Rip Curl Grom Search completa 15 anos no Brasil com 3 etapas no início de 2014

CIRCUITO TERÁ ABERTURA NOS DIAS 18 E 19 DE JANEIRO, EM TRAMANDAÍ/RS

Em 2014, o Rip Curl Grom Search completa 15 anos de realização no Brasil e a comemoração será com três etapas em “picos” diferentes dos últimos anos. Apresentado por Wizard, o evento para surfistas com até 16 anos de idade tem como slogan “muito mais que um campeonato de surf” e garante aos campeões a participação na final internacional, em 2015, na Austrália, em pleno Rip Curl Pro, em Bells Beach, a mais tradicional etapa do Circuito Mundial de Surf.

A abertura será nos dias 18 e 19 de janeiro, no Píer de Tramandaí, em Tramandaí/RS. Nos dias 8 e 9 de fevereiro será a vez do Canto do Recreio, no Rio de Janeiro/RJ e, fechando o ranking, a disputa na Praia de Pitangueiras (Canto do Maluf), em Guarujá/SP, nos dais 22 e 23 também de fevereiro. Em disputa, quatro categorias, a grommet (nascidos de 2002 em diante), a iniciante (a partir de 2000), a mirim e a feminina (1998 em diante).

Nas duas últimas, os campeões na soma geral levam passagens aéreas para a Austrália e um mês de intercâmbio cultural, oferecido por Study Way Intercâmbios, antes do Rip Curl Grom Search International. “O Rip Curl Grom Search é o principal evento do Brasil para surfistas com até 16 anos e tem uma história importante na revelação de novos valores. Nesses 14 anos, muitos talentos passaram pelo evento, como Gabriel Medina, Miguel Pupo, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Alejo Muniz, Jadson André, Caio Ibelli. No exterior, também temos grandes exemplos como a Stephanie Gilmore, Alana Blanchard, Tyler Wright e Jordy Smith”, comenta Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.

Ele destaca que a proposta do evento é estimular o espírito de camaradagem e o desenvolvimento pessoal dos atletas. “Em todas as etapas realizamos ações socioambientais e atividades fora do mar, além da tradicional confraternização dos competidores sempre no sábado à noite”, ressalta Fernando, lembrando que o Rip Curl Grom Search é um projeto internacional da Rip Curl, uma das gigantes mundiais do mercado surfwear, que acontece anualmente em sete países ao mesmo tempo, incluindo, Austrália, Indonésia, África do Sul, Estados Unidos e na Europa.

Em cada disputa, a premiação contará com kit com produtos Rip Curl, fones de ouvido Skullcandy, câmeras fotográficas a prova d’água GoPro e assinaturas anuais da revista Fluir. “Os campeões do Circuito na mirim e feminina terão a chance de representar o Brasil na final internacional do Grom Search, que acontece durante o Rip Curl Pro Bells Beach, intercâmbio Cultural, com curso intensivo de inglês e hospedagem em casa de família na Austrália, com duração de um mês, passagem ida e volta, além de hospedagem durante o campeonato”, anuncia Fernando Gonzalez.

Nas três etapas, quem não puder acompanhar de perto, terá a transmissão ao vivo pela internet, no site www.ripcurl.com.br. “Teremos novamente estrutura de evento profissional para a molecada da nova geração do surf brasileiro”, ressalta Fernando. “Outro ponto importante fica para as ações socioambientais, com a doação de um quilo de alimento não perecível junto às inscrições para entidades beneficentes e a distribuição e plantio de mudas nativas, bem como gincanas ecológicas”, completa.

Informações sobre inscrições para a etapa inicial em Tramandaí e lista de opções de pousadas com preços especiais serão divulgados em breve. O Rip Curl Grom Search 2014 é apresentado por Wizard, maior escola de idiomas do Brasil, com patrocínios das lojas Lipsul, WQSurf e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, Study Way Intercâmbio, Skygraf do Brasil, prefeituras municipais de Tramandaí, Rio de Janeiro e Guarujá. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf (CBS), federações Gaúcha (FGS), Carioca (FESERJ) e Paulista (FPS) de Surf. Divulgação da FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir.

ETAPAS:
1ª etapa: Píer de Tramandaí, Tramandaí/RS- 18/19 janeiro
2ª etapa: Canto do Recreio, Rio de Janeiro/RJ – 08/09 fevereiro
3ª etapa: Praia de Pitangueiras (Canto do Maluf), Guarujá/SP- 22/23 fevereiro

Em 14 anos de Circuito, paulistas têm mais títulos

O Rip Curl Grom Search foi criado em 1998 na Austrália e a 1ª edição foi disputada na praia de JunJac. O evento vem ganhando força a cada ano e já conta com disputas nos Estados Unidos, África do Sul, Indonésia, Nova Zelândia e Europa. O Brasil começou a realizar o evento em 2000 e já reuniu mais de 2,5 mil surfistas por toda a costa. Nomes conhecidos, todos que hoje figuram no World Tour (WT), a elite mundial, já passaram pela competição, como Adriano de Souza, Gabriel Medina, Alejo Muniz, Miguel Pupo e Filipe Toledo.

Desde 2004, o evento ganhou status de Circuito (antes eram feitas etapas isoladas). Em dez anos de disputas, os paulistas levaram 22 dos 40 títulos, criando uma hegemonia na grommet, só quebrada ano passado. Os paranaenses e catarinenses têm cinco títulos, os surfistas do Rio de Janeiro outros cinco e a Paraíba, mais um.

O maior vencedor é Filipe Toledo, de Ubatuba, filho do bicampeão brasileiro pro, Ricardo Toledo, e integrante no WT, com cinco títulos em três categorias. Ele faturou dois canecos entre os mais novos, outros dois na iniciante e fechou sua excelente participação comemorando mais uma conquista na mirim.

Na edição inicial do novo formato os campeões foram o catarinense Giancarlo Zampieri, na mirim; o paranaense Rafael Teixeira, na iniciante; o paulista Nathan Brandi, na grommet; e outro destaque do Paraná, Bruna Schmitz, na feminina. No ano seguinte, Bruninha repetiu a dose entre as meninas e nas três categorias masculinas os títulos ficaram com paulistas. Wesley Moraes faturou a mirim, Miguel Pupo a iniciante e Sidney Guimarães a grommet.

Em 2006, o paranaense Peterson Crisanto, o Urso, fez bonito levando a mirim e a iniciante de uma só vez. A paraibana Diana Cristina, uma das maiores revelações da categoria, comemorou entre as meninas, e Filipe Toledo iniciou a sequência de títulos com 100% de aproveitamento na grommet.

O circuito de 2007 teve Filipinho faturando o bicampeonato entre os mais novos. Na mirim, o campeão foi o também paulista Miguel Pupo, filho de outro grande nome do surf nacional, Wagner Pupo. Na feminina, a catarinense Gabriela Leite foi imbatível, enquanto que na iniciante, mais um paulista ergueu a taça. Jessé Mendes ficou com o título no desempate contra Gabriel Medina.

O paranaense Victor Valentim foi campeão mirim de 2008, numa disputa acirrada contra o paulista Nathan Brandi. Na feminina, quem levou a melhor foi a paulista Juliana Meneghel, também numa decisão emocionante contra Kaena Brandi (irmã de Nathan). Filipe Toledo festejou pelo terceiro ano seguido no Rip Curl Grom Search, desta vez na iniciante, enquanto que na grommet, mais um título para São Paulo, com Edgard Groggia.

No ano seguinte, o paulista Gabriel Medina, fenômeno do surf mundial e integrante da equipe Rip Curl, foi o melhor na mirim. Isabela Lima, do Rio de Janeiro, levou a feminina, com Filipinho Toledo em mais um titulo na iniciante e o paulista, Victor Bernardo, o número 1 da grommet.

O campeonato de 2010 teve domínio total dos paulistas. Deivid Silva faturou a mirim; Vitória Pereira, a feminina; Igor Morais, a iniciantes; e Vitor Mendes, a grommet. Em 2011, mais títulos dos atletas de São Paulo e novamente Filipe Toledo no lugar mais alto do pódio, desta vez na mirim, numa demonstração de superação, por competir lesionado. Entre as meninas, novo título para as cariocas, com Carol Fernandes. Igor Morais garantiu o bicampeonato na iniciante e Samuel Pupo, irmão de Miguel Pupo, foi o melhor da grommet, no desempate com o carioca João Vitor Chumbinho.

Em 2012, apenas Samuel Pupo garantiu o primeiro lugar aos paulistas, com o bi da grommet. Lucas Silveira e Karol Ribeiro fizeram dobradinha do Rio de Janeiro na mirim e feminina, enquanto que o catarinense Gustavo Ribeiro ganhou na iniciante.

No início deste ano foi a vez de Santa Catarina dominar, com os três títulos masculinos, com Matheus Herdy levando na grommet e na iniciante e Gustavo Ramos na mirim. A superioridade foi tamanha que os atletas daquele estado também ficaram com os vices. Ian Tavares foi o segundo na mirim, enquanto que Lucas Vicente, a exemplo de Matheus Herdy, chegou nos outros dois pódios, terminando com o mesmo número de pontos do campeão na iniciante. Já na feminina, mais uma conquista para o Rio de Janeiro, agora com Kayane Reis.

RANKING FINAL 2013 – APÓS 3 ETAPAS

MIRIM

1 Gustavo Ramos – SC – 1.810 pontos (CAMPEÃO E VAGA GARANTIDA AO RIP CURL GROM SEARCH INTERNATIONAL 2014)
2 Ian Tavares – SC – 1.810
3 Wesley Dantas – SP – 1.629
4 Andress Almeida – RJ – 1.556

FEMININA

1 Kayane Reis – RJ – 2.00 pontos (CAMPEÃ E VAGA GARANTIDA AO RIP CURL GROM SEARCH INTERNATIONAL 2014)
2 Sol Maria – SC – 1.539
3 Açucena Vaz – SP – 1.312
4 Anna Júlia Takaki – SP – SP – 1.260

INICIANTE

1 Matheus Herdy – SC – 1.810 pontos (CAMPEÃO)*
2 Lucas Vicente – SC – 1.810
3 Samuel Pupo – SP – 1.656
4 Giovani Pontes – SP – 1.431

GROMMET

1 Matheus Herdy – SC – 2.000 pontos (CAMPEÃO)
2 Lucas Vicente – SC – 1.800
3 Eduardo Motta – SP – 1.710
4 Leonardo Barcelos – SC – 1.539

POR SILVIA WINIK