Sol, praia cheia e boas ondas nos quatro dias de competições no Canto do Recreio

Sol, praia cheia e boas ondas nos quatro dias de competições no Canto do Recreio

De 25 a 28 de novembro rolaram 2 eventos num dos points de surfe mais badalados da cidade do Rio de Janeiro, o 2º Pena PRO-AM Series do Recreio, válido também como 1ª Etapa do Circuito Estadual Carioca de Surfe Profissional, e a 3ª Etapa do Pena Grommets do Recreio, válido também como 2ª Etapa do Circuito Estadual Carioca Nova Geração, os dois eventos válidos para o ranking da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e realizados pelas associações locais, Associação de Surf do Canto do Recreio (ASCR) e Recreio Surfe Clube (RSC).

Os 2 eventos tiveram a Apresentação do Quiosque Bells, parceiro fundamental para a realização dos eventos deste ano de 2021, mesmo com o calendário justo e a lenta volta à normalidade dos eventos com público, o local que é um dos novos points da região, inclusive levando uma das etapas para ser realizada ao lado do quiosque.

No mar, as ondas com maiores ondulações se apresentaram nos dois primeiros dias de competição, quinta e sexta, durante as disputas dos profissionais masculino e feminino, tendo como vendedores, a surfista local do Recreio Yanca Costa no feminino. Já no masculino, a vitória ficou com o também surfista local do Recreio, Pedro Neves, que numa final eletrizante junto com os surfistas Ayrton Dylan, Gustavo Fernandes e Pedro Dib, sagrou-se campeão da etapa, saindo na frente na disputa pelo título de campeão carioca de surfe em 2021.

Sol, praia cheia e boas ondas nos quatro dias de competições no Canto do Recreio

Nos dias Seguintes, sábado e domingo, o mar baixou e as disputas acabaram sendo realizadas próximo ao canto da Pedra do Pontal, conhecido tradicionalmente como lambe-lambe. Foi ali que se realizaram as disputadas baterias da Etapa Final do 2º Circuito Pena Grommets do Recreio 2021 com os atletas representantes da nova geração de surfe do Rio de Janeiro e de outras partes do Brasil, como São Paulo, Ceará, Espirito Santo, Paraíba, Bahia e Paraná.

Os destaques do evento amador foram a surfista de Búzios Aysha Ratto, campeã na categoria Sub-18, a competidora foi figura presente em todos os pódios dos eventos realizados no ano de 2021, com surfe arrojado e competitivo, ela também subiu no pódio da categoria sub-16, ficando com a 3ª colocação. Outro destaque foi o também surfista de Búzios, Sunny Pires, finalista nas categorias Sub-16 e Sub-18, acabou ficando em primeiro lugar na Sub-16 e em 4º na Sub-18. Além de Matheus Jhones que venceu duas categorias (sub 8 e sub 10) e surfou uma onda perfeita obtendo a única nota 10 dos quatro dias de evento.

O evento também contou com a participação especial do projeto Adaptsurf, um projeto realizado por voluntários que incentiva a prática de surfe por pessoas adaptadas ou com deficiências físicas ou mentais. Com a presença de diversos surfistas adaptados, entre eles, Eduardo Mayr, 4º colocado no “2020 AmpSurf – World Para Surfing Championship” – o Mundial de surfe adaptado da ISA (Associação Internacional de Surfe) e da tetra campeã carioca e campeã brasileira de surfe adaptado Camila Fuchs, foi realizada uma bateria de exibição para o público presente como forma de aumentar a integração em os surfistas participantes.

Sol, praia cheia e boas ondas nos quatro dias de competições no Canto do Recreio

Resultados:

Sub-8 masculino

1º Matheus Jhones
2º Kaleb Henrique
3º Mathias Froes
4º Miguel Leão

Sub-8 feminino

1º Joana Telles
2º Bia Leal
3º Isabela Pires

Sub-10 masculino

1º Matheus Jhones
2º Davi Lucas
3º Cauã Diniz
4º Eric Grattz

Sub-10 feminino

1º Alice Calazans
2º Aninha Dagostini
3º Luciana Coutinho

Sub-12 masculino

1º Pablo Gabriel
2º Levi da Silva
3º Guilherme Barreto
4º João Peixoto

Sub-12 feminino

1º Sofia Tinoco
2º Lanay Thompson
3º Maria Eduarda Viana
4º Brenda Calazans

Sub-14 masculino

1º Rickson Falcão
2º Guilherme Lemos
3º Nathan Hereda
4º Pablo Gabriel

Sub-14 feminino

1º Paloma Olivero
2º Sarah Ozorio
3º Sofia Tinoco
4º Lanay Thompson

Sub-16 masculino

1º Sunny Pires
2º Cauet Frazão
3º Guilherme Lemos
4º Nathan Hereda

Sub-16 feminino

1º Sarah Ozorio
2º Luana Paes
3º Aysha Ratto
4º Paloma Olivero

Sub-18 masculino

1º Kainan Meira
2º Caio Knappi
3º Rafael Lutfy
4º Sunny Pires

Sub-18 feminino

1º Aysha Ratto
2º Paloma Olivero
3º Luana Paes
4º Sarah Ozorio

Profissional masculino

1º Pedro Neves
2º Ayrton Dylan
3º Gustavo Fernandes
4º Pedro Dib

Profissional feminino

1º Yanca Costa
2º Karol Ribeiro
3º Julia Duarte
4º Maju Freitas

Master masculino

1º Sergio Fernandes
2º Erik Petric
3º Flavio Costa
4º Eduardo Chalita

A 3ª Etapa do 2º Circuito Pena Grommets do Recreio 2021 e o 2º Pena Pro-Am Series do Recreio são

Apresentados por:

Quiosque Bells

Tem Patrocínio de:

PENA Live Freestyle

Rider

M2 Mídias

Famma veículos e locações

Grupo Bom Jardim

Co-Patrocínio de:

2N corretora de seguros | Jah 3D | COLÉGIO St. Georges | First Glass | Caroline Gusmão Odontologia | PRINCIPAL TENDAS | Agência La Marque Branding | RIO SURF HOUSE | Art Local | ASA Rio

Apoios de:

Hortifruti 3 AMORES | Depósito 2 IRMÃOS | Altas Produções | GSH Glass & Shaper’s House | GR Fisioterapeuta | THREE LIVES | Surf Club LONGBOARD PARADISE Hostel

Shapers parceiros:

Thiago França Rocket Shaper | Pranchas TBC | Alexandre Ramos

Parceiros de mídia:

Rádio Cidade | Rico Surf

Apoio institucional de:

Prefeitura do Rio | Governo do Estado do Rio de Janeiro | Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ)

Serviço

2º CIRCUITO PENA GROMMETS DO RECREIO 2021 e 2º PENA PRO-AM Series do Recreio realizados pela Associação de Surf do Canto do Recreio (ASCR) e Recreio Surfe Clube (RSC).

Sobre: Competição de surfe Estadual Amador e Profissional válidas como 1ª etapa do Circuito Carioca de Surfe Profissional da FESERJ e 2ª Etapa do Circuito Carioca Nova Geração da FESERJ.

Data: 25 a 28/11

Local: Recreio dos Bandeirantes

Categorias Fem.: SUB-8, SUB-10, SUB-12, SUB-14, SUB-16, SUB-18 e PRO-AM

Categorias Masc.: SUB-8, SUB-10, SUB-12, SUB-14, SUB-16, SUB-18, PRO-AM e Master.

Texto: Marcus Santos.
Fotos: Lima Jr, André Mesquita e Marcus Santos.