Rio Cidade do Surf é apresentado no Arpoador

Neste domingo (27) o projeto “Rio Cidade do Surf” foi apresentado à comunidade do surfe carioca. O “Rio Cidade do Surf” é um projeto da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ, com patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL da Prefeitura do Rio, e que contempla com eventos os principais picos de surfe da cidade onde já existem associações de surfistas filiadas à Federação, que são: Arpoador, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha e Grumari.

Em cada uma destas praias serão realizados dois eventos, um válido pelo Circuito Estadual de Surfe do Rio de Janeiro e outro válido pelo circuito da associação local. Além disso, o projeto prevê a realização de uma etapa para as categorias profissionais (masculino e feminino) com 60 mil reais de premiação.

“Este projeto nos possibilitará trabalhar diversas categorias de atletas, desde a novíssima geração até os profissionais, passando pelos veteranos (masters) e pelo longboard, aproveitando da melhor forma as diferentes características de onda que temos na cidade do Rio”, comenta Guilherme Aguiar, presidente da Federação, que complementa: “Além disso, iremos ajudar as associações locais a promoverem os seus circuitos de base, o que é fundamental para fortalecermos a cultura do esporte e para revelarmos novos talentos em nosso litoral”.

Rio Cidade do Surf é apresentado no Arpoador

Além dos presidentes de todas as associações de surfe da cidade, a Confederação Brasileira de Surf – CBSurf também se fez presente através do diretor Guilherme Pollastri, que ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento do surfe na cidade, reforçando o compromisso da nova administração da CBSurf com as Federações e associações de surfe do país.

O Rio Cidade do Surf está previsto para iniciar no mês de maio, justamente com a etapa válida pelo Circuito Estadual de Surf Profissional. O pico escolhido foi a Praia do Recreio, na zona oeste da cidade, onde há três opções de posicionamento do palanque em função das condições do mar na data do evento.

Rio Cidade do Surf é apresentado no Arpoador

Segue a programação completa, que ainda pode sofrer alterações em função do calendário nacional de competições de surfe ainda não divulgado oficialmente pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf):

PRAIA DO RECREIO | 20-29/MAI
1 Etapa do Estadual Profissional (60 mil reais) + 1 Etapa do Circuito Local

PRAIA DE GRUMARI | 11-19/JUN
1 Etapa do Estadual Júnior + 1 Etapa do Circuito Local

PRAIA DA MACUMBA | 27-28/AGO
1 Etapa do Estadual Longboard

PRAIA DO ARPOADOR | 10-18/SET
1 Etapa do Estadual Júnior + 1 Etapa do Circuito Local

PRAIA DE SÃO CONRADO | 08-16/OUT
1 Etapa do Estadual Máster + 1 Etapa do Circuito Local

PRAIA DA BARRA DA TIJUCA | 22-30/OUT
1 Etapa do Estadual Júnior + 1 Etapa do Circuito Local

PRAINHA | 19-27/NOV
1 Etapa do Estadual Master + 1 Etapa do Circuito Local

Categorias contempladas: Sub-12 (Masculino e Feminino), Sub-14 (Masculino e Feminino), Sub-16 (Masculino e Feminino), Sub-18 (Masculino e Feminino), Master, Grand-Master, Kahuna, Grand-Kahuna, Longboard Junior (Masculino e Feminino), Longboard Open (Masculino e Feminino), Longboard Master, Longboard Grand-Master, Longboard Kahuna, Longboard Grand-Kahuna, Longboard Legends, mais as categorias extras das associações locais.

O “Rio Cidade do Surf” é um projeto da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ, com patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL da Prefeitura do Rio, e com parceria das associações Arpoador Surf Club – ASC, Favela Surf Club – FSC, Associação de Surf de São Conrado – ASSC, Associação de Surf da Rocinha – ASR, Associação de Surf da Barra da Tijuca – ASBT, Recreio Surf Clube – RSC, Associação de Surf do Canto do Recreio – ASCR, Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha – ASAP, Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari – ASAG.