Théo Fresia foi o destaque no Surf Solidário disputado nesse final de semana

Vencedor nas categorias Open e Junior, Théo Fresia liderou o time de Búzios, que também teve Sunny Pires como número um na categoria Iniciantes e Gabriela Teixeira no Feminino. Se na água a disputa foi acirrada, na areia a garotada fez a festa no slackline e na clinica de surfe.

Contra partida de um projeto incentivado, o Surf Solidário, que aconteceu nesse último final de semana em Geribá (Búzios), foi um evento piloto que contou com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro. O evento abriu espaço para os competidores da nova geração do surfe no estado e ao mesmo tempo integrou as crianças, promovendo uma experiência com o esporte.

Depois de dois dias de disputa, na tarde desse último domingo (17 de julho) aconteceram as decisões nas seis categorias em jogo no Surf Solidário. Foi então hora de encerrar as atividades extras e se concentrar nos confrontos.

A primeira final a entrar na água foi a Feminina. Local de Búzios e ex-surfista profissional, Gabriela Teixeira dominou as ações, marcando mais que o dobro de pontos da segunda colocada: 10,50 a 4,50 pontos de Bruna Silva. Completaram a final Andreza Ramos, terceira colocada e Índia Catalano, a quarta.

Na sequencia foi à vez dos iniciantes e, mais uma vez, o título ficou em Búzios. Na verdade, nessa categoria uma briga particular entre os locais Kalany Ratto e Sunny Pires, que acabou levando a melhor. Também participaram dessa decisão Carlos Guilherme, o terceiro, e Lucas Dias, o quarto classificado.

Apenas duas categorias não tiveram vitória de surfistas de Búzios. A primeira foi a Mirim, dominada pelo local do Arpoador, Anderson Picachu, que pela primeira vez visitava Búzios. Nessa, o segundo colocado foi Bernardo Ribeiro, seguido de Gabriel Vilar e Lucas Montenegro, que ficou em quarto lugar.

Picachu vai guardar boas lembranças de Geribá. Além da Mirim chegou a final também na Junior, mas nessa não passou do quarto lugar. O título ficou entre o local Théo Fresia e João Quintanilha, de Arraial do Cabo. No final, por uma diferença de 1,05 pontos Théo fez a festa dos “buzianos”. Nessa final o terceiro colocado foi Kalany Ratto, mais um atleta a chegar em mais de uma decisão.

Depois entraram na água os surfistas mais experientes. Na categoria, Master, acima de 35 anos, o vencedor foi o agora local de Barra de São João, Lee Neves, que travou um duelo acirrado com o macaense Cristiano Silva, que terminou com a segunda colocação. Nesse confronto Duda Tedesco terminou em terceiro, com Renato Carbonele em quarto.

E fechando a disputa, na categoria Open, os locais voltaram a comemorar na segunda conquista de Théo Fresia. E mais uma vez o confronto foi com um atleta também local, Giuliano Arreyes. Giuliano até tentou a virada na última onda, mas terminou 0,35 pontos atrás de Théo. Realmente era o dia dele. Completaram a decisão Cristiano Silva, em sua segunda final, na terceira colocação e o cabo-friense Paulo Pequeno em quarto.

O evento Surf Solidário Búzios 2016 foi apresentado pela Osklen Surfing, com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro. O apoio foi da Prefeitura de Búzios, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Surf Profissional. Apoios de alimentação: Chez Michou, Noi e Enu. Apoio de Hospedagem: Brisas, Casa Colina, Gravatás e Jardim de Geribá. A realização foi da Associação de Surf de Búzios.

 

RESULTADOS:

 

Feminino

1ª Gabriela Teixeira

2ª Bruna Silva

3ª Andreza Ramos

4ª India Catalano

 

Iniciantes

1º Sunny Pires

2º Kalany Ratto

3º Carlos Guilherme

4º Lucas Dias

 

Mirim

1º Anderson Picachu

2º Bernardo Ribeiro

3º Gabriel Villar

4º Lucas Montenegro

 

Junior

1º Théo Fresia

2º João Quintanilha

3º Kalany Ratto

4º Anderson Picachu

 

Master

1º Lee Neves

2º Cristiano Silva

3º Duda Tedesco

4º Renato Carbonele

 

Open

1º Théo Fresia

2º Giuliano Arreyes

3º Cristiano Silva

4º Paulo Pequeno

 

Mais informações para a imprensa: Pedro Monteiro – 21-96703- 5446