Rio Surfe Pro Brasil 2018 – Profissionais abrem etapa de Grumari

Em ondas de 0,5m a 1m aconteceram as duas primeiras fases do Masculino e a abertura da disputa entre as mulheres

Depois de adiado por causa dos fortes ventos que sopraram na quinta-feira, nesta sexta, 14 de setembro, começaram as disputas profissionais no Rio Surfe Pro Brasil 2018. Depois de quatro baterias na primeira fase já entraram na água os principais classificados.

João Chianca. Foto: Pedro Monteiro.

Foram dezesseis baterias e logo na primeira uma surpresa, a desclassificação do líder do ranking Estadual, Leandro Bastos. Leandro agora faz contas, pois seu principal adversário, o jovem João Chianca, não só passou para as oitavas de final, como também fez a maior média do evento, alcançando mais de 9 pontos em dez possíveis.

Já no Feminino, a desclassificação de Karol Ribeiro foi a principal baixa. Karol vem de contusão, tendo passado 8 dias internada por causa de uma bactéria no joelho. Outras favoritas seguiram na competição, com destaque para Anne dos Santos e Taís de Almeida, ambas de olho no título estadual da temporada.

Anne dos Santos. Foto: Pedro Monteiro.

O sábado está reservado para os amadores, na segunda etapa de 1.000 pontos do Circuito Estadual de Surf Amador do Rio de Janeiro (antigo “Circuito Nova Geração”). Será uma etapa decisiva para a definição dos campeões estaduais e da equipe que irá representar o Rio no brasileiro amador de 2019, não podendo ser descartada.

Já no domingo, 16 de setembro, acontecem as fases decisivas do profissional e, ainda, as finais das categorias amadoras.

Ações sociais

Durante o evento está sendo realizada uma campanha de arrecadação de brinquedos. Esses serão direcionados para uma ação que a Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari estará realizando em outubro, no Dia das Crianças, com os moradores da comunidade. Os participantes dessa ação concorrerão ao sorteio de uma prancha Wetworks, que será realizado durante a cerimônia de premiação.

Anselmo Correia. Foto: Pedro Monteiro.

Ação ambiental

Neste sábado, Dia Mundial da Limpeza, mais de 150 países estarão reunidos em prol desse problema global. Essa será a maior ação cívica do mundo e no Brasil terá vários focos de ativação. Entre eles a praia de Grumari, tendo como base a estrutura do Rio Surf Pro Brasil, a partir das 10 hs da manhã.

O Rio Surf Pro Brasil 2018 é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional – ABRASP. O evento conta com o apoio da South, Parmê, Indo Dreams Tours / Hidden Bay Resort Mentawais, Rubber Sticky, Rico, Ramada, Tattoo Academy BR, Wetworks e Rhyno Foam. Apoio técnico da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e nessa etapa da Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari.