Wesley Dantas fatura a mirim e Kayane Reis abre caminho para o bi na feminina

SAMUEL PUPO LEVA NA INICIANTE E EDUARDO MOTTA NA GROMMET

O paulista de Ubatuba Wesley Dantas saiu na frente na disputa pelo título do Rip Curl Grom Search e para a vaga à final internacional na Austrália, em 2015, com a vitória da categoria mirim (até 16 anos), na abertura do Circuito, neste domingo (19), em Tramandaí/RS. Entre as meninas, também com limite de 16 anos, Kayane Reis, de Saquarema/RJ, confirmou o favoritismo, abrindo caminho para o bicampeonato.

A vitória de Wesley foi ainda mais valorizada, por ele ter superado o grande nome da etapa, o também paulista Samuel Pupo. O surfista de São Sebastião ficou em segundo entre os mirins, mas levou, de forma incontestável, na iniciante (no máximo 14 anos), para comemorar a sua primeira conquista com o novo patrocínio da Rip Curl.

Já na disputa dos caçulas, a grommet (12 anos para baixo), outro título paulista, com Eduardo Motta, de Guarujá. Outra atração na água foi o Tag Team Lipsul, disputa entre equipes, com vitória do time formado pelos catarinenses Giovane Picaski, Wallace Vasco, Leonardo Barcelos e Walley Guimarães.

No individual, o primeiro a comemorar foi Eduardo Motta, liderando do início ao fim a final a grommet. “Foi muito irada a final. Liderei de ponta a ponta e consegui achar ondas boas”, vibrou o vencedor. Na iniciante, Samuel não só liderou, como abriu uma vantagem muito grande sobre os rivais, com notas 7,25 e um nove, deixando os três em combinação, precisando de mais de uma onda (16,26) para virar o resultado.

“Fiquei muito feliz com essa primeira vitória do ano e pela Rip Curl. O campeonato foi muito bom, grande receptividade. Tentei também vencer na mirim, mas o Wesley mereceu e agora é tentar esse título nas outras duas etapas”, afirmou o atleta, que já tem dois títulos no Rip Curl Grom Search (ambos na grommet) e que esteve acompanhado de seu pai, o ex-surfista profissional Wagner Pupo.

Na feminina, duas campeãs do circuito na água e a atual detentora do título, Kayane Reis, levou a melhor sobre a melhor de 2012, Karol Ribeiro. Ela estava em terceiro e com a melhor onda da bateria, um 4,75, pulou para primeiro. “As condições estavam difíceis, fechando um pouco, muita correnteza. Já comecei com o pé direito e estou felizona”, festejou.

“Agora é treinar para as outras duas etapas e, claro, para a final na Austrália”, acrescentou a surfista, orientada pelo bicampeão brasileiro profissional, Léo Neves e que está classificada para o Rip Curl International, em abril, durante o Rip Curl Pro, em Bells Beach. “Será uma experiência fantástica e quero representar bem o Brasil”, disse.

MIRIM – Na última final da etapa, a mirim, Samuel saiu na frente e parecia que repetiria as excelentes atuações feitas durante todo o evento. Abriu com um seis, depois um 6,25, mantendo a ponta, mas no final foi a vez de Wesley garantiu uma nota nove, dando um aéreo, para virar o resultado. O irmão mais novo da bicampeã brasileira, Suelen Naraisa e de Wiggolly Dantas, comemorou muito o desempenho e o esforço feito para estar na etapa.

“Vim lá de Ubatuba, de carro, bem longe, dois dias de viagem. Cheguei aqui cansado, fazendo poucas notas. O Samuel fazendo belas notas. Na final, conseguiu fazer o nove, que me ajudou. Esse circuito é muito importante para qualquer surfista novo e vou batalhar pelo título”, disse o atual campeão paulista mirim, dedicando a vitória a Deus e ao avô falecido.

Ainda na etapa, outros destaques foram o catarinense Vinicius Barcelos, que assim como Samuel, chegou a duas finais, sendo o terceiro na grommet e o quarto na iniciante, o pernambucano Douglas Silva, o que mais viajou para chegar ao evento, terminando em terceiro da mirim; e o gaúcho Luy Arman, atual campeão estadual júnior e mirim, sendo o melhor do Rio Grande do Sul na etapa, em quinto lugar. Na mesma colocação ficaram as gaúchas Maria Clara e Yasmin Dias, uma das grandes promessas da categoria.

ETAPAS – Apresentado por Wizard, o Rip Curl Grom Search terá três etapas em sua 15ª edição consecutiva e os campeões da mirim e da feminina classificados para o Rip Curl Grom Search International, em 2015, na Austrália. Os dois atletas ganharão passagens aéreas, bolsas de estudos de inglês intensivo, com duração de um mês, incluindo pensão completa em casa de família.

A premiação da etapa contou com kit com produtos Rip Curl, fones de ouvido Skullcandy, câmeras fotográficas a prova d’água GoPro e assinaturas anuais da revista Fluir, além de troféus. Os surfistas voltam a se encontrar nos dias 8 e 9 de fevereiro no Canto do Recreio, no Rio de Janeiro. A final está marcada para os dias 22 e 23 também de fevereiro, na Praia de Pitangueiras (Canto do Maluf), em Guarujá/SP.

Para Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl, o evento foi um sucesso total. “Realizar essa etapa em Tramandaí foi fundamental para o nosso planejamento, porque representa muito no cenário nacional. O objetivo é sempre incentivar as categorias de base e assistimos aqui grandes shows de surf e uma geração que vem se preparando muito bem para o futuro”, disse.

Ele também lembrou que o Rip Curl Grom Search fez valer o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf”, com várias ações fora do mar. “Como a mini rampa de skate, instalada pela Prefeitura de Tramandaí, a doação de mudas nativas, dentro do Programa Rip Curl Planet, a distribuição de brindes da Wizard e pipas Rip Curl, além do artista Marcelo Macarrão fazendo pinturas personalizadas nas pranchas dos atletas”, lembrou.

“Também tivemos a tradicional confraternização dos atletas no sábado, com exibição do filme Missing, do tricampeão mundial Mick Fanning, e a arrecadação de alimentos para doação a entidade beneficente de Tramandaí”, complementou Fernando, comemorando, ainda, a grande atuação de Samuel Pupo em seu primeiro evento pela equipe Rip Curl.

O Rip Curl Grom Search 2014 é apresentado por Wizard, maior escola de idiomas do Brasil, com patrocínios das lojas Lipsul, WQSurf e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, Study Way Intercâmbio, Skygraf do Brasil, prefeituras municipais de Tramandaí, Rio de Janeiro e Guarujá. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf (CBS), federações Gaúcha (FGS), Carioca (FESERJ) e Paulista (FPS) de Surf. Divulgação da FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir.

 

RESULTADOS DA ETAPA

MIRIM (ATÉ 16 ANOS)

1 Wesley Dantas/SP

2 Samuel Pupo/SP

3 Douglas Silva/PE

4 Herbert Moreno/SP

 

FEMININA (ATÉ 16 ANOS)

1 Kayane Reis/RJ

2 Karol Ribeiro/RJ

3 Luara Thompson/RJ

4 Anna Julia Takaki/SC

 

INICIANTE (ATÉ 14 ANOS)

1 Samuel Pupo/SP

2 Kauê Germano/SP

3 Pedro Dib/SP

4 Vinicius Barcelos/SC

 

GROMMET (ATÉ 12 ANOS)

1 Eduardo Motta/SP

2 Daniel Templar/RJ

3 Vinicius Barcelos/SC

4 Arian Guimarães/SC

 

TAG TEAM LIPSUL – Giovane Picaski, Wallace Vasco, Leonardo Barcelos e Walley Guimarães/SC