Sandor Belga leva a melhor entre a garotada de Niterói

O dia que encerrou o inverno no hemisfério sul em 2013 foi marcante para o surf niteroiense. No sábado, 21 de setembro, a Associação de Surfe de Niterói organizou no Canal da Lagoa de Itaipu o primeiro Campeonato Interno de Escolinhas de Surf.

Com sol e praia cheia, o campeonato foi dividido nas categorias Feminino e Masculino, e disputado em boas ondinhas de meio metro, com a maré enchendo.

Em clima de amizade e descontração, a primeira competição de muitos iniciantes no esporte reuniu surfistas de todas as escolinhas da cidade. Além do incentivo para garotada, pais e mães estavam orgulhosos e empolgados com o desempenho de seus filhos e filhas.

Os atletas da nova geração Luca Nolasco e Danilo de Souza também tiveram suas primeiras experiências com julgamento, e se revezaram entre si no trabalho junto com os juízes da ASN.

Quem se destacou entre as meninas foi Ana Luiza da escola Go Surf Kaway. Ela conseguiu conectar ondas bem pra dentro do canal e garantiu o título. Duda Mergulhão treinada pela HSB foi a segunda. A convidada Flora Waksman, filha do presidente da ASBT, está acostumada a ver seu pai organizar eventos em um dos palcos mais tradicionais do estado, a Barra da Tijuca. Em sua primeira participação, ela avançou para final e ficou feliz com a terceira colocação. Juliana Lovasz, filha de um dos primeiros surfistas profissionais de Niterói, Luiz Lovasz, terminou em quarto.

Apesar da pouca idade dos meninos, alguns já demonstram intimidade com a prancha, e desse dia de muita diversão poderão surgir futuros nomes do esporte na cidade.

Sandor Belga está seguindo os passos do seu irmão Valentino e foi o campeão. Vitor Fraga, herdeiro do vice-presidente da ASN, ilustrou o cartaz, competiu muito bem e ficou em segundo. Os dois garantiram as primeiras colocações para a escola HSB. Marcos Vinicius treinado pela Van Surf, conta com o apoio de seu pai dentro e fora da água, e foi o terceiro. Pedro Lomelino da Go Surf completou o pódio em quarto.

A mãe de Valentino e Sandor Belga gravou e editou um vídeo da garotada e seus familiares curtindo um dia descontraído na praia de Itaipu. (http://www.youtube.com/watch?v=1ltUyXeDOcg)

A alegria contagiou todos presentes e envolvidos no campeonato, e após a entrega da premiação um dos mais felizes era Vitor Fraga, que ganhou de presente a lona impressa com sua foto surfando.

O Primeiro Campeonato Interno de Escolas de Surf de Niterói teve patrocínio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Niterói, Organics, Compão, Pro-Lite, TSN, Todaro, Bustle, Hillstone, Kaway e Pranchas Bou.

Por João José Macedo
Fotos: Renato Fraga e Beg Rosemberg

Divulgação ASN Biênio 2013/14
www.asn.org.br