Sexta-feira sem competições do Billabong Rio Pro no Postinho

Vento sudoeste forte e ondas pequenas provocaram o primeiro “day-off” na etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour no Rio de Janeiro

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) – Confirmando as previsões, a sexta-feira amanheceu com vento sudoeste forte na Barra da Tijuca e ondas pequenas no Postinho para a continuação da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour no Rio de Janeiro. Tanto a repescagem da primeira fase do Billabong Rio Pro, como a repescagem para as quartas de final do Billabong apresenta Rio Women´s Pro, foram adiadas para o sábado. A comissão técnica volta a se reunir às 6h30 para analisar as condições do mar e decidir qual categoria vai abrir o dia, ou se a competição será adiada novamente para aguardar por melhores condições, pois o evento ainda tem prazo até o dia 18 para ser encerrado na capital carioca.

Os melhores surfistas do mundo só competiram na quarta-feira e dois campeões mundiais estão escalados para abrir a repescagem, por terem estreado com derrotas na primeira fase. O primeiro duelo eliminatório do Billabong Rio Pro será entre o defensor do título mundial, Mick Fanning, e o atual campeão brasileiro David do Carmo. E no segundo, Kelly Slater enfrenta o outro convidado da etapa brasileira, Peterson Crisanto.

O Brasil continua na água na terceira bateria, com Adriano de Souza contra o irlandês Glenn Hall e mais três também vão disputar o tudo ou nada da repescagem. Raoni Monteiro entra na quinta bateria com o taitiano Michel Bourez, depois tem Miguel Pupo na oitava com o espanhol Aritz Aranburu e Alejo Muniz na nona contra o havaiano Fredrick Patacchia. Já o líder do ranking mundial, Gabriel Medina, o recordista absoluto do primeiro dia, Filipe Toledo, e Jadson André, estrearam com vitórias e passaram direto para a terceira fase da competição.

O Billabong apresenta Rio Women´s Pro também foi iniciado na quarta-feira, mas as meninas tiveram mais duas rodadas realizadas na quinta-feira. A havaiana Carissa Moore, a norte-americana Lakey Peterson e as australianas Tyler Wright e Sally Fitzgibbons, que decidiram o título no Rio de Janeiro em 2013, já se classificaram para as quartas de final. Suas adversárias serão definidas na repescagem que será inaugurada pela brasileira Silvana Lima e a francesa Pauline Ado. As duas categorias têm que estar de prontidão na chamada das 6h30 do sábado no Postinho da Barra da Tijuca.

FESTA E SHOWS – O primeiro fim de semana da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour vem chegando com as principais atrações extra-competição do Billabong Rio Pro. Nesta sexta-feira à noite acontece a Festa Oficial do campeonato com a presença de alguns dos melhores surfistas do mundo no “La Isla Beach Club” a partir das 22h00 e no sábado tem o show de Donovan Frankenreiter de graça para o público às 17h00 ao lado da arena do evento instalada no Postinho da Barra da Tijuca.

SOBRE O BILLABONG RIO PRO – O Billabong Rio Pro é a etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour patrocinada pela Billabong com transmissão ao vivo pelo www.aspworldtour.com e ESPN Brasil. O evento é realizado pela ASP com apresentação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e RIOTUR e apoio da Monster Energy, Rádio Cidade FM, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf da Barra da Tijuca (ASBT)..

SOBRE A BILLABONG – A Billabong é uma marca australiana fundada em 1973 pelo surfista e shaper Gordon Merchant e por sua esposa, Rena Merchant. Apaixonados pelo lifestyle da cultura surf, foram os inovadores do mercado de boardshorts. No Brasil desde 2000, pelo Grupo GSM Brasil, a Billabong se destaca como uma das principais representantes dos esportes de ação.

—————————————————————————————
Contatos para Imprensa:

Assessoria de Imprensa do Billabong Rio Pro
João Carvalho (48) 9988-2986 – jcarvalho@aspworldtour.com

Assessoria de Imprensa da Billabong – Agência Cartaz
Michele Dovoezem (11) 99609-7172 – michele@agenciacartaz.com.br
———————————————————————————-

REPESCAGEM DA PRIMEIRA FASE DO BILLABONG RIO PRO – Vitória=Terceira fase / Derrota=25.o lugar com US$ 8.000 e 500 pontos:
1.a: Mick Fanning (AUS) x David do Carmo (BRA)
2.a: Kelly Slater (EUA) x Peterson Crisanto (BRA)
3.a: Adriano de Souza (BRA) x Glenn Hall (IRL)
4.a: Julian Wilson (AUS) x Brett Simpson (EUA)
5.a: Michel Bourez (TAH) x Raoni Monteiro (BRA)
6.a: C. J. Hobgood (EUA) x Dion Atkinson (AUS)
7.a: Owen Wright (AUS) x Travis Logie (AFR)
8.a: Miguel Pupo (BRA) x Aritz Aranburu (ESP)
9.a: Fredrick Patacchia (HAV) x Alejo Muniz (BRA)
10: Bede Durbidge (AUS) x Matt Wilkinson (AUS)
11: Sebastian Zietz (HAV) x Jeremy Flores (FRA)
12: Adrian Buchan (AUS) x Adam Melling (AUS)

QUARTAS DE FINAL DO BILLABONG APRESENTA WOMEN´S RIO PRO – 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: Lakey Peterson (EUA) x vencedora da 1.a repescagem
2.a: Carissa Moore (HAV) x vencedora da 2.a repescagem
3.a: Tyler Wright (AUS) x vencedora da 3.a repescagem
4.a: Sally Fitzgibbons (AUS) x vencedora da 4.a repescagem

QUARTA FASE – REPESCAGEM – Vitória=Quartas de Final / Derrota=9.o lugar com US$ 9.500 e 4.000 pontos:
1.a: Pauline Ado (FRA) x Silvana Lima (BRA)
2.a: Malia Manuel (HAV) x Alessa Quizon (HAV)
3.a: Nikki Van Dijk (AUS) x Tatiana Weston-Webb (HAV)
4.a: Coco Ho (HAV) x Laura Enever (AUS)