Terceira etapa da ASBT tem três finais definidas neste sábado

Competição na Barra da Tijuca contou com a presença de kitesurfista lical

Nem mesmo a forte chuva que caiu na cidade do Rio de Janeiro neste sábado (05) apagou o brilho da terceira etapa do Circuito ASBT 2016. Com ondas de um metro, a molecada aproveitou o dia e três finais já foram definidas para este domingo – Open, Junior e Mirim. O evento contou ainda com a participação inédita do kitesurfista Pedro Matos, de 18 anos, em competições de surf. O atleta parou na semifinal da categoria Junior.

Carioca da gema e local do postinho, na Barra da Tijuca, Pedro iniciou no kitesurf aos 11 anos de idade. Em seu currículo ele carrega o título sulamericano, e acabou de vencer um Mundial na China, em setembro. Aos 4 anos de idade, a paixão pelo surf começou, através de seu pai, e Pedro não quis mais saber de ficar de fora da água salgada.

“Normalmente eu não participo dos campeonatos de surf e, como o meu amigo Lucas Passos colocou uma pilha, eu vim. Acabou que o mar ficou mexido, eu não estava conseguindo conectar, e fiquei tentando as manobras aéreas aqui no inside… Não deu pra passar para a final”, disse o atleta, explicando sua performance na semi. Nesse confronto, melhor para o cearense Joel Dantas, que veio morar no Rio de Janeiro aos 11 anos de idade para tentar a carreira de surfista.

“Logo depois que eu aprendi a surfar, aos nove anos, eu ganhei o meu primeiro campeonato lá na Praia do Náutico. Um ano depois estava vindo morar no Rio com meu tio Andre Messias, que me ajudou muito. Hoje estou muito feliz por estar fazendo duas finais no campeonato mais tradicional do Rio e ter uma vida digna, diferente de muito amigos que procuraram outros caminhos”, declarou Joel, hoje com 17 anos.

Representando o Estado do Rio de Janeiro, também foram para duas finais o surfista do Morro do Cantagalo, Anderson Picachu, nas categorias Mirim e Junior. Além dele, João Quintanilha, surfista de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Estado, disputará as finais da Junior e Open.

Final Mirim:
Anderson Picachu, Bernardo Bordovsky, Cauã Costa e Kauai Marinho

Final Junior:
Anderson Picachu, Kedian Zamora, Joel Dantas e João Quintanilha

Final Open:
Angelino Santos, Joel Dantas, Davi Sobrinho e João Quintanilha

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro inicia parceria com associações de surf para fomento da modalidade
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro tem o papel, neste projeto de parceria com as associações de surf, de promover maior capacidade de infraestrutura nos eventos amadores, fortalecendo ainda mais as categorias de base do esporte.

O Circuito ASBT 2016 tem patrocínios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Cyclone. Apoios Rhyno Foam, Flutuar, Circuit Equipment, GuaraCamp, Padaria Sernambetiba, Pe’ahi Sushi e FESERJ – Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro.

URBA.NA.MENTE
Assessoria de Imprensa Circuito de Surf São Conrado 2016
comunicacao@urbanamente.com.br
Raiana Monteiro
+55 (21) 98022 060