Simão Romão é o destaque no primeiro dia do Estadual de Surfe Profissional na Prainha

Na melhor onda surfada no primeiro dia Simão Romão marcou 9 pontos, alcançando o somatório de 17 pontos em sua estréia na competição. Disputa continua nesse domingo com a decisão do titulo estadual, valendo também para o ranking Brasileiro

A Prainha é um dos palcos mais constantes do surfe no Rio de Janeiro, Se as ondas estão pequenas é pra lá que boa parte dos surfistas se dirigem. Agora, nesse Sábado, com a ondulação de sul ganhando força, a praia foi palco perfeito para a abertura do Rio Cidade Surf Pro 2013, com ondas que alcançaram 1,5 metros nas maiores séries.

Foram surfadas 514 ondas em 26 baterias. Destaque do primeiro dia, o carioca do Arpoador Simão Romão usou o forte backside para marcar 9 pontos em dez possíveis na primeira apresentação. Nessa mesma bateria marcou 8 pontos para chegar ao excelente somatório de 17 pontos em 20 possíveis.

A segunda maior nota do dia ficou para o saquaremense Yan Guimarães, 8,85 pontos, e o segundo maior somatório ficou para o catarinense Felipe Ximenes, com 16 pontos na soma de duas ondas.

Foi uma maratona que continua amanhã, a partir das 7:30 hs, com a décima primeira bateria da segunda fase reunindo o paraibano radicado no Rio, Samuel Igo, o paulista Renato Galvão, o cearense radicado no Rio, Angelino Santos, e o buziano Giuliano Arreyes.

Nesse domingo será definido o campeão estadual da temporada e o líder do ranking, Alandreson Martins passou seu primeiro desafio ao vencer a quarta bateria que teve o surfista carioca da nova geração Pedro Neves na segunda colocação, o paulista Ricardo Ferreira em terceiro e o cearense Marcio Freitas em quarto. Alandreson depende apenas de mais um trunfo para garantir o titulo.

Já no ranking brasileiro a briga continua indefinida, com o pernambucano Halley Batista, o paranaense Jihad Kohdr e o baiano Franklin Serpa ainda na disputa.

Alem do show de surfe na água, na areia a festa foi das Ações ambientais, uma marca da Prainha, que tem o selo Bandeira Azul. Além da tenda da secretaria Municipal de Meio Ambiente aconteceu uma Ação de replantio liderada pela Federação de Surf do Rio de Janeiro e pela Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha, com presença de crianças e surfistas.

O Rio Cidade Surf 2013 tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e copatrocínio da Sea Cult. A realização é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Associação Brasileira de Surf Profissional, Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha, restaurante Italian Box, Guaracamp e Tron.