Surfistas do Arpoador dominam a primeira etapa do Circuito ASBT 2016

Competição terminou neste domingo com um lindo pôr do sol e coroou 24 surfistas amadores no Rio de Janeiro

Mais de 80 inscritos em seis diferentes categorias protagonizaram as disputas da primeira etapa do Circuito ASBT 2016 – Associação de Surf da Barra da Tijuca. Neste domingo (18) foram definidos os campeões na praia da Barra da Tijuca e quem comandou a festa foram os atletas do Arpoador nas categorias Junior, Mirim e Feminino. Duas grandes revelações do surf nacional, Daniel Templar e Yan Sondahl, também levantaram o caneco. Angelino Santos venceu na Open.

O domingo começou com boas ondas de meio metro, muito sol e praia lotada no Rio de Janeiro. As primeiras disputas na água foram dos surfistas mais novos, com as primeiras fases das categorias Iniciantes e Infantil. Depois de uma maratona de baterias, as finais tiveram início por volta das 16h e os atletas campeões foram coroados sob um lindo pôr do sol.

A primeira final a ser decidida foi da categoria Open. O ex-top do circuito nacional, o cearense Angelino Santos, venceu com maestria a galera mais nova e levou o troféu de campeão pra casa. Em segundo ficou Bernardo Ribeiro, em terceiro o local da Prainha, João Jacques, e em quarto Kedian Zamora. Com exceção de Angelino, todos os surfistas dessa bateria são atletas da categoria Junior.

Após o término da Open, começou a hegemonia dos surfistas do Arpoador nas decisões. Na Junior, melhor para Bernardo Bordovsky, que mandou um aéreo na última onda e venceu o prodígio de Saquarema, Daniel Templar. Em terceiro ficou o surfista de Arraial do Cabo, Bernardo Ribeiro, e em quarto Vitor Soares.

Já na Mirim, quem levou o caneco foi o surfista do moro do Cantagalo, Anderson Picachu. Também local da praia do Arpoador, Picachu dominou as ações desde do início da bateria e não deu mole para companheiro de surf, Bernardo Bordovsky, que ficou em segundo. Jhonny Corseti terminou em terceiro e Cauã Costa em quarto.

Com muita simpatia e surf no pé, Julia Camargo, outra surfista do Arpex, levou a melhor entre as meninas. Julia teve a ajuda do top do circuito brasileiro, Léo Neves, e com isso seu posicionamento no pico foi perfeito, colocando as adversárias precisando de uma combinação de notas para alcançá-la. Em segundo ficou Monika Takaki, mas o destaque na categoria Feminino foi a surfista do Recreio dos Bandeirantes, Julia Duarte. Com apenas 12 anos, Julia fez frente em todas as baterias com surfistas de mais de 20 anos e terminou na terceira colocação.

Na categoria Iniciante Daniel Templar travou um duelo com o cearense Cauã Costa e levou a melhor, vencendo a final, que teve ainda Bernardo Kimard e Valentino Belga, respectivamente terceiro e quarto colocados.

Para fechar a competição, entre os mais novos do evento o destaque ficou com o surfista de Santa Catarina Yan Sondahl, de apenas 11 anos. O moleque, que já tem na bagagem diversas viagens internacionais, venceu com folga Nahuel Amigo, segundo colocado, Leonny Cardoso, terceiro, Klaus Chamoun, que terminou em quarto, e Lucas Abrantes, em quinto.

Foi sorteada ainda entre os atletas uma prancha do Shaper Fred Baltazar, com uma linda pintura feita pela artista plástica Barbara Pereir,a que durante todo o evento estilizou as pranchas dos competidores. Ao fim da premiação, o surfista do Recreio dos Bandeirantes, Kedian Zamora levou o presente pra casa.

O Circuito ASBT 2016 tem patrocínios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Cyclone. Apoios Rhyno Foam, Flutuar, Circuit Equipment, GuaraCamp, Padaria Sernambetiba, Pe’ahi Sushi e FESERJ – Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro.

OPEN
1 lugar – Angelino Santos
2 lugar – Bernardo Ribeiro
3 lugar – João Jacques
4 lugar – Kedian Zamora

JUNIOR
1 lugar – Bernardo Bordovsky
2 lugar – Daniel Templar
3 lugar – Bernardo Ribeiro
4 lugar – Vitor Soares

MIRIM
1 lugar – Anderson Picachu
2 lugar – Bernardo Bordovsky
3 lugar – Jhonny Corseti
4 lugar – Cauã Costa

INICIANTE
1 lugar – Daniel Templar
2 lugar – Cauã Costa
3 lugar – Bernardo Kimard
4 lugar – Valentino Belga

INFANTIL
1 lugar – Yan Sondahl
2 lugar – Nahuel Amigo
3 lugar – Leonny Cardoso
4 lugar – Klaus Chamoun
5 lugar – Lucas Abrantes

FEMININO
1 lugar – Julia Camargo
2 lugar – Monika Takaki
3 lugar – Julia Duarte

URBA.NA.MENTE
Assessoria de Imprensa Circuito ASBT 2016
comunicacao@urbanamente.com.br