“Rio Cidade do Surf” premia os campeões do ASBT 2022
A terceira e última, etapa do circuito da Associação de Surf da Barra da Tijuca – ASBT 2022 aconteceu no sábado e no domingo, dias 26 e 27 de novembro. Com ondas de meio metro e disputas em 8 categorias. O projeto “Rio Cidade do Surf”, apresentado pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL – premiou os campeões.
A tradicional festa do surf da Barra da Tijuca, mais uma vez, contou com a presença de grandes nomes do passado e presente do surf. Na comissão técnica, muitas renovações no quadro de juizes. O big rider Rodrigo Resende, o “Monster”, estava julgado ao lado, de ninguém menos que um dos percursores das manobras modernas, Dadá Figueredo. Outra novidade era o waterman Stephan Figueiredo, o Fun. Que ao lado de Manuela Baltazar, novidade feminina da família Baltazar nas papeletas, abrilhantaram a renovação no cenário do julgamento.
O grande destaque nas ondas foi o surfista mirim Guilherme Lemos. Ele realizou a maior nota do evento, 7.75 pontos, numa esquerda em que mandou um belo aéreo de backside e mais uma batida na junção. Na mesma bateria, semifinal júnior, Lemos, fez outra nota 7 e totalizou 14.75 de 20 possíveis. Foi a maior somatória entre todos os surfistas do evento.
O surfista Guilherme Lemos venceu a categoria Mirim e ficou em quarto na categoria Junior, que foi vencida pelo cearense Ytalo Oliveira. O pequeno Guilherme ainda disputou a final da categoria Open e terminou na segunda colocação, perdendo por apenas 0,20 para o ex-surfista profissional Hugo Bittencourt.
“Estou muito feliz com essas três finais. A primeira final, a Open, foi muito disputada. Na final júnior eu tava muito cansado. Foram 7 baterias no sábado, mas dei o gás na final Mirim e estou muito feliz de vencer essa categoria. Esse evento foi perfeito para treinar para semana que vem, quando acontece a etapa do estadual”, disse Guilherme.
Acima da média no surf feminino, a carioca Sarah Ozório levou a melhor. A surfista mostrou estar o com surf afiado, com belas batidas, e venceu com folga a categoria feminina. Eloah de Souza ficou em segundo, Malu Xavier em terceiro e Nina Estrela em quarto.
Campeão absoluto em todas as etapas, Nathan Hereda venceu com folga a categoria iniciante. Mesmo não achando boas ondas no inicio da bateria, e tendo na cola Frederico Siqueira segundo colocado, Nathan achou uma bela onda no final e ficou com o título.
Atendendo a pedidos de muitos surfistas experientes, Milton Waksman, Presidente da ASBT, colocou a galera com 40+ na água para abrilhantar ainda mais o evento.
Nesta etapa, a categoria Grand Master foi vencida pelo surfista Sergio Fernandes. Entre os atletas da Kahuna, Fabiano Passos venceu numa disputa apertada com Vinicius Boneco. E o melhor, entre os mais veteranos, foi Luis Leal que venceu a Grand Kahuna.
O projeto “Rio Cidade do Surf” continua no próximo fim de semana com a última etapa do circuito Estadual Junior (Nova Geração) do Rio de Janeiro, da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ, que irá coroar os campeões fluminenses, nas categorias de base. E ainda, vai definir a equipe que irá representar o Rio na primeira etapa do brasileiro amador de 2023, da Confederação Brasileira de Surf. Inscrições e maiores informações no site da feserj.org.br.
Rio Cidade do Surf
O “Rio Cidade do Surf” é um projeto da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ, em parceria com as associações e a ABRASP. E tem patrocínio da Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL.
“Este projeto nos possibilitará trabalhar diversas categorias de atletas. Desde a novíssima geração, passando pelos veteranos (masters) e pelo longboard. Vamos aproveitar da melhor forma as diferentes características de onda que temos na cidade do Rio”, comenta Guilherme Aguiar, presidente da Federação, que complementa: “Além disso, iremos ajudar as associações locais a promoverem os seus circuitos de base. O que é fundamental para fortalecer a cultura do esporte, e para revelarmos novos talentos em nosso litoral”.
O projeto contempla com competições esportivas os principais picos de surfe da cidade, em que há associações de surfe, regularmente filiadas à Federação: Arpoador, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha e Grumari.
Em cada uma destas praias, serão realizados eventos de nível estadual (ou Junior, ou Master, ou Longboard), e de nível local, valendo para o circuito da associação.
O Cyclone ASBT 2022 foi apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL. O patrocínio da Cyclone. Apoio da Super Food. O apoio de mídia do site Waves. E teve apoio Institucional da SUDERJ, ABRASP e FESERJ.
Resultados
Open
1 Hugo Bittencourt
2 Guilherme Lemos
3 Gabriel Popó
4 Floriano Pinheiro
Junior
1 Ytalo Oliveira
2 Igor Shibata
3 Derik Silva
4 Guilherme Lemos
Mirim
1 Guilherme Lemos
2 Frederico Siqueira
3 Fabricio Conceição
4 Marcos Papagaio
Feminino
1 Sarah Ozorio
2 Eloah de Souza
3 Malu Xavier
4 Nina Estrela
Iniciante
1 Nathan Hereda
2 Frederico Siqueira
3 Kaio Silva
4 Rian Gomes
Grand Master
1 Sergio Fernandes
2 Erik Petric
3 Luiz Menezes
4 Betinho Deng
Kahuna
1 Fabiano Passos
2 Vinicius Boneco
3 Luiz Menezes
4 Carlos Matias
Grand Kahuna
1 Luis Leal
2 Marcos Abreu
3 Guilherme Hemp
4 Guile Gol
Texto e fotos: Pedro Monteiro.