Thiago Mariano – Shaper, músico e surfista campeão do ECO SURF GRUMARI

Neto dos desbravadores do recanto ecológico do Rio de Janeiro, o local de Barra de Guaratiba fez a mala na categoria Longboard

O domingo no Rio de Janeiro foi marcado não só pelos compromissos eleitorais que definem os rumos da Cidade Maravilhosa, mas também pelo encerramento de uma das mais tradicionais competições do país – o ECO SURF GRUMARI. E o que uma coisa tem a ver com a outra? O fundamental apoio da Prefeitura para a realização de mais uma etapa do calendário amador de competições no Estado.

O mar baixou em comparação às disputas deste sábado (01) e ondas de um metro de altura foram o cenário deste domingo nublado de decisões dentro d´água. A primeira final a ser definida foi da categoria Open, comandada pelo baiano Angelo Hereda. Radicado no Rio há mais de 10 anos, Hereda desbancou o surfista da nova geração de ondas grandes, local do Recreio dos Bandeirantes, Pedro Ribeiro.

O grande destaque do dia foi o retorno da categoria Longboard aos eventos da ASAG. Thiago Mariano, surfista local de Barra de Guaratiba, abusou da intimidade com o pico, anos atrás desbravado por seus avós através das primeiras trilhas que levavam ao Grumari, e venceu Vinícius Nunes, Zezinho Sepetiba e Pedro Ribeiro. O campeão nos pranchões começou a surfar em Grumari ainda aos 5 anos de idade e demonstrou toda sua felicidade com a realização da competição.

“Esse apoio da Prefeitura é imprescindível para o esporte. Estou muito amarradão por esse resultado, mas estou mais feliz de ver esse evento acontecer aqui nessa praia onde surfo desde criança”, disse o atleta, hoje com 38 anos.

Dando sequência às decisões, na final Feminino a surfista do Arpoador Julia Camargo atravessou a cidade e venceu a categoria. Em segundo ficou Monika Takaki. Irmã de Julia, Joana Camargo chegou a liderar a final, mas ficou em terceiro, com a surfista local Raquel Heckert completando o pódio.

Já na Mirim, outro surfista do Arpoador levantou o caneco. Anderson Pikachu, morador do morro do Cantagalo, venceu Cauã Costa, Daniel Templar e Sany Santos, subindo no degrau mais alto do pódio. Pikachu terminou o evento com a melhor média da competição: 17.25 pontos dos 20 possíveis (ele fez um 8,56 e um 8,75 na primeira semifinal da categoria).

Entre a molecada da Junior, Joel Dantas mandou um aéreo na sua última onda e venceu a disputa acirrada contra o saquaremense Daniel Templar. Em terceiro ficou Daniel Domingos, e Kedian Zamora em quarto.

Outros saquaremenses chegaram à final, desta vez na Iniciante, mas foram desbancados pelo cearense Cauã Costa. Valentin Neves, Daniel Templar e Kauai Marinho bem que tentaram, mas nos minutos finais Cauã fechou sua participação com chave de ouro.

O ECO SURF GRUMARI 2016 tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Sea Cult, apoio da Hot Buttered e Guaracamp. Realização ASAG e homologado pela FESERJ.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro inicia parceria com associações de surf para fomento da modalidade
O papel da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro neste projeto de parceria com as associações de surf é promover maior capacidade de infraestrutura nos eventos amadores, fortalecendo ainda mais as categorias de base do esporte.

CONFIRA OS RESULTADOS FINAIS DE CADA CATEGORIA:

OPEN
1 Angelo Hereda
2 Pedro Ribeiro
3 Sergio Fernandes
4 Janifer Souza

FEMININO
1 Julia Camargo
2 Monica Takaki
3 Joana Camargo
4 Raquel Heckert

JUNIOR
1 Joel Dantas
2 Daniel Templar
3 Daniel Domingos
4 Kedian Zamora

MIRIM
1 Anderson Pikachu
2 Cauã costa
3 Daniel Templar
4 Sany Santos

INICIANTES
1 Caua Costa
2 Valentin Neves
3 Daniel Templar
4 Kauai Marinho

LONGBOARD
1 Thiago Mariano
2 Vinicius Nunes
3 Zezinho Sepetiba
4 Pedro Ribeiro

LOCAL
1 Vinicius Menezes
2 Joao Marinho Neto
3 Tiago Oliveira
4 Duda Gonçalves

Maiores informações nos telefones a seguir:
(21) 96496 0101- Claudius
(21) 98667 8781 – Português

URBA.NA.MENTE
Assessoria de Imprensa ECO SURF GRUMARI 2016
comunicacao@urbanamente.com.br