Valentino Belga é bi-campeão Estadual iniciantes

Finais do Circuito Oakley WQSurf Sub 14 Estadual de Surf 2015 aconteceram no Canto do Recreio e definiu o título em cinco categorias

Nesse domingo, dia 25 de outubro, foram definidos os títulos do Circuito Oakley WQSurf Sub 14 Estadual de Surf 2015 nas categorias Iniciantes (até 14 anos), Infantil (até 12), Petit (até 10), Pré-Petit (até 8) e Feminino Iniciantes (até 14).

Em um dia nublado, com ondas que não ultrapassaram meio metro, as onze baterias disputadas foram decisivas. E a batalha começou à partir de 9 hs, com a disputa das semifinais nas categorias Feminino, Petit e Pré-Petit.

Na sequência foram só finais. E a primeira a entrar na água foi a Feminina. Confortável na missão de garantir o título estadual no ano em que se despede do Sub 14, Carol Bonelli teve a experiência como arma para garantir o vice-campeonato e o posto de melhor do Rio na temporada. “Estou triste por estar saindo do Sub 14, mas muito feliz pelo título. Agora que o surfe feminino está ganhando força poderia ter um circuito sub 16 para fortalecer o trabalho”, disse Carol.

Na final Carol foi superada por Julia Duarte, uma grande promessa da categoria no estado. Um título que abre uma boa perspectiva para 2016. Completaram a decisão as irmãs Julia e Joana Camargo, terceira e quarta colocadas respectivamente.

Em seguida entraram na água os atletas da categoria Petit. A disputa pelo Estadual 2015 era entre Rafael Lufty e Diego Templar. Nesse duelo, Rafael foi melhor que Diego por uma diferença de 0,20 pontos finalizando em segundo. Assim, Diego foi o terceiro, com Gabriel Dantas, único a fazer duas finais, em quarto. O melhor na grande final foi o surfista de Ubatuba, Gabriel de Souza, que marcou 13,50 pontos, em sua primeira participação no estadual do Rio de Janeiro.

Na maratona de decisões os Pré-Petits entraram na água. De olho no título estadual Gabriel Dantas só tinha pela frente Rickson Falcão, vencedor das duas provas anteriores. E Gabriel terminou em terceiro, mais uma vez atrás do Rickson, que foi o vice-campeão. “Durante a bateria achei que o título estava perdido. Nem comemorei. As vezes é bom perder um pouquinho”, confessou Rickson.

Vindo do Ceara, Guilherme Lemos dominou com folga a disputa. Nesse desafio a quarta colocada foi Carolina Saldanha. Vale salientar que na categoria Pré-Petit é comum à participação de meninas, também iniciando no esporte.

Chegando na reta final aconteceu o confronto na categoria Infantil. De olho no título do Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2015, Kauai Pinheiro entrou na água na liderança do ranking, dependendo apenas de seu resultado para superar Eduardo Vicente, seu principal oponente. Eduardo fez uma bateria praticamente impecável e terminou em segundo lugar, a frente de Kauai, o terceiro. Mas Eduardo precisava da vitória e chegou a liderar, em uma situação de interferência depois retirada após a consulta ao vídeo. Também no surfe o recurso eletrônico ajuda para que seja feita a justiça.

Resultado, o local de Maresias, São Sebastião, São Paulo, Rodrigo Saldanha, que foi punido e depois absolvido da interferência, foi o melhor, batendo por 0,90 pontos Eduardo Vicente e vencendo a categoria Sub 12. Kauai Pinheiro, de Arraial do Cabo, foi o campeão estadual Infantil 2015, e ficou em terceiro no Canto do Recreio, com Gabriel de Souza de Ubatuba em quarto.

Fechando o evento, na decisão da categoria Iniciantes, Valentino Belga começou morno, mas esquentou na segunda metade da bateria e não teve problemas para garantir o título da etapa e do Estado na temporada, com direito a uma nota 8,25 pontos, que o levaram ao bicampeonato da categoria Iniciante. “Gostaria de agradecer ao Marcelo Bispo que me apoiou muito nessa trajetória”, falou se referindo ao técnico, que é um dos principais formadores de campeões do Rio de Janeiro.

O principal adversário de Valentino durante toda a temporada e também nessa etapa final do Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2015 foi Daniel Templar. Um dos grandes nomes da nova geração, Daniel chegou a liderar o confronto no Canto do Recreio, mas terminou com a segunda colocação, seguido de Matheus Lima, terceiro, e Valentim Neves, o quarto colocado.

RESULTADOS DA ETAPA:

Pré Petit
1° Guilherme Lemos
2° Rickson Falcão
3° Gabriel Dantas
4° Carlona Saldanha

Campeão Estadual: Rickson Falcão

Petit
1° Gabriel de Souza
2° Rafael Lufty
3° Diego Templar
4° Gabriel Dantas

Campeão Estadual: Rafael Lufty

Feminino Iniciantes
1° Julia Duarte
2° Carol Bonelli
3° Julia Camargo
4° Joana Camargo

Campeão Estadual: Carol Bonelli

Infantil
1° Rodrigo Saldanha
2° Eduardo Vicente
3° Kauai Pinheiro
4° Gabriel de Souza

Campeão Estadual: Kauai Pinheiro

Inciantes
1° Valentino Belga
2° Daniel Templar
3° Matheus Lima
4° Valentim Neves

Campeão Estadual: Valentino Belga

O Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2015 também está nas redes sociais: No Facebook (facebook.com/sub14rio) e no Instagram (@sub14rio).

O Circuito Oakley apresenta WQSurf Sub 14 2015 teve o patrocínio da Oakley e WQSurf. O apoio institucional foi da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O apoio de mídia foi da Revista Surfar. A realização foi da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com a parceria nessa etapa da Associação de Surf do Canto do Recreio.

______________________________________________________________________
Pedro Monteiro – Assessoria de Imprensa do Estadual Sub 14 de Surf
(21) 96703 5446 – 99600 4042 – assessoriamonteiro@gmail.com