Previsão oficial para o MARICÁ SURF PRO/AM 2018

Começa nesta quinta-feira a janela para realização do maior evento da Federação de Surf do Rio neste ano, o MARICÁ SURF PRO/AM 2018, cujo palco principal será o pico de Ponta Negra, no município de Maricá (RJ).

 

Veja tudo sobre o evento MARICÁ SURF PRO/AM 2018

Conheça o pico de Ponta Negra (Maricá)

 

Confira as previsões oficiais para o evento elaboradas pelo diretor de prova Guilherme Aguiar (PhD em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ).

Observação: As alturas de onda estão relacionadas à escala de ondas comumente utilizada pelos surfistas, que difere bastante da escala científica.

 

PREVISÃO PARA O MARICÁ SURF PRO/AM 2018: Swell de S/SE maior entre quinta e sexta, diminuindo no fim de semana com tempo bom durante todo o período

Atualizado: Quarta-feira de manhã, dia 25 de maio (hora local)

Visão geral: Mix de ondulações de S/SE atinge auge entre quinta e sexta-feira e deve ser capaz de oferecer ondas com tamanho decente para os profissionais. As sobras dessas ondulações em declínio ainda devem ser capazes de oferecer ondas divertidas no fim de semana para a competição amadora. A maré varia bastante durante o dia, com a vazia pela manhã e a cheia à tarde. As condições climáticas parecem favoráveis durante todo o período do evento.

 

QUINTA, 26: Séries em torno de “1 metro+” pela manhã, subindo para “1,5 m” à tarde. Vento terral-lateral fraco pela manhã, virando lateral-maral mais forte à tarde. 

SWELL/SURF: Pela manhã teremos duas fontes de onda principais, um swell de SSE com período curto (150 graus @8s) em ascensão e um swell SSW (195 graus @9s+) amenizando durante o dia. Na parte da tarde prevalece o swell de SSE misturado com outro swell de SE com período longo (130 graus @15s).

MARÉ: Bem vazia cedo pela manhã (0,0 m às 08:36 h) e bem cheia à tarde (1,1 m às 14:14 h).

VENTO/TEMPO: Vento NE (terral-lateral) fraco pela manhã, com provável vento ESE (lateral-maral) moderado à tarde. Dia ensolarado.

 

SEXTA, 27: Séries em torno de “1 metrinho” pela manhã, diminuindo um pouco à tarde. Vento terral-lateral fraco pela manhã, virando lateral-maral mais forte à tarde.

SWELL/SURF: Mix do swell de SE com período curto (140 graus @8-9s) com o swell de SE com período mais longo (130 graus @13s). Isso deve amenizar levemente durante o dia, com o swell de SE de período mais curto virando pouco mais para ESE (130 graus).

MARÉ: Bem vazia pela manhã (0,0 m às 09:13 h) e bem cheia à tarde (1,1 m às 14:52 h).

VENTO/TEMPO: Vento NE (terral-lateral) fraco pela manhã, com provável vento ESE (lateral-maral) moderado à tarde. Dia ensolarado.

 

SÁBADO, 28: Séries em torno de “meio metro+” cedo, amenizando durante o dia. Vento terral-lateral fraco a moderado pela manhã, virando lateral-maral mais forte à tarde.

SWELL/SURF: Mix do swell de ESE com período curto virando mais para E (123 graus @8s) com o swell de SE com período mais longo (132 graus @12s), ambos amenizando levemente durante o dia.

MARÉ: Bem vazia pela manhã (0,0 m às 09:44 h) e bem cheia à tarde (1,2 m às 15:24 h).

VENTO/TEMPO: Vento NE (terral-lateral) fraco a moderado pela manhã, com provável vento ESE (lateral-maral) moderado a forte à tarde. Dia ensolarado.

 

DOMINGO, 29: Séries em torno de “meio metro-” amenizando durante o dia. Vento terral fraco pela manhã, virando maral-lateral mais forte à tarde. 

SWELL/SURF: Sobras do antigo swell de SE (130 graus @11-12s) em declínio com o swell de período curto bem inclinado a E (com a maior parte da energia sendo bloqueada pelo costão de pedras ou passando por fora do pico).

MARÉ: Bem vazia no meio da manhã (0,1 m às 10:11 h) e bem cheia à tarde (1,2 m às 15:54 h).

VENTO/TEMPO: Vento NE (terral-lateral) fraco+ pela manhã, com provável vento E (lateral) mais forte à tarde. Dia quente com sol entre nuvens.

 

O MARICÁ SURF PRO/AM 2018 é uma realização da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ com patrocínio da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Apoio de BENTLEY SPORT WEAR, CASA & MAR WELLNESS HOTEL AND SPA e CASA & MAR COLONIAL.

Apoio de mídia do SURFLAND, programa semanal transmitido pelo SBT Rio que está levando todas as notícias do nosso circuito aos lares de milhões de telespectadores na televisão aberta. Não perca o Surfland, todos os sábados, às 13 horas, no canal SBT Rio.

Apoio institucionalAssociação de Surf e Bodyboard de Ponta Negra (ASBPN) e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).