Tudo o que rolou no. 2º Surf-Treino ASC OsklenSurfing 2016

IMAGENS do 2º Surf-Treino ASC | OsklenSurfing 2016:

 

Vídeos de Daniel Quintanilhahttps://goo.gl/g5K1tq (dia 1) | https://goo.gl/ArILcp (dia 2)

Fotos de Bárbara Beckerhttps://goo.gl/eE8siI

Fotos de Claudio Francohttps://goo.gl/1NTqpe

Fotos de Carolina Siqueira (RicoSurf): http://goo.gl/rt0dmR

Fotos aquáticas de Bruno Monteiruhttps://goo.gl/kzx9eC (dia 1: até 5ª bateria Open)

 

Altas ondas e show de surf na segunda etapa do Circuito ARPOADOR Surf Club | OsklenSurfing 2016

No ano em que comemora 10 anos de parceria com a Osklen, a associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club realizou nos dias 26 e 27 de junho a segunda etapa do circuito local da praia do Arpoador, o 2º Surf-Treino ASC | OsklenSurfing 2016.

Com um fundo muito bom e muita areia na praia em decorrência de uma sequência de ressacas de sudoeste, a previsão de uma ondulação bem inclinada a leste-sudeste era promessa de trazer altas ondas para o fim de semana, o que fez com que os atletas lotassem as pouco mais de 90 vagas distribuídas em 6 categorias oferecidas no campeonato.

No domingo, primeiro dia do campeonato, o mar amanheceu um pouco devagar, mas, ao longo da manhã as séries foram ficando mais consistentes e quando soou a buzina para início das competições já havia altas ondas quebrando na pedra do ‘jacaré’ e abrindo até depois da rampa de acesso à praia.

Novos e antigos apoiadores

Juçaí Orgânico e a Artesanal Produtos Naturais ofereceram alimentos muito saborosos e saudáveis que aumentaram o bem-estar dos atletas e do staff durante a competição. E, juntamente com os demais apoiadores, Art in Surf,The Bar SurfshopKronig Designs e First Glass, enriqueceram a premiação dos finalistas. Muito obrigado!

E com muita satisfação podemos anunciar mais um apoiador para o circuito: a Carver Brasil, que irá oferecer um skate demo aos campeões das categorias Open, Grand-Master e Mirim.

Competição

Na primeira bateria do dia, a triagem da categoria Open, a nova geração representada por Anderson Picachú venceu a experiência representada pelo antigo campeão Leonel Brizola, e ambos se classificaram para o evento principal. Neste, os destaques foram Bruno Coutinho, que tirou a única nota dez unânime do campeonato, com três fortes manobras de backside numa bela parede do Arpoador, e Fernandinho do Leme, que fez uma onda mais longa com manobras muito bem encaixadas e ligadas umas às outras (primeira onda do vídeo do 1º dia). Destaque também para outro antigo campeão, Rafael Cury, que entrou em sintonia com as melhores ondas da sua bateria, desferindo fortes rasgadas sem perder a fluidez. Os oito primeiros colocados dentre todos os atletas da categoria se classificaram para as semifinais, na segunda-feira (27), levando consigo a média das duas melhores ondas da 1ª fase. Destaque para a média 9,33 do Bruno Coutinho (notas 10 e 8,67). Nas semifinais, os dois primeiros de cada categoria se classificaram para a final, também levando a média representativa de tudo o que fizeram no campeonato até então.

Na final, Bruninho seguiu em ritmo forte e logo conseguiu duas boas ondas, que somadas à sua maior média das fases anteriores (7,61 contra 6,79 do segundo) o colocaram em uma posição mais cômoda para o final da bateria. A maior ameaça passou a ser Leonel Brizola, após este destruir a seção final de uma de suas ondas com duas fortes batidas de backside (nota 8,43). Pablo Becker e Fernandinho também surfaram boas ondas, mas, nenhuma no conceito excelente e, por isso, precisavam de notas um pouco maiores para virar o resultado. Na contagem regressiva, a última onda da bateria veio na vez do Leonel (que fazia fila com os demais no ‘jacaré’), que surfou bem, mas, não conseguiu encaixar nenhuma manobra muito expressiva, fazendo uma nota regular (6,00) e garantindo apenas o vice-campeonato. Completaram o pódio Fernandinho do Leme (3º) e o campeão da primeira etapa, Pablo Becker (4º). Com estes resultados, Bruninho passou a liderar o ranking de 2016, seguido de perto por Pablo Becker, faminto pelo bi-campeonato.

Na Grand-Master, para atletas a partir de 40 anos, o grande campeão foi o veterano Marcelo Boscoli, que na final conseguiu a maior nota de todo o campeonato nesta categoria (9,80) com uma sequência de belas manobras de backside. Em segundo ficou Guilherme Penteado, que voltou a executar suas fortes rasgadas de frontside que o levaram ao pódio da categoria em anos anteriores. Em terceiro ficou o atual campeão da categoria, Mario Marinho e em quarto o campeão da primeira etapa, Léo Leite, que passou a liderar o ranking de 2016, seguido por Marinho e Boscoli. Essa disputa promete ser acirrada até o final do ano.

Na Mirim, a nova geração da zona sul carioca aproveitou a oportunidade única de dividir o “parque de diversões” de um Arpoador clássico somente entre eles, sem a presença do crowd feroz do dia a dia. A garotada pegou altas ondas e os líderes da nova geração local, Bernardo Bordovsky (1º) e Anderson Picachú (2º) mais uma vez dominaram as ações, pegando as melhores ondas e surfando muito bem. Picachú fez a melhor onda da final (8,27), mas, com uma segunda onda apenas no conceito regular-alto (6,80) acabou superado pela maior consistência de Bê, este com duas ondas no conceito bom (notas 7,50 e 7,23). Completaram o pódio os goofies Pedro Amorim (3º), local de Ipanema que vem surfando muito bem, e Pedro Martins (4º), atleta da categoria de baixo (Iniciante) que surpreendeu os mais velhos.

Na Iniciante, a renovação iniciada na primeira etapa continuou e novos nomes surgiram, com destaque absoluto para o campeão da etapa, Pedro Martins, que fez final também na Mirim. Pedro impressionou por seu estilo agressivo, rasgando com força e radicalidade as ondas do Arpex. Em segundo ficou Francisco Vilela, mostrando grande evolução em relação à etapa anterior, seguido por Alex Berg (3º), Lipe (4º), e Luc Colombo (5º). Todos de parabéns pela desenvoltura apresentada em um dia de altas ondas no Arpoador.

Na categoria Feminina, segunda vitória seguida de Ariane Mateik, deixando a surfista das Ilhas Canárias Irene em segundo, Mari Taboada em terceiro e Andreza Ramos em quarto. A bateria final começou estranha, com as atletas Mari Taboada e Andreza Ramos se envolvendo em duas interferências seguidas que abalaram o psicológico de ambas. Melhor para a Irene, que pegou as melhores ondas da bateria sem ser importunada, e para Ariane Mateik, que surfando sem grandes expectativas (por estar grávida de 4 meses) surfou mais ‘leve’, conseguindo na sua quarta onda ligar bem duas manobras (uma rasgada e uma reentrada na junção) para fazer a maior nota da bateria (7,93) e vencer novamente, o que a coloca no topo do ranking de 2016. Mari Taboada, que vinha bem na bateria (com uma nota 7,43) até ser penalizada pelas interferências, segue firme em segundo no ranking, seguida pela Irene e pela Andreza Ramos.

Na Legends LongboardRoberto Coelho (1º) rasgou bonito suas ondas para vencer por pouco o campeão da primeira etapa, Gagoo (2º), que atacou uma junção para fazer a maior nota na final (8,23), deixando a vitória escapar por não ter uma segunda onda boa. Completaram o pódio Mauro Levy (3º) e Dr. José (4º). Com estes resultados, a disputa pelo ranking segue acirrada, com Coelho e Gagoo empatados na somatória de pontos de 2016.

Presença costumaz nos pódios da categoria, novamente o veterano Roni Veloso não pôde participar por estar se recuperando de um problema de saúde. Força Roni!

 

Resultados completoshttp://goo.gl/FXPl2q

Baterias/notashttp://goo.gl/h5zHUp

Rankings completoshttp://goo.gl/T2LDwQ

 

O período de espera para a próxima etapa, o OsklenSurfing Arpoador Clássico 016 vai até Outubro.

 

Circuito Arpoador Surf Club | OsklenSurfing 2016 é uma realização da associação dos surfistas do Arpoador – Arpoador Surf Club – A.S.C. em parceria com a OsklenSurfing, e conta com o apoio de:

Art in Surf

The Bar Surfshop e Chopp

Kronig Designs & First Glass

Carver Brasil

Juçaí Orgânico

Artesanal Produtos Naturais

RicoSurf

Apoio institucionalE-BrigadeFESERJ, e Subprefeitura da Zona Sul.

Agradecimentos: Soul Traveler, Casa2imagem, Prefeitura do Rio, 3º SGMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, Favela Surf Clube, e FESERJ.

 

O Arpoador Surf Club também agradece aos atletas e à nossa equipe de trabalho (staff) nesta etapa (organizador/diretor de prova: Guilherme Aguiar; produtor: Magno Mexicano; juízes: Paulo Dolabella, Ismael Miranda, Denílson Tiola, Simão Romão, e Guguinha; locutor: Henrique Prates; assessora: Renata Wirll; beach-marshall: Roberto Mé e Alexandre Rascunho; chefe de segurança: Jean Carlos; segurança de água: Italo Scooby; apoio terra: Bimbo e Ewerton Marques; imagens: Daniel Quintanilha, Claudio Franco, e Bárbara Becker), e a toda a galera local que apoiou e prestigiou. Muito obrigado!

Evento2º Surf-Treino ASC | OsklenSurfing 2016

CategoriasOpen (aberto) | Grand-Master (40+) | Legends Longboard (50+) | Feminino (aberto) | Mirim (sub 16) | Iniciante (sub 14)

Data: 26 e 27 de Junho

Resultados:

Categoria Open

Col.      Nome no Ranking

1          Bruno Coutinho

2          Leonel Brizola

3          Fernandinho do Leme

4          Pablo Becker

Ranking 2016: 1. Bruno Coutinho | 2. Pablo Becker | 3. Anderson Picachú | 4. Marcelo Lacerda

 

Categoria Grand-Master

Col.      Nome no Ranking

1          Marcelo Boscoli

2          Guilherme Penteado

3          Mario Marinho

4          Léo Leite

Ranking 2016: 1. Léo Leite | 2. Mario Marinho | 3. Marcelo Boscoli | 4. Bruno Brocá

 

Categoria Legends Longboard

Col.      Nome no Ranking

1          Roberto Coelho

2          Gagoo

3          Mauro Levy

4          Dr. José

Ranking 2016: 1. Roberto Coelho | 2. Gagoo | 3. Dr. José | 4. Gian Cacciola

 

Categoria Feminino

Col.      Nome no Ranking

1          Ariane Mateik

2          Irene

3          Mari Taboada

4          Andreza Ramos

Ranking 2016: 1. Ariane Mateik | 2. Mari Taboada | 3. Irene | 4. Andreza Ramos

 

Categoria Mirim

Col.      Nome no Ranking

1          Bernardo Bordovsky

2          Anderson Picachú

3          Pedro Amorim

4          Pedro Martins

Ranking 2016: 1. Anderson Picachú | 2. Bernardo Bordovsky | 3. Pedro Amorim | 4. Hugo Rafael Boi

 

Categoria Iniciante

Col.      Nome no Ranking

1          Pedro Martins

2          Francisco Vilela

3          Alex Berg

4          Lipe

Ranking 2016: 1. Lipe | 2. Francisco Vilela | 2. Rodrigo Cabeção | 4. Luc

 

Obs: Só fazem parte dos rankings os atletas filiados ao ASC.
Sds,
Guilherme Aguiar | Presidente
Arpoador Surf Club – A.S.C. | Associação (civil sem fins lucrativos e políticos) dos surfistas da praia do Arpoador (RJ)
CNPJ: 08.885.471/0001-36
www.arpoadorsurfclub.com | www.facebook.com/arpoadorsurfclub