Gestão 2025: Transparência, Reconstrução e Novas Oportunidades

A equipe do Rio foi a vice-campeã no brasileiro amador de 2025.
Prezados(as),
O ano de 2025 se iniciou com uma nova gestão da Federação, mas, com o mesmo foco no desenvolvimento do surfe de base do Estado, sem deixar de lado a preocupação em também fazer as outras categorias do esporte (Profissional, Master, e Longboard).
Porém, neste ano, tivemos um outro foco que nos demandou muito tempo e esforço, que foi resolver um grave problema herdado de gestões passadas da FESERJ relacionado à ocupação do Centro Cultural do Surf, imóvel da Prefeitura localizado no Recreio dos Bandeirantes.
Esta ocupação acarretou em uma dívida “impagável”, que impedia a FESERJ de ter todas as certidões negativas e, assim, de fechar alguns contratos de patrocínio.
Através do empenho da nossa diretoria, especialmente nos âmbitos político e jurídico, e com o apoio do secretário municipal de esportes (RJ) Guilherme Schleder, conseguimos (há poucos dias) revolver esta questão da melhor forma possível, deixando a FESERJ sem nenhum impedimento para voltar a receber verbas públicas.
Outra questão que esteve em pauta neste ano foi a busca por estreitar a relação da FESERJ com a Secretaria Estadual de Esporte, no intuito de amenizar o problema criado pelo corte da verba de homologação dos eventos da WSL no Estado do Rio, algo que se tornou problema para todas as Federações do país e que, por isso, está sendo discutido junto à CBSurf para que seja criada uma solução em âmbito nacional.
Sobre as competições estaduais, neste ano tentamos promover etapas em praticamente todos os municípios costeiros do Estado, elaborando projetos e propostas, visitando e apresentando às Prefeituras, etc. Porém, infelizmente, só obtivemos resposta positiva da Prefeitura de Quissamã (duas vezes), além de muitas promessas e negativas. Tentamos até o fim fazer uma etapa final em parceria com a ASBT, mas, por pequenos detalhes, isso acabou não acontecendo.
Obviamente, não estamos nem um pouco satisfeitos com o número de eventos realizados em 2025, mas sim, em termos conseguido zerar os principais problemas que existiam na Federação.
Isso nos abre enormes possibilidades para termos um ano de 2026 próspero, com muito mais campeonatos e mais apoio à equipe estadual.
Agradeço à Prefeitura de Quissamã e à ASAP e seus apoiadores por terem concluído as etapas do estadual que irão formar nosso time CARIOCA para o Brasileiro de 2026.
Peço desculpas em nome de toda a diretoria por ainda não termos um circuito que o RJ merece, mas garanto que estamos no caminho certo para fazermos o esporte evoluir nos próximos anos.
Parabéns aos atletas que deram um show de surfe nas etapas e aproveito para agradecer a toda a equipe da FESERJ, só tem casca-grossa! Uma honra em poder dedicar o tempo em prol do SURF CARIOCA com essa equipe! Gratidão!
Guilherme Herdy
Presidente FESERJ