Resultados da 2ª Etapa do Estadual Sub18 na Prainha

[vimeo clip_id=74605925 height=320 width=]

Prainha, única praia carioca com selo “Bandeira Azul”, recebeu a segunda etapa do estadual de surfe sub 18, que contou com ações de educação ambiental.

DEFINIDOS OS CAMPEÕES DA SEGUNDA ETAPA DO CIRCUITO SEA CULT APRESENTA HD ESTADUAL DE SURFE SUB-18.

Campeonato contou com ótimas ondas e grande público; Foram realizadas ações de conscientização ambiental com todos os presentes.

Um domingo clássico na Prainha, com sol, boas ondas e praia lotada, foi o palco para o dia de fechamento da segunda etapa do ‘Circuito Sea Cult apresenta HD Estadual de Surfe Sub-18′. Disputas acirradas e finais emocionantes marcaram as últimas baterias da competição, que foi realizada nesse recanto de exuberante beleza natural na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O destaque do dia ficou por conta de Vitor Soares, campeão da categoria Júnior, que virou sua bateria nos segundos finais.

Júnior
Após a realização das semifinais com baterias no modelo homem a homem, os classificados para a final foram Vitor Soares, que venceu Theo Fresia, e Thales Araujo, que derrotou Bruno Baldner. A final da categoria júnior foi a última do dia. Com um início avassalador, Thales conseguiu um ótimo somatório, com notas 8,75 e 5,25. Vitor Soares, que teve boa performance em todo o campeonato, tinha surfado até então ondas avaliadas em 5,75 e 4,75. Nos segundos finais, com a vitória já se encaminhando para o surfista de Ubatuba, Vitor conseguiu pegar uma última onda, realizando boas manobras e aproveitando toda sua extensão. O clima foi de tensão por alguns minutos até o resultado oficial. Com a bateria já terminada, os juízes revelaram a nota, um 8,50, suficiente para que conseguisse a virada.

“Estou muito feliz com a vitória! Quando peguei aquela onda nos segundos finais sabia que nem ele nem eu teríamos outra chance. Por isso, arrisquei tudo, fui para o tudo ou nada! Graças a Deus consegui. Estava muito focado no meu surfe e na vitória, que foi em cima de um adversário muito difícil,” contou emocionado Vitor Soares.

Mirim
O surfista de Búzios Theo Fresia chegou com moral para a decisão da categoria Mirim, já que venceu na semifinal Yuri Fernandes, um dos melhores surfistas do primeiro dia de competição. Na final Theo enfrentou o paulista Edher Reis. O buziano parecia que teria vida fácil, já que no início da bateria conseguiu uma onda nota 8 e manteve larga vantagem por boa parte da disputa – sua segunda nota era um 6,75. Com 3 minutos faltando, Edher conseguiu um excelente 8,75, entrando novamente no páreo. Theo manteve a calma e marcou de perto Edher, que ainda pegou uma onda nos instantes finais, mas que não teve o valor suficiente para conseguir a virada.

“A bateria foi muito boa! Minha estratégia foi sempre esperar as boas ondas. Consegui um 8 o que deu mais tranquilidade, ainda mais com a segunda nota alta. Quando ele pegou a onda do 8,75 fiquei nervoso momentaneamente. Mas mantive a calma e fiquei guardando a prioridade, pois sabia que faltava pouco tempo,” explicou Theo Fresia logo após sua vitória.

Feminino Júnior
A final feminina foi composta pelas atletas Luara Thompson, Kayane Reis, Andreza Cordeiro e Karol Ribeiro (campeã da primeira etapa). Quem largou na frente foi Luara Thompson, que em sua primeira onda já conseguiu uma nota 6,5. Porém, demonstrando o mesmo surfe consistente do primeiro dia de competições, Kayane Reis logo virou o jogo, fechando sua participação com uma nota 8,5 em sua última onda – a melhor avaliada na categoria em todo o campeonato.

“Foi muito treino para conseguir essa vitória. O campeonato contou com ótimas ondas e consegui pegar sempre as boas em todas minhas baterias. Meu pai, que treina comigo, me ajudou muito no meu posicionamento dentro d’água,” disse Kayane, que vai disputar o mundial sub 16 feminino na lendária praia de Bells, na Austrália.

Surdos
A categoria, que pela primeira vez contou com uma mulher inscrita, foi uma das mais disputadas até a final. Com a participação do surfista e shaper de 63 anos, Carlos Mudinho, as 3 baterias do round 1 e as duas semifinais aconteceram com decisões sempre acirradas. Já na final, Leonardo Oliveira se destacou dos demais, conseguindo surfar uma ótima onda, avaliada com nota 8, sagrando-se campeão.

“Estou me sentindo muito bem com essa vitória! Ainda tive que correr a final com o pé cortado, após um acidente com a quilha. Mas nada que atrapalhasse. Isso me motivou e estou muito amarradão,” revelou Leonardo.

Longboard Júnior
Na final da categoria longboard júnior foi tudo resolvido praticamente na primeira onda, quando o atleta do Espírito Santo, Alexandre Escobar, conseguiu uma nota 8,25, abrindo boa vantagem contra seus adversários. Patrick Ribeiro foi o que chegou mais perto de ameaçar a vitória de Alexandre. Porém, o capixaba manteve a liderança da bateria até o final, sagrando-se campeão.

“A minha ideia era surfar uma onda assim que entrasse na água. Dei sorte que minha primeira onda foi excelente, consegui fazer as manobras e ter a nota alta. Isso me deu tranquilidade para o restante da bateria, mesmo não conseguindo uma segunda nota tão alta. Essa foi minha primeira vitória desde que comecei a competir de pranchão, já que antes era atleta de pranchinha,” relatou Alexandre.

Ação ambiental
No sábado, 14 de Setembro, foi realizado com atletas e integrantes da comissão técnica do evento o replantio de mudas de espécies nativas das praias do Rio de Janeiro. Segundo Abílio Fernandes, presidente da FESERJ (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro), esse é um projeto que teve início em 2000 e que tem como objetivo a restauração das praias, já que as espécies replantadas (carrapicho, ipoméia e perpétua) fixam a areia e evitam a erosão dos calçadões.
“Este projeto teve início em 2000, durante o evento Pontal Eco Classic, onde foi criado o primeiro canteiro de proteção permanente do Rio de Janeiro. Desde então, o trabalho tem sido feito de Grumari à Ipanema. Vale ressaltar que esta é uma iniciativa dos surfistas,” conta Abílio, que fez parte do movimento que ajudou a Prainha a tornar se um parque ecológico.
Juntamente com o replantio, foi lançada na sede do Parque Natural Municipal da Prainha, uma exposição para mostrar o projeto e a maneira que ele vem sendo desenvolvido, além de seus benefícios para a orla da cidade.
O Circuito Sea Cult apresenta HD Estadual de Surfe Sub-18 2013 conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio, Hawaiian Dreams e Sea Cult e apoio da Associação de Surfistas e Amigos da Prainha (ASAP), Governo do Estado do Rio de Janeiro e Restaurante Italian Box e Revista Surfar. Realização Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ). Esta etapa também contou com o apoio da Pello Menos e da Ghost Eyewear.
RESULTADOS:

Júnior:
1. Vitor Soares 14.25
2. Thales Araújo 14.00
3. Theo Fresia
3. Bruno Baldner

Mirim
1. Theo Fresia 14.75
2. Edher Reis 13.25
3. Yuri Fernandes
3. Matheus Rodrigues

Feminino Júnior:
1. Kayane Reis 15.40
2. Luara Thompson 12.30
3. Karol Ribeiro 11.70
4. Andreza Cordeiro 3.18

Surdos:
1. Leonardo Oliveira 14.00
2. Angelo Moura 8.00
3. William Fontes 6.13
4 André Menezes 5.60

Longboard Júnior:
1. Alexandre Escobar 11.60
2. Patrick Ribeiro 10.50
3. Pedro Ribeiro 9.35
4. Aillar Cinti 3.65

Fotos: Jorge Porto