Rip Curl Grom Search tem início neste sábado nas ondas de Tramandaí

PAULISTA SAMUEL PUPO É UM DOS DESTAQUES NA BRIGA PELA VAGA À AUSTRÁLIA

Com as vagas para a final internacional na Austrália como grande atrativo, começa neste sábado (18) o 15º Rip Curl Grom Search. A primeira das três etapas (todas realizadas durante o verão) será no Píer de Tramandaí, no litoral gaúcho, com as finais no domingo (19). As disputas começam às 8 horas, com os surfistas da mirim e seguem até às 16h, com todas as categorias entrando no mar.

No domingo, o evento recomeça no mesmo horário e as finais serão realizadas das 10h40 ao meio-dia. Antes, outra grande atração, o Tag Team, uma disputa por equipes, que promete agitar a praia. Quem não conseguir acompanhar pessoalmente as disputas no Píer de Tramandaí, pode assistir tudo ao vivo pela internet, acessando o link http://br.ripcurl.com/rcgromsearch-14.html, com imagens, locução e notas dos juízes em tempo real.

Apresentado por Wizard, o evento é disputa nas categorias mirim e feminina (no máximo 16 anos), iniciante (até 14 anos) e grommet (limite de 12 anos). Na mirim e na feminina, um incentivo a mais: os campeões da temporada garantem seus lugares na final internacional do evento, em abril de 2015, na Austrália.

O evento reúne atletas de seletivas feitas em vários países e é disputado simultaneamente com o Rip Curl Pro Bells, criando uma grande expectativa entre os jovens talentos. Os dois campeões ganharão passagens aéreas, bolsas de estudos de inglês intensivo, com duração de um mês (carga horária de 25 horas semanais em escola a ser definida em Sidney), incluindo pensão completa em casa de família.

“Sem dúvida, uma premiação que tem conteúdo, com foco no surf, e que todo competidor da nova geração sonha. Já tivemos grandes nomes representando o Brasil, como o Gabriel Medina, confirmando o elevado nível técnico”, destaca Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl e na coordenação técnica do evento.

Nessa primeira disputa do ranking, nomes que já despontam no cenário nacional aparecem como destaques. Entre eles, o paulista Samuel Pupo, que já garantiu dois títulos no Rip Curl Grom Search, na categoria grommets e agora tem como foco a mirim, de olho na vaga para a Austrália. “A expectativa é sempre a melhor. Estou bem preparado, o surf está no pé e só preciso ter uma boa escolha de onda”, diz o sempre confiante Samuel Pupo.

“Meu grande objetivo nesse campeonato é a vaga para a final internacional. Representar o Brasil lá fora, ganhar experiência e tentar trazer um novo título para cá. Vou nessa etapa pensando na vitória. Se não der, tem mais duas etapas pela frente”, acrescenta o surfista de 13 anos, que mora e treina na Praia de Maresias, em São Sebastião, e esta semana foi anunciado como novo reforço da equipe Rip Curl.

Na lista de cotados, outros atletas de ponta, como os também paulistas Wesley Dantas, Renan Pulga, Herbert Moreno e Giovani Pontes, o catarinense Anderson Júnior, os cariocas Théo Fresia, João Vitor Chumbinho (outro que já tem título no Rip Curl Grom Search) e João Jacques, o pernambucano radicado em SP, Raul Reis, e os “pratas da casa”, Luy Arman, atual campeão gaúcho mirim e júnior, Lucas Machado, campeão estadual iniciante, e Gustavo Borges, melhor surfista do Rio Grande do Sul no evento em 2013.

Entre as meninas, os destaques ficam para o Rio de Janeiro, com as duas últimas campeãs do Circuito, Karol Ribeiro, a melhor de 2012, e Kayane Reis, que faturou no ano passado e representará o Brasil no Rip Curl Grom Search International 2014. Na disputa dos caçulas, apesar da pouca idade, alguns atletas já despontam, como Eduardo Motta, Vinicius Parra e Yuri Beltrão, de São Paulo, e Daniel Templar, do Rio de Janeiro, e Ian Casal, de Santa Catarina.

NA AREIA – Junto às disputas nas ondas, o Rip Curl Grom Search confirma o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf”, com várias ações. Cada atleta entregará um quilo de alimento não perecível para doação a entidade beneficente local. Na área ambiental, será realizada a distribuição de 200 mudas de árvores nativas ao público, na ação Rip Curl Planet.

A diversão também estará garantida com a pista mini ramp de skate ao lado do palanque; a distribuição de 150 pipas para a garotada brincar na praia; e o tradicional evento de confraternização com todos os competidores no sábado à noite, com exibição do filme Missing, do tricampeão mundial Mick Fanning.

O Rip Curl Grom Search 2014 é apresentado por Wizard, maior escola de idiomas do Brasil, com patrocínios das lojas Lipsul, WQSurf e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, Study Way Intercâmbio, Skygraf do Brasil, prefeituras municipais de Tramandaí, Rio de Janeiro e Guarujá. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf (CBS), federações Gaúcha (FGS), Carioca (FESERJ) e Paulista (FPS) de Surf. Divulgação da FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir.