litoral Carioca

 

Rio, 15 de março de 2013.

FESERJ PROMOVE EVENTO PARA COMEMORAR RETOMADA DE PROJETO IDEALIZADO POR SURFISTAS PARA A PRESERVAÇÃO DO LITORAL CARIOCA.

A Feserj (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) estará realizando um evento para comemorar a retomada do “Projeto de Recuperação da Vegetação Nativa das Praias do Rio de Janeiro”, iniciativa de um grupo de surfistas moradores do Recreio dos Bandeirantes, no ano de 2000.

No início do mês de março do corrente ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Recuperação Ambiental (CRA), assumiu a recuperação de uma área de vegetação de restinga de aproximadamente 10.000 m2, entre as ruas 6w e 4W, na Praia do Pontal, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ.

O trabalho faz parte de um programa da CRA para recuperação da vegetação de restinga já em andamento, que se estende de Grumari até Ipanema e consiste na retirada de espécies exóticas, cercamento, plantio de mudas nativas e implantação de placas informativas.

A principal atividade do evento organizado pela Feserj, que conta com o apoio do Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi, será um plantio com surfistas, moradores e frequentadores do Local.

Grandes ícones do surf carioca, como Rico de Souza, Carlos Burle, Daniel Friedman, Gustavo Fernandes, Leandro Bastos, Phil Rajzmann, Marcelo Freitas, estão na lista de convidados.

Tendas serão montadas para a exposição de imagens e textos do arquivo pessoal do surfista e ambientalista Abílio Fernandes, sobre as transformações ambientais que vem ocorrendo nas praias do litoral carioca, bem como em outras praias do litoral brasileiro nas últimas décadas, devido ao desmatamento da vegetação costeira, na tentativa de mostrar a importância do ecossistema de restingas para a proteção do nosso litoral.

Além das tendas temáticas e o plantio, será oferecido um “café da manhã comunitário” para confraternização entre os participantes do evento, marcado para acontecer sábado, dia 23 de março, a partir das 10:00 h, na praia do Pontal, em frente a Rua 5W.

Histórico Projeto de Recuperação da Vegetação de Restinga das Praias do Rio de Janeiro

No ano de 2000, um grupo de surfistas, através do “Pontal Eco Classic”, primeiro campeonato de Longbord da Praia do Pontal, realizado pelo Recreio Surf Clube, Associação regional filiada a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), deu início a recuperação da vegetação da orla da Praia do Pontal, criando os Canteiros de Proteção Permanente, delimitando o acesso dos banhistas à praia, realizando o replantio da Vegetação Nativa e a implantação de placas indicativo-pedagógicas, em parceria e acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o apoio do Parque Natural Municipal de Marapendi.

Com atuação de caráter socioambiental, cultural e educativa, buscando preservar e ampliar a qualidade do meio ambiente por meio do plantio de canteiros de vegetação de restinga, integrado a ações de educação ambiental, nas areias da orla das praias da cidade do Rio de Janeiro, como a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Prainha, entre outras.

Acredita-se que a educação ambiental é um fator essencial para atribuir um verdadeiro e novo conceito ao meio ambiente. Para isto, seus esforços são direcionados para sensibilizar, mobilizar a sociedade e torná-la mais consciente da necessidade de interagir de um modo sustentável com a natureza e ao plantar vegetação nativa estamos plantando sementes desta nova postura.

Em 2001, visando unir o trabalho de recuperação das áreas degradadas da orla com uma proposta de educação ambiental, para alunos das escolas municipais da região, foi criado e apresentado em 18 de dezembro de 2001, no Seminário da Agenda 21: “Qualidade de Vida e Sustentabilidade na AP4”, realizado no auditório da Universidade Castelo Branco, na Barra da Tijuca, o Projeto “Alunos Guardiões da Orla”, de autoria do surfista e ambientalista Abílio Fernandes.

Em 2002, o Projeto foi selecionado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do recém-criado, Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi, que em parceria com a 7ª. CRE (Centro de Referência em Educação Ambiental) e Sub Prefeitura da Barra da Tijuca, viabilizou a sua realização. O Projeto “Alunos Guardiões da Orla” foi o primeiro projeto realizado no CEA Marapendi.

Até o final de 2005, quando o Projeto foi paralisado, já haviam sido plantados cerca de 20.000 mudas de vegetação de restinga, com a participação de 2.400 alunos da rede municipal, nas areias das praias do Recreio dos Bandeirantes.

Assessoria Feserj,

(21) 7884-4226, 2490-0754