Pablo Gabriel é o cara em Quissamã

Surfista de Cabo Frio, Pablo Gabriel vence as categorias Sub 18, Sub 16 e Open Regional do Quissamã Surf Júnior 2025. No feminino, Brenda Moura comemora o primeiro título estadual do Rio na temporada.

Pablo Gabriel. Foto. Alvarenga Jr.

Pablo Gabriel. Foto. Alvarenga Jr.

O último fim de semana (11 e 12) teve show de surfe nas ondas de Barra do Furado. O Quissamã Surf Júnior 2025 reuniu os melhores surfistas de base do Rio de Janeiro nas ondas de Barra do Furado para disputas em oito divisões do estadual, mais três extras para fomentar o surfe local e regional. Pablo Gabriel foi destaque. O surfista de Cabo Frio venceu na Sub 18 e na Sub 16 e lidera o ranking nas duas categorias. Ele também levou a melhor na Open Regional. Quem também comemorou muito foi Brenda Moura. Ela saiu do Norte Fluminense como campeã estadual da Sub 14.

A etapa de nível máximo do circuito estadual rolou do lado de fora do canal de Barra do Furado, em ondas de 0,5 a quase 1 metro. Todas as finais foram realizadas no domingo. Pablo Gabriel foi o cara na Sub 16 do masculino. Ele chegou à final depois de três vitórias com os três maiores somatórios da categoria. O espetáculo aconteceu no Round 2, quando ele anotou 9.50 e 8.00 para vencer com incríveis 17.50 pontos no placar.

O cabo-friense manteve o ritmo na decisão. Ele abriu a bateria no primeiro minuto com dois ataques na esquerda que valeram 4.50 pontos. No segundo minuto, ele voou na direita e disparou na frente com mais 5.50 pontos. Pablo mexeu novamente no placar aos nove minutos com mais duas manobras na esquerda. Ele anotou 4.75 e venceu com 10.25 pontos. Cada um dos três adversários colocou duas notas na casa dos três pontos no somatório. Cauã Demski ficou em segundo lugar, Cauã Diniz em terceiro e Petrus Dantas em quarto.

Pódio Sub 18 Masculino. Foto. Alvarenga Jr.

Pódio Sub 18 Masculino. Foto. Alvarenga Jr.

Sub 16 Masculino – Pablo também foi campeão na Sub 16, mas Nathan Hereda foi quem começou melhor a final. Aos dois minutos, ele bateu na esquerda e largou com 4.50 pontos. Pablo estava ativo e, aos sete minutos, executou uma pancada na esquerda de Barra do Furado para anotar 3.90 pontos. Três minutos depois, ele bateu de frontside na direita. A performance valeu 5.25 e a liderança.

Pablo ampliou a diferença no placar a seis minutos do fim. Ele voltou a bater com força de backside e conquistou 5.60 pontos. Nathan não teve tempo de reagir e terminou na segunda posição. Em terceiro ficou Gabriel Dantas. Benjamin D’Orey cometeu uma interferência na decisão e finalizou em quarto lugar.

O cabo-friense ainda teve gás para vencer a Open Regional, numa decisão que contou com seu pai, Paulo Roberto, que terminou como vice.

“Essa última etapa do Circuito Estadual foi bem legal, bem bacana. Foi em um lugar onde eu já estive outras vezes, lá em Quissamã. Tinha altas ondinhas na parte da manhã, bem lisas, proporcionando boas manobras e uns aéreos também. Consegui ser campeão nas três categorias em que competi”, contou Pablo.

Campeã estadual – Brenda Moura comemorou em Quissamã o primeiro título estadual confirmado na temporada. A surfista travou belo duelo contra Nalu Demski na decisão. Nalu colocou 4.25 pontos no somatório aos quatro minutos. Na atuação, ela rasgou e bateu de backside. Brenda assumiu a liderança aos oito minutos com batida boa de backside que valeu 5.25 pontos.

As atletas seguiram ativas e Nalu virou o resultado a quatro minutos do término. Em nova performance para a esquerda, ela acertou a junção, colocou mais 6.00 no placar e venceu. Ana Clara Pinheiro (3ª), Carolina Francely (4ª) e Larissa Engel (5ª) completaram a final. Brenda conquistou 860 pontos com o segundo lugar na etapa e não pode mais ser alcançada na temporada.

“Gostei muito de ter competido em Quissamã. Foi uma competição irada e também a minha primeira vez lá. Adorei a praia, as ondas e fiquei muito feliz por me tornar campeã estadual na Sub 14”, disse Brenda.

Brenda Moura. Foto: Alvarenga Jr.

Brenda Moura. Foto: Alvarenga Jr.

Sub 12 Feminino – Brenda também participou da final da Sub 12 Feminino e, dessa vez, não deixou o título escapar. Ela conquistou as duas maiores notas da bateria (5.00 e 3.00) e faturou o troféu de campeã. Marina Rosa foi vice. Ana Clara Pinheiro ficou em terceiro lugar e Lays Oberlander em quarto. Brenda lidera o ranking, seguida por Ana Clara (2ª) e Lays (3ª).

Pódio Sub 12 Feminino. Foto. Alvarenga Jr.

Pódio Sub 12 Feminino. Foto. Alvarenga Jr.

Sub 18 Feminino – O título da Sub 18 Feminino foi decidido nos últimos minutos. Sarah Ozório chegou nos seis minutos finais da decisão em quarto lugar. Ela buscava 6.25 para vencer. Naquele momento, ela tinha a segunda prioridade e entrou numa esquerda. A atleta bateu na junção e anotou 2.85, diminuindo a diferença para 5.40 pontos. Logo depois, ela voltou a surfar de backside, executou duas batidas e vibrou. A atuação valeu 6.00 e ela assumiu a liderança. Lanay Thompson não conseguiu reagir e terminou como vice-campeã. Nalu Demski (3ª) e Maria Eduarda (4ª) completaram o pódio. Sarah lidera o ranking e é seguida por Lanay (2ª) e Eloah de Souza (3ª).

“O circuito estadual é muito importante para as categorias de base, e ter a Prefeitura de Quissamã apoiando faz toda a diferença. Temos que ter esse investimento para as futuras gerações do surfe carioca. Muito obrigada a todos que estavam na torcida por mim, em especial aos locais de Quissamã, que estavam torcendo muito e deram muita força para que eu conseguisse virar no final. Muito obrigada a todos”, disse a campeã, Sarah Ozório.

Sub 16 Feminino – Maria Eduarda foi a atleta que começou melhor a final da Sub 16 das meninas. Aos três minutos, ela atacou uma junção de backside e largou com 3.40 pontos. Lanay entrou no jogo aos sete minutos. A atleta atacou a junção da esquerda com força e anotou 4.25 pontos. Nalu Demski cresceu no duelo no minuto seguinte. A surfista rasgou na esquerda e ainda bateu, porém caiu da prancha. A atuação valeu 4.90 pontos.

Lanay mexeu no placar aos 11 minutos com uma rasgada na esquerda. Ela aumentou um pouco mais a vantagem com 3.25 pontos. Nalu chegou perto da virada a quatro minutos do término. Ela bateu na esquerda e vibrou. A atleta precisava de 2.60 e anotou 2.50 para subir de terceiro para o segundo lugar. Lanay passou a marcar a adversária e, a um minuto do fim, usou a prioridade. Ela rasgou duas vezes em outra atuação de backside, conquistou 5.50 e ficou com o troféu de campeã. Maria ficou em terceiro lugar e Eloah de Souza em quarto. Lanay lidera o ranking. Maria está em segundo e Eloah em terceiro.

“O evento que aconteceu em Quissamã foi muito especial pra mim. Foi um campeonato onde eu consegui mostrar meu surfe, um campeonato com a galera e é sempre bom estar todo mundo junto, e num lugar muito especial que é Quissamã. Toda vez que eu vou pra lá eu tenho bons frutos. Graças a Deus é um lugar que eu adoro muito, que as pessoas são muito legais, e só quero agradecer por mais uma vitória num lugar tão incrível. Deus foi muito bom comigo nesse campeonato. Foi muito legal, tinha altas ondas, e espero que ano que vem possa ter outra etapa nesse lugar que eu tanto amo”, comentou Lanay.

Palanque dos juízes. Foto. Alvarenga Jr.

Palanque dos juízes. Foto. Alvarenga Jr.

Sub 14 Masculino – Phellype Silva chegou à final da Sub 14 do masculino após passar três fases em primeiro lugar. Em cada uma delas, ele venceu com o maior somatório. Na decisão, ele chegou nos nove minutos finais em terceiro lugar. Phellype surfou e, com duas batidas de frontside, assumiu a liderança com 7.25 pontos. Mas Cauã Demski respondeu logo depois. O surfista atacou a junção de frontside, juntou 5.60 à nota 5.25 que havia marcado antes e voltou para o primeiro lugar.

Phellype chegou nos três minutos finais precisando de 3.60 pontos para vencer. Ele novamente atacou a direita de Barra do Furado com duas batidas, anotou 5.25 e foi o campeão da categoria. Cauã ficou em segundo lugar, Guilherme Barreto em terceiro e Cauã Diniz em quarto. Phellype lidera o ranking e é seguido por Cauã Diniz e Guilherme Barreto, que estão empatados na segunda posição.

“O evento foi irado! Peguei altas ondas e me diverti muito com meus amigos. O campeonato foi como da última vez em que estive lá. Foi muita vibe! Esse campeonato em Quissamã é muito irado, e eu sempre consigo me encaixar bem lá. Essa vitória foi muito importante para mim, pois consegui ficar bem no ranking, em primeiro lugar. Só tenho a agradecer a Quissamã e à Feserj”, disse Phellype.

 

Pódio Sub 14 Masculino. Foto. Alvarenga Jr.

Pódio Sub 14 Masculino. Foto. Alvarenga Jr.

Sub 12 Masculino – Renatinho Coutinho chegou nos últimos três minutos da decisão da Sub 12 do masculino em primeiro lugar. Ele tinha 3.40 e 2.60 pontos nas melhores apresentações. Jhimy Costa estava em terceiro lugar e buscava 4.35 para ser campeão. Jhimy tinha a terceira prioridade, mas achou uma esquerda e bateu na junção. O atleta anotou 4.25 e Renatinho comemorou a vitória. Jhimy terminou na segunda posição. Noah Gouvea (3º) e Lorenzo Abreu (4º) completaram o pódio. Jhimy é o número 1 do ranking. Lorenzo aparece em segundo lugar e Samuel Laviola em terceiro empatado com Mathias Froes.

Pódio Sub 12 Masculino. Foto. Alvarenga Jr.

Pódio Sub 12 Masculino. Foto. Alvarenga Jr.

Mais categorias – O Quissamã Surf Júnior 2025 também contou com as categorias Open Local e Master Regional. Na Open Local, o campeão foi Wellington Manhaes, enquanto na Master Regional deu Claudio Freitas.

Quissamã Surf Júnior 2025

Sub 18 Masculino

1 Pablo Gabriel 10.85
2 Nathan Hereda 6.90
3 Gabriel Dantas 2.15
4 Benjamin Dorey 2.00

Sub 18 Feminino

1 Sarah Ozorio 8.85
2 Lanay Thompson 8.25
3 Nalu Demski 8.00
4 Maria Eduarda 4.10

Sub 16 Masculino

1 Pablo Gabriel 10.25
2 Caua Demski 7.40
3 Caua Diniz 6.60
4 Petrus Dantas 6.45

Sub 16 Feminino

1 Lanay Thompson 9.75
2 Nalu Demski 7.40
3 Maria Eduarda 6.00
4 Eloah De Souza 3.60

Sub 14 Masculino

1 Phellype Silva 12.50
2 Caua Demski 10.85
3 Guilherme Barreto 7.95
4 Caua Diniz 6.15

Sub 14 Feminino

1 Nalu Demski 10.25
2 Brenda Moura 5.85
3 Ana Clara Pinheiro 1.50
4 Carolina Francely 1.45

Sub 12 Masculino

1 Renatinho Coutinho 6.00
2 Jhimy Costa 5.90
3 Noah Gouvea 4.60
4 Lorenzo Abreu 1.65

Sub 12 Feminino

1 Brenda Moura 8.00
2 Marina Rosa 3.45
3 Ana Clara Pinheiro 1.05
4 Lays Oberlander 0.10

Open Local

1 Wellington Manhaes 9.40
2 Foguinho 5.20
3 Vinicius Nascimento 4.70
4 Leandro Rangel 4.25

Open Regional

1 Pablo Gabriel 12.25
2 Paulo Roberto 10.35
3 Marcelo Ribeiro 9.05
4 Arthur Maximo 7.25

Master Regional

1 Claudio Freitas 10.50
2 Paulo Roberto 8.50
3 Erik Petric 7.70
4 Carlos Sanmiguel 0.10

Ranking atualizado

Sub 18 Masculino

1 Pablo Gabriel 1430 pontos
2 Nathan Hereda 1138
3 Gabriel Dantas 730 1065
4 Benjamin Dorey 908
5 Phellype Silva 865

Sub 18 Feminino

1 Sarah Ozorio 1500
2 Lanay Thompson 1225
3 Eloah De Souza 1040
4 Leticia Calleia 945
5 Maria Eduarda 670

Sub 16 Masculino

1 Pablo Gabriel 1430
2 Phellype Silva 1110
3 Cauã Diniz 1095
4 Petrus Dantas 1005
5 Joao Peixoto 915

Sub 16 Feminino

1 Lanay Thompson 1500
3 Maria Eduarda 1095
2 Eloah De Souza 1005

Sub 14 Masculino

1 Phellype Silva 1500
2 Cauã Diniz 1035
2 Guilherme Barreto 1035
4 Chico Toledo 945
5 Vinicius Diniz 860

Sub 14 Feminino

1 Brenda Moura 1290
2 Ana Clara Pinheiro 730
3 Carolina Francely 670
4 Larissa Engel 610

Sub 12 Masculino

1 Jhimy Costa 1225
2 Lorenzo Abreu 1170
3 Samuel Laviola 860
3 Mathias Froes 860
5 Arthur Aguiar 833

Sub 12 Feminino

1 Brenda Moura 1500
2 Ana Clara Pinheiro 1160
3 Lays Oberlander 1005
4 Marina Rosa 860

Quissamã Surf Júnior 2025

2ª etapa do Circuito Estadual Júnior do Rio de Janeiro 2025

Nível: 2A (máximo)

Data: dias 11 e 12 de outubro

Local: Praia de Barra do Furado – Quissamã – RJ

Patrocínio Master: Prefeitura de Quissamã através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude

Co-patrocinio: Work

Apoio: Keahana, Soul Fins, Conexão, Barramar Restaurante e Pousada, Vem do Verde, Solar Supermercado, Live e A&K.

Realização: Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ)

Suporte: Barra Surf Clube

Divulgação: Waves

Apoio Institucional: SUDERJ